Lula e Bolsonaro disputam o segundo turno na eleição presidencial

Candidato petista teve a maior votação do primeiro turno neste domingo, com 48,2%, contra 43,3% do atual presidente
-Publicidade-
Lula e Bolsonaro vão estender polarização por mais três semanas
Lula e Bolsonaro vão estender polarização por mais três semanas | Foto: Reprodução

Com quase 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está definido que Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) vão disputar o segundo turno da eleição presidencial, em 30 de outubro. O candidato petista teve vantagem na votação deste domingo.

O atual presidente começou a apuração em vantagem, mas Lula conseguiu a virada e terminou na frente: 48,2% a 43,3%.

Segundo a legislação eleitoral, para ser eleito um candidato precisa da maioria absoluta de votos (mais da metade). Caso nenhum presidenciável consiga esse número, então a eleição prevê um segundo turno entre os dois mais bem votados.

-Publicidade-

A vitória em primeiro turno em uma eleição presidencial aconteceu somente em duas oportunidades, ambas com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994 e 1998. A disputa em dois turnos foi incluída na Constituição em 1988.

Vencedor da eleição de 2018, Bolsonaro tenta a reeleição. Já Lula persegue o terceiro mandato, depois dos triunfos em 2002 e 2006. O petista disputou o pleito outras três vezes, com derrotas em 1989, 1994 e 1998.

Votação para presidente no primeiro turno:

Lula (PT) – 48,2%
Jair Bolsonaro (PL) – 43,3%
Simone Tebet (MDB) – 4,1%
Ciro Gomes (PDT) – 3%
Soraya Thronicke (União Brasil) – 0,5%
Felipe D’Ávila (Novo) – 0,4%

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

31 comentários Ver comentários

  1. O cara não consegue comer sossegado em qualquer restaurante, não sai às ruas exceto cercado de seus acólitos, é vaiado aonde anda e recebe 48% de votos. Há muita coisa podre no reino da Dinamarca.

  2. O ex-presidiário já desidratou o Cangaciro, tirando dele os votos da esquerda. No momento ele tem muito mais chance de cooptar os votos do Ciro e da Simone no segundo turno.

    Há grande chance de o Bolsonaro vencer as eleições, já que vai receber os votos das pessoas que, embora nao gostem de sua sinceridade, detestam bandidos.

  3. Recado para Hadad e Márcio França existe cargo de síndico profissional
    Para Joyce Hasselman, procure no Google casas de massagens
    Para Alexandre Frota, já há genéricos do sildenafila e tadalafila

  4. Já temos um número oficial de jumentos amestrados no Brasil, aproximadamente 57 milhões, com a maior incidência no nordeste, SP e MG.
    Embora sejam animais dotados de certa inteligência, foram domesticados para não usar o cérebro, e agora que se multiplicaram estão atrapalhando o fluxo nas estradas do progresso.

  5. Que beleza hein?! Ou seja, amanhã, qdo começar a campanha para segundo turno o molusco será aclamado e carregado nos ombros pela multidão de 48% que votaram nele hj, certo? Poi um cara desses, com essa tamanha popularidade ñ anda nas ruas, é muito amor que o povo tem por ele, certo?

  6. Ao inves de 2o turno deveriam separar o pais por regiao. Da o nordeste pro ladrao presidir e o resto vai de bolsonaro. Nordestino merece passar fome mesmo. E a regiao do atraso.

  7. Essa contagem não cola, e isto por vários motivos: o datapovo nas ruas, a impossibilidade de o ladrão molusco sair às ruas, o resultado que o Zema obteve, etc.
    Infelizmente, roubaram novamente votos do Bolsonaro. Desta forma, não vejo muito como reverter esta situação, a menos que haja um “milagre”. Algo tem que ser feito.

  8. Esse escore de 48,2% do Ladrão contra 43,3% do Bolsonaro, não poderia acontecer. Agora, só um milagre para reverter um quadro desse aí. Confesso que estou um tanto pessimista para esse segundo turno, infelizmente. Enfim, foi o que esse povo escolheu.

