A polarização da política ultrapassou as fronteiras das urnas e invadiu os espaços esportivos. Lula x Bolsonaro se tornou um assunto também nos vestiários, onde os atletas profissionais passam boa parte do tempo. Nas eleições deste ano, inúmeros atletas renomados já declararam apoio a um dos candidatos que figuram no segundo turno da eleição presidencial.
Mas, afinal, há preferência política entre os esportistas brasileiros? Segundo o jornalista esportivo Tiago Asmar, o “Pilhado”, em entrevista ao “Oestecast”, existe sim, ainda que por vezes fique escondida.
“No meio da bola existem mais jogadores de direita, e há uma galera que é bastante ativa”, disse o comunicador. Mas a gente sabe que aquele atleta que se revela de direita é massacrado pela imprensa. É por isso que existem muitos atletas que são de direita, mas que não falam nada porque não querem se expor. Jogadores grandes, sim”.
A posição é corroborada por Rica Perrone, jornalista que também atua na área de esportes.
“Tenho muitos amigos, ex-jogadores de futebol e que hoje trabalham na imprensa, que são de direita, mas se escondem”, afirmou em entrevista ao podcast da Revista Oeste. “Não só ex-atletas, mas famosos como atores e atrizes”.
A uma semana das eleições, Oeste reuniu os posicionamentos eleitorais de alguns dos principais nomes do esporte do Brasil. Veja como está o placar quando as urnas invadem os espaços esportivos.
Atletas que apoiam Jair Bolsonaro (PL)
Neymar (jogador de futebol)
Neymar declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro por meio de um vídeo no TikTok publicado no final de setembro. A produção já rendeu mais de 45 milhões de visualizações.
@neymarjr 22
Goleiro Marcos (ex-jogador de futebol)
Marcos, goleiro pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, frequentemente faz publicações em apoio a Bolsonaro em suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Rivaldo (ex-jogador de futebol)
O ex-jogador Rivaldo, ídolo do Barcelona e campeão da Copa do Mundo de 2002 pelo Brasil, é apoiador de longa data de Jair Bolsonaro.
Ver essa foto no Instagram
Felipe Melo (jogador de futebol)
Felipe Melo, entre outras oportunidades, comemorou o título brasileiro de 2018 pelo Palmeiras com a presença do presidente Jair Bolsonaro na festa pós-jogo. O volante frequentemente presta apoio ao atual chefe do Executivo.
Ver essa foto no Instagram
Lucas Moura (jogador de futebol)
Lucas Moura, jogador do Tottenham, da Inglaterra, declarou voto em Jair Bolsonaro nestas eleições no podcast “Cara a Tapa”, do jornalista Rica Perrone.
Renato Gaúcho (ex-jogador de futebol e atualmente técnico)
Ídolo do Grêmio, onde foi campeão mundial, Renato Gaúcho postou um vídeo em suas redes sociais declarando seu voto em Jair Bolsonaro nestas eleições.
Ver essa foto no Instagram
Daniel Alves (jogador de futebol)
Um dos jogadores com mais títulos oficiais na história do futebol com mais de 40 títulos, Daniel Alves, publicou em suas redes sociais um vídeo em apoio à reeleição de Jair Bolsonaro.
Ver essa foto no Instagram
Duzão (ex-jogador da NFL)
Durval Queiroz Neto, mais conhecido como “Duzão”, foi o segundo brasileiro a jogar na maior liga de futebol americano do mundo, a NFL. Duzão frequentemente faz publicações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Ver essa foto no Instagram
Nenê Hilário (ex-jogador da NBA)
Nenê Hilário, um dos maiores jogadores brasileiros na maior liga de basquete do mundo, a NBA, foi parar no perfil do presidente após declarar seu apoio. Hilário foi ídolo no Houston Rockets e no Denver Nuggets.
Ver essa foto no Instagram
Maurício Souza (ex-jogador de vôlei)
Maurício Souza, jogador de vôlei que foi demitido do Minas, elegeu-se deputado federal por Minas Gerais nas últimas eleições em uma campanha de apoio mútuo com Jair Bolsonaro.
