O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, mentiu no debate da Band na noite deste domingo, 28, ao afirmar que foi absolvido em todos os processos que respondia na Justiça. Lula fez a manifestação mais de duas vezes durante o debate.
“Fui absolvido em todos os processos. Fui absolvido na ONU, na primeira e na segunda instâncias e duas vezes na Suprema Corte. Agora, sou o único inocente que paga o preço de ser inocente”, afirmou Lula.
Lula ficou preso por quase dois anos, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, por ações envolvendo a Operação Lava Jato. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente Lula foi condenado, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.
Em junho de 2021, o STF considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos e todas as ações voltaram à estaca zero. Os procedimentos não significam que o petista tenha sido absolvido, visto que as decisões foram por anulação e arquivamento das sentenças.
Das 11 acusações mais conhecidas que Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente da República, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas.
Diferentemente do que afirmou no debate o candidato petista, Lula nunca foi julgado pelo Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). A manifestação da entidade se deu em uma representação feita na ONU pelos seus advogados Valeska Zanin Martins e Cristiano Zanin Martins, e pelo britânico Geoffrey Robertson. A queixa feita junto ao órgão inclui a detenção de Lula pela Polícia Federal em uma sala do aeroporto de Congonhas, em 2016, considerada arbitrária pela defesa; a parcialidade do processo e do julgamento; a difusão de mensagens privadas de Lula e sua família; e a impossibilidade de concorrer em 2018.
A entidade internacional considerou injusta a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, em 2017. O Comitê concluiu que o julgamento do então juiz federal Sergio Moro foi parcial.
Obrigada Revista Oeste. Não encontro mais a matéria sobre o assunto no Google. Tiraram tudo . Tá difícil
Para reforça a matéria em cada tópico, A absolvição é uma decisão judicial proferida pelo Juiz de Direito competente que viabiliza o reconhecimento de que determinada denúncia ou queixa contra alguém é improcedente. Logo, o réu não é culpado após a sentença ou acórdão proferido pelo magistrado.
O que houve no caso do Lula foi anulação de provas conferidas por mais de 20 juízes, pelo STF que anulou as condenações e os enviou de Curitiba para Brasília, para reabertura de processos, motivo: cep.
Devido ao prazo muitos dos processos não vão mais para julgamento, pois já prescreveram, o réu só e absolvido quando o juiz do caso reconhece as provas como improcedentes e isso não aconteceu pois o réu “Lula” foi condenado em 3 estâncias, com penas aumentas por outros juízes depois de moro, Sobre o uso do Sítio de Atibaia por Lula, Gerum apontou que, além das “fartas provas documentais”, existem relatos testemunhais que corroboram que o ex-presidente e sua família utilizavam frequentemente a propriedade. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/06/10/fux-decisoes-lava-jato-tiveram-anulacao-formal-dinheiro-era-verdadeiro.htm
Mentiroso contumaz.
O Lula não mentiu antes dê publicar tem que procurar os fatos e os processos leia com atenção Revista Oeste antes de publicar uma matéria dessa sem fundamento.
Veja o resumo das 26 vitórias judiciais de Lula:
01. Caso Tríplex do Guarujá.
A defesa de Lula provou que ele nunca foi dono, recebeu ou foi beneficiado pelo imóvel que, na verdade, pertencia à OAS. O caso foi anulado pelo STF em duas decisões.
02.Caso Sítio de Atibaia.
A defesa de Lula provou que ele nunca recebeu dinheiro da Odebrecht para pagar reformas o sítio, que também não era dele. A transferência de de R$ 700 mil da empresa, que consta na denúncia, foi feita para um diretor desta e não para obras no sítio. O caso foi anulado pelo STF.
03.Tentativa de reabrir o Caso do Sítio de Atibaia.
A defesa de Lula provou que não é possível reabrir a ação penal contra ele pelas reformas o sítio de Atibaia, que jamais foi seu. A juíza da 12ª Vara Federal e Brasília acolheu os argumentos da defesa e rejeitou o pedido de reabertura do procurador da República Frederico Paiva.
