Com 97,19% das urnas apuradas, João Azevêdo (PSB) foi eleito neste domingo, 30, governador da Paraíba. Ele conquistou 52,33% dos votos válidos e não poderá mais ser alcançado por Pedro Cunha Lima (PSDB), preferido de 47,67% dos eleitores paraibanos. Lucas Ribeiro (PP) será o vice-governador.
João Azevêdo, 69, foi eleito governador em 2018. Nas eleições deste ano, disputou a reeleição. Formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele ainda foi secretário de Serviços Urbanos e de Infraestrutura de João Pessoa.
No primeiro turno, em 2 de outubro, João Azevêdo obteve 39,66% dos votos válidos. Ele ficou à frente de Pedro Cunha Lima, escolhido por 23,90% dos eleitores.
O adversário do governador recém-eleito cumpre seu segundo mandato como deputado federal. Ele vem de uma família de políticos, por ser filho de Cássio Cunha Lima e neto de Ronaldo Cunha lima, ambos ex-governadores da Paraíba.
Oeste acompanha minuto a minuto o resultado das eleições deste ano. Nossa transmissão ao vivo conta com as participações do jornalista Augusto Nunes; Gustavo Segré; Guilherme Fiuza; o analista político e escritor Flavio Morgenstern; a economista Marina Helena; a editora-chefe da Revista Oeste, Branca Nunes e a editora-chefe de Oeste, Paula Leal. Neste segundo turno, além da presidência da República, foram disputadas vagas para 12 governos estaduais.
Leia também: “Aversão a eleições”, artigo de Theodore Dalrymple publicado na Edição 134 da Revista Oeste