Senador por São Paulo, José Serra (PSDB) não conseguiu se eleger deputado federal em 2022. O parlamentar deixará o Congresso em janeiro de 2023, quando termina o mandato em exercício no Senado.
A cadeira deixada pelo tucano passará a ser ocupada por Marcos Pontes (Republicanos), que atuou como ministro de Ciência e Tecnologia no governo Bolsonaro. Nas eleições de 2022, José Serra teve pouco menos de 90 mil votos, deixando-o como suplente na Câmara dos Deputados.
Na disputa para o Senado em 2014, o tucano chegou a fazer 11 milhões de votos. Desse modo, o político derrotou Eduardo Suplicy (PT), segundo colocado na corrida, com 6 milhões de votos. Em 2022, o petista teve 800 mil votos, garantindo o primeiro lugar da disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Antes, o tucano já havia vencido as eleições para o governo paulista em 2006 e para prefeitura da capital do Estado em 2004. Além disso, em 1986 o político conseguiu se eleger deputado federal por São Paulo.
Parte do alto escalão do partido, José Serra participou do governo Fernando Henrique Cardoso liderando dois ministérios: Planejamento (1995-1996) e Saúde (1998-2002). Ele disputou a Presidência da República em 2002 e foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva. No ano seguinte, assumiu a presidência da sigla. Além disso, o tucano se tornou ministro pela terceira vez em 2016, quando assumiu a pasta das Relações Exteriores do governo Michel Temer (MDB).
Apoios em 2022
Na esteira da derrota de 2022, José Serra declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. Porém, sem o cargo de deputado, o tucano decidiu apostar na oposição ao petismo em São Paulo, manifestando voto em Tarcísio de Freitas (Republicanos) — candidato ao governo do Estado apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Mais um enterro político.
ACABOU SERRA. AGORA, SÓ COM O JEITINHO DAS URNAS ELETRONICAS DO TSE.
Declarou apoio a Luladrão.
Merece cair no ostracismo. Bunda mole.
Hum-hum…tá bom, Serra, agora senta de novo lá no seu cantinho.
Um traste a menos.
Outro tucano moribundo, kkkkkkkkkkk Depois de FHC, Serra mostra que o PSDB sempre foi lacaio da seita petista que reúne até satanista, kkkkkkkkkk
TÁSSO JEREISSATE, LULA, ALCKIMIM, CIRO, GLEISI, SERRA, TEMER, TEBET, SORAYA, IMPERADOR ALEXANDRE ET CATERVA ANUNCIAM SEU NOVO ENDEREÇO: CONDOMÍNIO “PARQUE DOS DINOSSAUROS”.
Mais um em cima do muro que caiu agora do lado do esquecimento. Para acrescentar insulto à infâmia, ainda declara voto no maior ladrão da História. Sai como cúmplice, portanto.
Esse cara não merece meus comentários. Já morreu e não sabe.
Mais um senil e que já morreu e não sabe
Serra devia entender o recado das urnas e se afastar da política. Contudo vem a público fazer esse anúncio bizarro. Não vai influir em nada seu apoio. Sai da história brasileira tristemente.
Qualquer semelhança com o picolé de chuchu é mera coincidência!
As vezes penso que o politico de profissão chega no seu momento e medita: fui um ex professor meia boca, ex meio deputado, ex ministro do genérico(uhm!!), ex-meio prefeito, ex meio governador, ex meio senador, além de ex candidato a Presidente; ficou Rico na profissão de ex político (só no Brasil), aí caem em desgraça, adoecem e se vão; teve a chance de fazer história mas só vai virar nome de uma rua, estrada, viaduto, talvez uma praça..Apoiar Lula nessa hora, é me convencer que tu não passas de um Ladrão, então; quando olho para os nomes de ruas, não é nada para mim, aliás nem para waze ou google map, é só um local que irei passar ou atravessar por cima.
Apoia Lula e Tarcísio = o resto do Brasil que se F…..desde que SP esteja bem cuidado.
Serra canceroso FDP…vc vai perder…seu cancer vai vencer.
Só este descontrolado para votar em Lula e em Tarcisio. Um pé no inferno e outro no ceu para ver se vai para o purgatorio. Incoerencia total.