04.Caso do Terreno do Instituto Lula.
A defesa provou que o Instituto nunca recebeu doação de terreno, ao contrário do que dizia a denúncia da Lava Jato, e sempre funcionou em sede própria. O caso foi anulado pelo STF.
05.Caso das Doações para o Instituto Lula.
A defesa de Lula provou que as doações de pessoas físicas de mais de 40 empresas brasileiras e de outros países para o Instituto Lula, entre 2011 e 2015, foram todas legais. O caso foi anulado pelo STF
06.“Quadrilhão do PT”.
A acusação leviana e grave dizia que Lula era o chefe de uma organização criminosa que drenava recursos de estatais como a Petrobras. A 12ª Vara da Justiça Federal de Brasil arquivou a denúncia por verificar que que o Ministério Púbico Federal acusou sem apontar nenhum crime, nenhum ato ilegal ou de corrupção que tivesse sido praticado por Lula, seus ex-ministros ou por dirigentes do PT acusados junto com ele. O juiz afirmou que a denúncia simplesmente tentava criminalizar a atividade política. O caso foi encerrado e Lula absolvido.
07.“Quadrilhão” II.
A 12ª Vara da Justiça Federal de Brasília rejeitou denúncia semelhante à anterior.
08.Caso Delcídio.
A defesa de Lula provou ser falsa a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. A 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília absolveu Lula e não houve sequer recurso da acusação, visto fragilidade das acusações.
09.Caso Palestras do Lula.
Inquérito aberto na Vara Federal de Sérgio Moro, em dezembro de 2015, que acusava Lula de simular a realização de palestras, em mais um farsa da Lava Jato. A defesa provou com provas robustas que todas as 72 palestras de Lula organizadas pela empresa LILS, entre 2011 e 2015, realmente foram realizadas. A PF e o MP tiveram de reconhecer que as palestram foram realizadas sem qualquer ilicitude ou simulação. A legalidade das palestras teve de ser reconhecida em decisão da juíza substituta de Moro, Gabriela Hardt. Caso encerrado, reconhecendo a inocência de Lula.
10.Caso da Lei de Segurança Nacional. Moro, já ministro da Justiça, requisitou à PF a abertura de inquérito contra Lula, com base na Lei de Segurança Nacional. Lula foi intimado e prestou depoimento à PF. O inquérito foi arquivado pela 15ª Vara Federal Criminal de Brasília.
11.Caso do filho de Lula
A defesa demonstrou serem falsas as acusações do MP contra Luiz Claudio Lula da Silva pela atuação de sua empresa de eventos esportivos Touchdown. A denúncia foi rejeitada pela 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.
12.Caso do irmão de Lula.
A defesa provou que não havia ilegalidade, fraude ou favorecimento nos serviços que frei Chico, um dos irmãos de Lula, prestou à Odebrecht antes de o ex-presidente ser eleito. A 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo rejeitou a denúncia falsa.
13.Caso do sobrinho de Lula.
A defesa provou que não houve irregularidade, ilegalidade nem favorecimento na subcontratação de uma empresa de um sobrinho do ex-presidente para uma obra da Odebrecht em Angola e que Lula não recebeu qualquer valor decorrente dessa relação contratual. O Tribunal Regional Federal da Primeira Região trancou o caso porque a denúncia era inepta (sem condições mínimas para ser processada).
14.Caso Invasão do Tríplex.
A 6ª Vara Federal Criminal de Santos rejeitou a denúncia do MP referente ao protesto que integrantes do MTST fizeram contra a condenação injusta de Lula, em abril de 2018.
15.Caso Carta Capital.
Investigação encaminha à Justiça Federal de São Paulo. Falsamente, a Lava Jato tentou caracterizar como ilegais contratos de patrocínio da Carta Capital com a Odebrecht. O pedido de arquivamento do procedimento foi feito pela própria PF.
16.Caso MP 471.