Ver essa foto no Instagram
Popó, José Aldo, Fabrício Werdum, Wanderlei Silva, entre outros lutadores
Alguns dos maiores nomes brasileiros da luta declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro por meio de um vídeo que circula nas redes sociais. “Quem luta de verdade vota 22”, disseram os atletas.
Ver essa foto no Instagram
Vitor Belfort (ex-lutador de UFC)
Vitor Belfort, ex-campeão do maior torneio de luta do mundo, o Ultimate Fighting Championship (UFC), declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro. “Bolsonaro, estou muito feliz em você proteger os valores cristãos em nosso país, disse o lutador”, disse ele em entrevista aos jornalistas Tiago Asmar e Paulo Figueiredo.
Nelson Piquet (ex-piloto de Fórmula 1)
Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1 é, além de um grande aliado de Jair Bolsonaro, é um dos grandes doadores da campanha eleitoral do atual presidente, com mais de R$500 mil reais já depositados.
Emerson Fittipaldi (ex-piloto de Fórmula 1)
Primeiro brasileiro a ser campeão da Fórmula 1 em 1972, e bicampeão mundial da modalidade, Emerson Fittipaldi foi candidato ao Senado da Itália este ano com, entre outros objetivos, melhorar a imagem de Bolsonaro na Europa. Saiu derrotado das urnas.
Falcão (ex-jogador de Futsal)
Um dos maiores jogadores da história do futsal, Falcão declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro por meio de um vídeo nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Atletas que apoiam Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Walter Casagrande (ex-jogador de futebol)
Casagrande, ídolo do Corinthians participou de uma propaganda do PT veiculada na televisão declarando apoio a Lula. O jogador disse que vota no PT desde 1988.
Raí (ex-jogador de futebol)
Raí, tetracampeão com a seleção brasileira em 1994 e ídolo do São Paulo, publicou um vídeo em apoio ao petista. “Vermelho é a cor de um partido que busca um mundo mais justo”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Juninho Pernambucano (ex-jogador de futebol)
Juninho Pernambucano não só declarou apoio a Lula, mas vomemorou sua festa de aniversário com a temática do Partido dos Trabalhadores (PT).
Queria agradecer a todos que me marcaram por aqui, e enviaram mensagens. Aos meus amigos que fiz aqui no Twitter especialmente 🙏😘 pic.twitter.com/vMovwGeqwn
— Juninho Pernambucano (@Juninhope08) January 30, 2022
Paulinho (jogador de futebol)
Paulinho, cria da base do Vasco e jogador do Bayer Leverkusen, declarou seu voto em Lula em seu Twitter.
Amor à pátria é o c@ralh%!
AMOR AO POVO.
Se não é em nome do povo
Não é em nome da pátria.LULA no primeiro turno! ❤️🌟
Fora Bozo🤡
— Paulinho (@PaulinhoPH7) October 1, 2022
Vanderlei Luxemburgo (ex-técnico de futebol)
Vanderlei Luxemburgo é um dos mais vitoriosos treinadores da história do futebol brasileiro. O treinador, que já chamou Bolsonaro de “sociopata”, declarou voto em Lula nestas eleições. O técnico foi pré-candidato do PSB ao Senado por Tocantins, mas teve seu nome rejeitado pelo diretório estadual do partido.
Carolina Solberg (jogadora de vôlei)
Carolina Solberg é jogadora de vôlei de praia e ficou conhecida por gritar “fora, Bolsonaro”, durante uma partida da modalidade. A jogadora declarou voto ao petista.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: “A falência do futebol brasileiro“, reportagem de Edilson Salgueiro e Fábio Matos publicada na Edição 105 da Revista Oeste
A diferença de caráter entre os que apoiam Bolsonaro e os que apoiam o marginal é gigantesca, assim como a quantidade em pró do Presidente.
Bolsonaro está dando uma GOLEADA……
PARABÉNS AOS SUPER ATLETAS QUE FICARAM DO LADO CERTO.
O LADO CERTO É BOLSONARO 22.
