Lula não se comporta como líder nas pesquisas

Vários fantasmas rondam Lula: comícios abertos e multidões, eventos e entrevistas sem público selecionado, troca de comando de campanha... Ele nem parece estar em primeiro lugar

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O ex-presidente Lula, durante o debate na Band - 28/08/2022 | Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Lula, durante o debate na Band - 28/08/2022 | Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

Tem alguém que parece não estar informado do resultado das pesquisas eleitorais: Luiz Inácio Lula da Silva. Lula não se comporta como líder nas pesquisas. Alguém precisa comunicá-lo com urgência. Ele é campeão absoluto. Chance enorme de vencer no primeiro turno. Hora de fazer megacomícios. Sair na rua e ser levantado nos braços do povo. Entupir aeroportos. Dar entrevistas até para inimigos e contar vitória. Correr para o abraço.

Não dá para entender por que Lula anda tão tímido. Parece até com medo do povo que irá votar em peso no político mais popular do continente. Segundo pesquisas, a população ama Lula. Basta baixar numa padaria, feira livre ou na Avenida Paulista e na orla de Copacabana, e o país vai parar para cumprimentar o mais popular. O Amado. O líder de todos. O que sofreu mais do que Jesus Cristo.

Lula é o novo Ayrton Senna. Lula deveria cantar no Rock in Rio. Lula deveria ser youtuber. Ainda mais para os pobres. Basta chegar a um bairro violento de periferia, seja da grande Vitória ou de Olinda, e todos ficarão acocorados para Lula passar por sobre suas costas.

Claro, falamos dos pobres criados pelo governo Bolsonaro. Porque com Lula, estes pobres estavam pegando avião pra Miami todo santo mês. Lula criou a nova classe média, que é 100% Lula. Uma classe inteira que apenas tem a agradecer ao petista, morrendo de ódio todo dia do fascista e do juiz malvado que o prendeu sem provas.

A campanha de Lula é tão popular, tão voltada para o povão, o trabalhador, que deveria ser no meio da rua. Entre motoboys e camelôs. Estes, que tinham apenas o petista como esperança de sobrevivência no meio da pandemia. Aqueles, que sonham em largar os aplicativos para ganhar direitos trabalhistas. Todos lembrando da sensação de segurança que só o PT podia dar. E motoristas de aplicativo, então? Lula podia pegar um aleatório por dia e filmar a conversa. Todos lulistas roxos.

Plateias amestradas

Mas o que vemos é um presidente hiperpopular (ainda mais com o ódio do povo ao “fascista”) que, em vez de ser consagrado pelas massas para arregimentar votos de indecisos — o que todo líder nas pesquisas fez no mundo todo —, prefere discursar apenas para os seus. Em eventos fechados. Em podcasts da militância. Com discurso emplastado no debate. Só conversando entre os seus. Mandando seu anódino vice conversar com empresários.

A campanha parece estar perfeita, não dando chances ao atual presidente, mesmo contando com a máquina estatal — parece que o povo detesta tudo o que ele faz. Mesmo assim, Lula constantemente troca a chefia da campanha. Já foi Augusto Fonseca. Antes mesmo do início da campanha, foi trocado por Sidônio Palmeira. Enquanto isso, trocou a coordenação da comunicação de campanha: saiu Franklin Martins e entrou Edinho Silva. Só da principal agência, serão torrados R$ 45 milhões — sendo que gastos com agência de publicidade foram o pivô do escândalo do Mensalão.

Lula não parece precisar de nada disso. Poderia só curtir uma praia, andar de moto, pegar uma carona com caminhoneiros, pegar um ônibus ou metrô lotado, viajar num avião de carreira (cheio de pobres voltando de Miami) ou dar uma volta com motoqueiros.

Não dá pra entender por que um líder das pesquisas não faz isso. O que será que esse comportamento significa?

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

35 comentários Ver comentários

  1. Carta de Luladrão à Revista Oeste:

    A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!