Lula foi acusado de receber contrapartida pela edição d Medida Provisória 4771, que prorrogou incentivos à indústria automobilística. O próprio MPF pediu a absolvição de Lula, concedida pelo Juízo da 10ª Vara Federal de Brasília, que considerou não haver justa causa para manter a ação.
17.Caso da Guiné.
O ex-presidente foi falsamente acusado de praticar tráfico internacional de influência e lavagem de dinheiro porque o Instituto Lula recebeu uma doação oficial de uma empresa brasileira que atua na Guiné Equatorial. O TRF3 trancou a ação penal em habeas corpus impetrado pela defesa de Lula por reconhecer que não havia elementos que justificassem a tramitação.
18.Caso BNDES Angola.
Essa denúncia foi baseada na ação penal conhecida como Quadrilhão do PT, em que Lula foi absolvido a pedido do próprio MPF. A ação, sem provas, também utilizada elementos vindos de Curitiba e declarados nulos pela decisão do STF que reconhece a suspeição de Moro. A ação penal foi trancada e encerrada.
19.Caso Costa Rica Leo Pinheiro. Investigação advinda da delação de Leo Pinheiro, que inicialmente acusava Lula de tráfico internacional de influência na Costa Rica para favorecer a empresa OAS. Ninguém ouvido pela PF confirmou a versão de Léo Pinheiro. O próprio executivo negou qualquer pagamento de vantagem indevida ao ex-presidente Lula em novo depoimento e em declaração de próprio punho. Investigação trancada por falta de provas.
20.Segunda tentativa de reabrir o Caso Sítio de Atibaia.
A 12ª. Vara Federal de Brasília rejeitou novamente o pedido do MPF para reabrir o sítio de Atibaia porque não havia provas, já que as utilizadas pela acusação foram fabricadas pela Java Jato e anuladas pelo STF.
21.Caso da sonegação de impostos sobre imóveis alheios.
Lula foi acusado de não pagar impostos sobre reformas no tríplex de Guarujá e no sítio de Atibaia, imóveis que nunca fora do ex-presidente. O inquérito era baseado em provas forjadas pela Lava Jato e consideradas nulas por decisão do STF. Sendo assim, o próprio MPF concordou com os argumentos da defesa e a 1ª Vara Federal de São Bernardo do Campo arquivou o caso.
22.Caso dos filhos de Lula.
O inquérito acusava Fabio Luis, Marcos Cláudio e Sandro Lula da Silva de suposta sonegação de impostos por pagamentos feitos entre suas empresas. Mais uma vez, a denúncia era baseada em evidências forjadas pela Lava Jato. O MPF concordou com os argumentos da defesa e a 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo arquivou o caso, por falta de provas.
23.Arquivamento do caso Tríplex do Guarujá.
A Justiça Federal de Brasília encerrou definitivamente o caso e determinou o arquivamento do processo relativo ao Tríplex do Guarujá. O MP não ofereceu nova denúncia por falta de provas.
24.Suspensão do caso Caças Gripen.
A robusta decisão do STF acolheu os elementos apresentados pela defesa do ex-presidente e reconheceu que a ação penal fazia parte do “Plano Lula”, engendrado por integrantes da extinta Lava Jato. Mais uma prova do intenso Lawfare de que Lula foi vítima. A recomendação para a compra das aeronaves foi das Forças Armadas, por meio da FAB, em parecer de cerca de 30 mil páginas, sem nenhuma interferência de Lula.
25.Arquivamento do caso “obstrução de Justiça”.
A premissa da acusação por obstrução de Justiça relacionada à nomeação de Lula como ministro da Casa Civil baseava-se em farsa criada pela Lava Jato, já afastada pela Justiça por meio da absolvição de Lula no caso conhecido como Quadrilhão. O próprio MPF reconheceu no parecer que, diante da comprovada inexistência de uma organização criminosa, impossível cogitar-se da prática do delito.
26.Arquivamento do caso “ministrão”.
A decisão trata da denúncia que visou criminalizar a nomeação do ex-presidente para ministro da Casa Civil durante o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. Após mais de seis anos de investigação, a ação foi arquivada por prescrição.