Raí,Casagrande e Wanderlei Luxemburgo:os dois últimos já tiveram problemas com a justiça.E o primeiro,o bom moço RAÍ,é aquele mesmo que meteu a mão na grana das criancinhas pobres da Chechênia.
Brasil continua na ilegitimidade. Passaram-se mais de 48 horas e continuamos às margens da Constituição.
Fato é que só temos covardes, bandidos e frouxos no Congresso.
O tirano Xandão, narcotraficante descarado, está MANDANDO no Brasil e ponto final.
E se vacilarem, o chefe da gang irá se eleger presidente dessa merda toda. Através de fraude lá na apuração e a omissão desses que batem palma pelo resultado obtido no 1º turno. Fato este que só vem a LEGITIMAR o que vier a ocorrer no dia 30.
E o Brasil, neste exato instante, está sem Lei e sem Constituição até o dia 31 de Outubro. Quem disse isso? A senhora ministra Carmen Lúcia ao proferir seu voto na ação sobre a CENSURA imposta à Jovem Pan. Então, baseado ao que ela proferiu, eu posso afirmar categoricamente que: Se eu for lá no TSE e metralhar o tal Xandão, não serei preso. Pois, segundo narrou essa nobríssima magistrada, o Brasil está “DESCONSTITUÍDO” e DESREGRADO até o dia 31. Até busão de graça haverá…fato este que a LEI não permite…mas…como eu disse…Brasil encontra-se sem Lei até o dia 31…tudo vale! Se tiver dúvida, leia o parecer da Carmen. Pior é perceber que esses comentaristas, jornalistas e juristas, todos cegos que não perceberam esta anomalia. Acordem srs Guilherme Fiúza, J.R Guzzo, Rodrigo Constantino, Augusto Nunes, Paulo Figueiredo…o bonde tá passando….
QUEM LUTA DE VERDADE VOTA 🟢22🟡🇧🇷
Senhoras e senhores leitores/eleitores:
Esta semana será extremamente difícil. Aguardemos os absurdos que ainda irão ocorrer ou, serem divulgados pelos integrantes do partido da trevas e pelo TSE, através do narcotraficante Xandão. Tudo para beneficiar um ladrão, verdadeiro chefe de quadrilha do narconegócio.
E, não tenham dúvidas sobre dois “fatos”:
1) Alexandre de Moraes, o advogado que pensa que é juiz, delegado e polícia, é parte integrante deste grupo criminoso. Fato este, que venho sustentando há muito tempo. quem me conhece ou segue minhas postagens, sabe disso.
2) O golpe, patrocinado pelo judiciário (STF/TSE) + partidos de esquerda + órgãos de imprensa, encontra-se a meio caminho de seu intento final, que é a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.
Daí, diante todos os “fatos acima descritos”, somados a CENSURA imposta aos colaboradores de Jair Bolsonaro, iniciado lá atrás, ainda em 2019, com o fictício, inverídico e anticonstitucional “Inquérito das Fake News”, estabeleceu-se a articulação e o início do golpe. Obviamente que as FAAs, em seus serviços de inteligências, detectaram tal movimento e municiaram o governo recém eleito. O próprio governo poder-se-ia impetrar com artigos previstos na Constituição, com a finalidade de fechar-se a Suprema Corte e demais varas jurisdicionais do país, inclusive o parlamento. Não optou e não tomou este caminho através desta medida extrema. Algo que se faria necessário. Fora aconselhado e sugerido pelo aguardo das ações do grupo golpista. Eu, particularmente, penso e analiso que ele, Jair Bolsonaro, VACILOU. Às favas com organismos internacionais! Ás favas com as sanções multilaterais e externas! Às favas com os escrúpulos! Pois estamos diante de uma luta, “quase armada”, afim de proteger as LIBERDADES, a DEMOCRACIA, o Estado Democrático de DIREITO e o nosso país. Como ex- militar das FAAs (Polícia do Exército), ainda encontro-me a inteira disposição para enfrentar o pior, se caso acontecer. Que a LEGALIDADE e a PAZ baixem as asas sobre o nosso Brasil, do contrário…