  2. Sabe pq ele não se comporta como líder absoluto das pesquisas ?? Pq ele sabe que não é, essas pesquisas compradas, forjadas, manipuladas não enganam mais ninguém, no máximo os pão com mortadela. Ele corre um sério risco de caso o esquema aparelhado ( PT/ STF/veículos de comunicação/STE) não consigam dar a Vitória à ele fraudando as eleições de sofrer uma derrota acachapante no primeiro turno.

  3. Na opinião do povo essas pesquisas não passam de pesquisas fakes, basta ver a realidade dos fatos que comprovam que o povo repudia esse Candidato que esteve na cadeia condenado por corrupção e que está solto contra a vontade do povo. Ele não deveria estar candidato, quanto menos em liberdade!
    O povo não engole mais esses tipos de manobras da esquerda, apoiada por um bando de vampiros da máquina pública.
    Nós trocaremos Deputados e Senadores para estinguir de vez esses que se fazem de defensores da democracia que na verdade são anti-patriotas que envergonham as instituições com atitudes arbitrárias, mas o dia deles está perto de cessar as injustiças contra um povo sofrido, que não aguenta tantos abusos vindo de um Suprema corte.

  4. Seu texto é muito bom e muito oportuno. Creio que representa o sentimento daqueles que vem observando, com desconfiança, o desenvolvimento da campanha do candidato doPT. Ser tão popular, disfrutar tamanha vantagem e ao mesmo tempo permanecer escondido?

  5. O “DATAFOICE”, nas outras eleições, diminuíram os números a favor do presidente três semanas antes das eleições… Agora, continuam firmes na mentira, contrariando o que vemos na rua em torno dele…. E a segurança na voz dos apresentadores globais, ligou o “alerta amarelo”…. A ver.

  6. Parabéns pela sutileza da matéria, Morgenstern !!! Mas deveria haver em nossos enérgicos tribunais penalidades rigorosas contra todos aqueles que tentam convencer a plebe ignara, de inverdades absolutas, simulando informações duvidosas, com fins não confessáveis, mas claramente identificados por essa plebe não tão ignara.

  7. Grande Morgenstern! O próximo comício do ex-presidiário poder ser em um ônibus. Com sorte num ônibus de 2 andares, daqueles que existem em Londres.

  8. Se não falcatruarem tudo, vai ficar muito evidente que esta história de ele liderar as intenções de voto é a maior Fake News de todos os tempos…

  9. Essa narrativa a seguir não tem autor conhecido e aponta Josef Stalin (1876 – 1953, revolucionário comunista e político soviético) como personagem para ilustrar como funciona um governo de esquerdistas ou uma bandidocracia (governo de bandidos). A matéria indicada ao final do texto é uma constatação do realismo dessa narrativa.

    Stalin e a galinha depenada

    Em uma de suas reuniões, Stalin pediu que lhe trouxessem uma galinha.

    Agarrou-a forte com uma das mãos enquanto a depenava com a outra. A galinha, desesperada pela dor, quis fugir mas não pôde.

    Assim, Stalin tirou todas suas penas, dizendo aos seus colaboradores:

    – Agora, observem o que vai acontecer.

    Stalin soltou a galinha no chão e afastou-se um pouco dela.

    Pegou um punhado de grãos de trigo, começou a caminhar pela sala e a atirar os grãos de trigo ao chão, enquanto seus colaboradores viam, assombrados, como a galinha, assustada, dolorida e sangrando, corria atrás de Stalin e tentava agarrar algumas migalhas, dando voltas pela sala.

    A galinha o seguia fielmente por todos os lados.

    Então Stalin olhou para seus ajudantes, que estavam totalmente surpreendidos, e lhes disse:

    – Assim, facilmente, se governa os estúpidos.

    – Viram como a galinha me seguiu, apesar da dor que lhe causei?

    – Tirei-lhe tudo, as penas e a dignidade, mas, ainda assim ela me segue em busca de farelos.