Até o nascimento desse troço é uma mentira, tudo nele é mentiroso, a tesão de 20 anos, o corte do dedo na prensa, os 25 milhões de crianças de rua, a única verdade dele é aquela garrafinha de água que usa durante os comícios verborrágicos ,nos quais solta suas aberrações saídas da cabeça de hiena que tem.
Nenhuma novidade!!!
Se a especialidade desse sujeito foi sempre a MENTIRA, mais essas que jogou no debate, já eram de se esperar.
O moto do molusco é a MENTIRA e a DESFAÇATEZ…
Este safado tem que voltar para a cadeia. Aliá ele e seu cupincha Fachin!
Lula e mentira juntos? Nada de novo 🤔
Bom em resumo, nossa justiça é formada por um bando de incompetentes e irresponsáveis que não tem a mínima capacidade de formar um processo? Promotores e juizes que não saber ler um CEP ? É preto no branco meus caros, não adiante se doer se vocês fossem médicos matavam 70% dos pacientes em qualquer procedimento mínimo… se fossem engenheiros, Deus me livre andar num carro que projetaram. Ah tô errado, então por favor me provem que não são uns bunda moles com o Cabeça de Ovo pintando e bordando ….
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Corretíssima, do ponto de vista técnico, o teor da reportagem quando trata dos processos em que o Lula teve a prescrição reconhecida.
Mas TODOS os candidatos deixaram passar em branco mais essa mentira mentira do Lula, cuja “absolvição” equipara-se àqueles à “verdade” daqueles que consideram a Terra plana.
Lula é um negacionista da realidade. Sempre foi e sempre será um condenado e ex-presidiário. Ninguém lhe rouba esses troféus.
Errata: “equipara-se à ‘verdade’…”
“Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.”
“Das 11 acusações mais conhecidas que Lula foi alvo da Justiça durante o período em que foi presidente da República, o petista só conseguiu ser absolvido em três, isso porque faltaram provas. As demais todas se incluem nos casos de arquivamentos, erros processuais ou foram suspensas”
Minha dúvida é: Todas as ações e acusações prescreveram? Foi por faixa estária?
Errar: etária
Errata: etária
Agora, sou o único inocente que paga o preço de ser inocente”, afirmou Lula. Lixo absolutamente miserável e cínico!
O nine não mentiu agora. Ele mente sempre dede a época de sindicalista. Como bem disse nosso presidente a mentira faz parte do DNA dessa figura execrável. E tem gente que acredita e ainda vota nele. Lamentável ter uma figura dessa candidato a presidência do Brasil@!!
A imprensa velha, aquela tida como a grande impresa, fez um espantalho do atual presidente. Parece assustador, “todos” dizem que é. Precisamos chegar mais perto e ver o real presidente. O “nojinho” criado é facilmente superável. Não é preciso gostar dele, é preciso conhecer bem seu governo.
Vamos nos concentrar no que ele não mentiu….. nossos raciocínio terá lógica e menos raiva
NINE = LADRÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SÓ EM UM PAÍS COM UMA CARTA MAGNA ELABORADA POR 300 PICARETAS COM ANEL DE DOUTOR E CENTENAS DE VAGABUNDOS E SAFADAS SOBREVIENTES DE UMA DITADURINHA DE MERDA, UMA CORTE NOMEADA POR UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, SEUS VICES, PROMOVE A IMPUNIDADE PARA OS CRIMINOSOS E CORRUPTOS.
É preciso sempre manter os pés no chão e aguardar, sabemos disso, mas qdo vc olha e vê q a ÚNICA opção possível para o seu maior inimigo é alguém deprimente como o molusco, vc esquece por um breve período da observação inicial e faz aquela carinha … “😏” …. rsrsss
É mais do que isso: a decisão do Fachim julgava apenas o CEP dos processos, dizia que tinham que ter sido em Brasilia. O STF julgaria a suspeição do Moro, mas a ação perdeu o objeto com a decisão de Fachim.