  9. Há que haver uma explicação. Não a tenho. Poderia imaginá-las, mas não consigo no momento. Acompanhei as motociatas, acompanhei e escutei os discursos, vi multidões gritando mito. Li os números de nossa economia e senti pessoalmente nosso país andando para frente. Afinal de contas, era isso tudo verdade que contemplava. Chega 02 de outubro de 2022, e vejo um homem honesto, trabalhador endireitando a economia do Brasil e vi e sabia que, do outro lado, havia um ladrão moldado para competir com o homem honesto, como todos os brasileiros viam e sabiam quem era este homem e quem era o outro, que arruinou o país, quebrou nossa economia, roubou dinheiro público e por isso foi julgado e condenado consoante condenação ratificada por três instâncias e nove juízes, a mais de vinte anos. Mas, vi também que passados cinco anos, um juiz de nossa corte maior livra da cadeia esse ladrão com esse livramento ratificado por onze iguais a ele juiz dessa Suprema Corte, sob a alegação de que o meliante fora julgado por tribunal desconectado do local do crime, sem que nada acontecesse para que esse livramento fosse contrariado, e, muito ao contrário, apoiado por jornais da chamada grande mídia.

    Chega 02 de outubro, e uma grande vitória esperada por todos os motivos e razões é transformada em uma derrota para o ladrão.
    Mas, o que aconteceu? Será que a votação recebida pelo ladrão adveio de mais de 47 milhões de ladrões, todos brasileiros, para se juntarem ao ladrão maior para a prática de um roubo monumental? Parte do que somos é de ladrões?
    Por favor me expliquem!

  10. Aqui em Minas deu Romeu zema 57% contra 37% do kalil , apoiado por Lula; um banho! Mas o Bolsonaro ficou muito aquém do esperado, embora até os pães de queijo daqui estao cansados de saber que quem vota em Zema vota em Bolsonaro,jamais vota em Lula. Estranho.

  11. Cerca de 60 milhões de eleitores, demonstraram hoje que são desonestos, oportunistas, malandros, mentirosos, ou analfabetos ( principalmente os nordestino ali e espalhados por todo o pais
    Querem voltar a comer picanha. Viajarem de avião, serem estudantes de faculdades de quinta categoria, comprarem carro novo. Etc etc etc
    Mas vão continuarem pastando

  12. Calma, pessoal, nós iremos ganhar no segundo turno, vamos virar, nada vem fácil, é com sofrimento mesmo. Não desistam, convençam as pessoas indecisas! Deus está no controle, não esqueçam disso.

    1. Boa noite! Ganhamos o primeiro turno e vamos despachar este pseudopresidente no final do mês. Em janeiro vai ter que passar a faixa quietinho como um bom soldadinho… depois os sigilos de 100 anos serão revelados e vamos ver o que havia escondido. Sem foro privilegiado vai pegar uma cana violenta e vai ter tempo de explicar porque demorou em comprar vacinas que poderiam ter salvado pelo menos 300.000 pessoas, vai explicar onde sua familia conseguiu honestamente milhões para comprar 51 imóveis em dinheiro, as falcatruas do MEC e do seu ministro pastor, a invasão de terras indígenas demarcadas, o aumento da devastação da floresta Amazônica, o esquema de rachadinha, os depósitos na conta da Michelle, os gastos com cartão corporativo, compra de viagra para as forças armadas, milhões de latas de leite condensado, orçamento secreto….aff isto tudo que eu me lembrei agora….🤮🤮🤮🤮🤮 DIA 31 NO HALLOWEEN VAMOS ENVIAR ESTE FANTASMA DEFINITIVAMENTE PARA O ALÉM, NO LIMBO DO ESQUECIMENTO DA HISTÓRIA COMO O PIOR PRESEDENTE DE TODOS OS TEMPOS…👻👻👻👻👻👻👻

      1. Vá pra Venezuela,seu bosta !!!! É por causa de lunáticos como vc que este país é uma bosta!!!
        Vocês vão dominar o mundo, não pela inteligência,mas pela quantidade de idiotas deste planeta!!!!

      2. E aí você, zeloso da honestidade e da ética, vota em Lula. É Esquizofrenico?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.