    Assim é a maioria das pessoas, seguem seus governantes e políticos, apesar da dor que estes lhes causam e, mesmo lhe tirando a saúde, a educação e a dignidade, pelo simples gesto de receber um benefício barato ou algo para se alimentar por um ou dois dias, o povo segue aquele que lhe dá as migalhas do dia.

    Terra Brasil Notícias – 31.Ago.2022
    Venezuelano que trabalha como pedreiro no Brasil conta como teve fortuna tomada pela esquerda no país e faz alerta sobre Lula: Governo comunista só faz repressão
    https://terrabrasilnoticias.com/2022/08/tristeza-venezuelano-que-trabalha-como-pedreiro-no-brasil-conta-como-teve-fortuna-tomada-pela-esquerda-no-pais-e-faz-alerta-sobre-lula-governo-comunista-so-faz-repressao-veja-vide

    (assista ao vídeo – 90 segundos – no link acima)

  10. PORQUE STF SOLTOU MESMO SENDO CULPADO EM TRÊS INSTÂNCIAS DA JUSTIÇA, INCLUSIVE NO STJ?
    NÃO SERIA SÓ PARA O STF PASSAR VERGONHA TEM QUE HAVER ALGO QUE JUSTIFIQUE ESSE ATO,NÃO SÓ DE SOLTAR E DEIXA-LO PARTICIPAR DAS ELEIÇÕES,TEM QUE FAZER DE TUDO,DE TUDO,MAIS DE TUDO MESMO, PARA ELEGE-LO.

  11. O que ocorre o ladrao está prometendo o paraíso, a gastança a vontade é essa turma acostumada a isso se desespera, faz de tudo para o meliante vencer…

  12. Só existe um caminho, mesmo assim se não houver fraudes nas urnas eletrônicas e na contagem de votos:
    SOLUÇÃO A MÉDIO PRAZO:
    1, Não votar em candidatos cujos números comecem com as dezenas abaixo; são 19 partidos ao todo, que vêm fodendo a Nação a muitas décadas , composto de gente que não quer redes de esgotos, que quer o comunismo como plataforma, que abriga muitos safados que se beneficiaram de mensalões e petrolões e querem a volta de luladrão, e muita gente asquerosa que só se preocupam com o próprio umbigo, com poder pelo poder, com roubo ao erário sendo o grande projeto deles:
    12-PDT
    13-PTralhas
    15-MDB
    16-PST
    18–REDE
    21-PCB
    23–Cidadania
    29-PCO
    33-PMN
    40-PSB
    43-PV
    44-União Brasil (DEM+PSL)
    45-PSDB
    50-PSOL
    54-PPL
    55-PSD do Kassab e de rodrigo pacheco
    65-PCdoB
    77-Solidariedade
    80-UP
    2. Muito cuidado para não dividir votos entre 2 candidatos de direita ou que não estejam na listagem acima, pois passa a ter maioria gente que vem atrasando o País e não queremos.
    Sabemos que para apressarmos o desaparelhamento do estado corrupto, principalmente no judiciário, é imprescindível transformarmos o SENADO FEDERAL, sanear, para que nossas mais famigeradas pautas anticorrupção avancem.
    Na renovação de 1/3 só teremos 1 novo senador por estado. Portanto, nada de votar em PSD principalmente, para nenhum cargo eletivo.
    Exemplo importante: aqui em MG. Neste momento o Cleitinho 200 está na frente. Então estamos transferindo as intenções de votos em marcelo aro, para o Cleitinho 200, prá não dar chance ao PSD do Kassab, que tenta emplacar um tal alexandre silveira senador, amigo do luladrão e Rodrigo Pacheco.
    Além do mais, não votar em PSD é questão de ordem, pois através de pachequim atrasaram o país no mínimo 10 anos.

    1. Esse canalha cachaceiro não sai às ruas por que sabe que lhe falta apoio.
      Até aqui no Nordeste este canalha só tem apoio nos redutos de ignorantes,corruptos,marginais e dos que perderam a vaquinha.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.