O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, suspendeu nesta quinta-feira, 13, a instauração de inquéritos pelo Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) e pela Polícia Federal (PF) para investigar a atuação de institutos de pesquisas.
Segundo Moraes, há “ausência de justa causa” e “incompetência absoluta” dos órgãos para uma apuração desse tipo no período eleitoral. O ministro diz que as tentativas de abertura de inquéritos buscam “satisfazer a vontade eleitoral” de “determinada candidatura”.
“As deliberações emanadas do MJ e do Cade a respeito de supostas infrações alusivas aos institutos de pesquisas constituem evidente usurpação da competência do Tribunal Superior Eleitoral de velar pela higidez do processo eleitoral”, sustentou o magistrado. “Ambas as determinações são baseadas, unicamente, em presunções relacionadas à desconformidade dos resultados das urnas com o desempenho de candidatos retratados nas pesquisas, sem que exista menção a indicativos mínimos de formação do vínculo subjetivo entre os institutos apontados ou mesmo práticas de procedimentos ilícitos.”
Relacionadas
Moraes determinou que a Corregedoria-Geral Eleitoral e a Procuradoria-Geral Eleitoral investiguem “eventual prática de abuso de poder político”. Ele considera a possibilidade de suposto uso de órgãos administrativos para favorecer a “determinada candidatura”.
Em 4 de outubro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, encaminhou à PF um pedido de abertura de inquérito para apurar a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Segundo o chefe da pasta, o pedido atende à representação recebida pelo ministério, que mostrou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” pelas empresas.
🚨🚨🚨 Acabo de encaminhar à #PF , pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no #MJSP , q apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns institutos.
— Anderson Torres (@andersongtorres) October 4, 2022
Os veículos de comunicação internacionais ressaltaram o fiasco das pesquisas eleitorais. Em um artigo, o jornal norte-americano New York Times deu razão ao presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ficou claro que ele estava certo”, observou o periódico, ao lembrar as críticas do chefe do Executivo sobre as projeções dos institutos de pesquisas, que davam vitória ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno.
Quando é que vão mandar esse DITADOR, protegido pelo PCC, para a prisão?
E DEVERAS LAMENTÁVEL QUE UMA PESSOA PARTIDÁRIA IMPEÇA QUE UM ÓRGÃO INDEPENDENTE FACA SEU TRABALHO…..!!!!
PARA QUE SERVE A PF ?
PGR SERVE PARA QUE ? OAB O QUE E MESMO ?
O CONGRESSO QUE PAPEL FAZ REALMENTE ?
ESTAMOS AONDE ? QUE PAIS BRASILEIRO E ESSE? QUEM SOMOS? (nada).
CORREÇÃO: “Investido” = Investigar
Será que esse ditador sabe o que é CARTEL?
Esse é o motivo pelo qual o CADE estaria investindo esses institutos tendenciosos e que erram sempre para o candidato da esquerda.
Isso sim, seu “ministro” é FAVORECIMENTO PARA O CANDIDATO QUE SAIU DA PRISÃO.
Essa confusão toda tem nome STF.
Deu um jeito de libertar o condenado em três instâncias.
O abutre depenado é o próprio fake news fraudulento.
É uma injustiça o que estão fazendo contra o candidato Jair Bolsonaro, primeiro enfrenta um complô dos institutos de pesquisa tendenciosos contra ele, depois quando tentam investigar, é barrado pelo responsável que deveria fazer essa apuração.
E o canalha não para! Este maldito advogado careca ditador, que pensa que é juíz, mas é apenas e tão somente advogado, nomeado em Cargo em Comissão-Sem Concurso, de Ministro, está com a cabeça a prêmio. Ele sabe disso e fará o possível e o impossível para não ser preso. Ele sabe que será chutado do STF/TSE, ele e outros vermes destas cortes. E serão julgados, todos eles, pelos crimes cometidos contra a Constituição.
Estou de luto e quase sem forças……o que estão fazendo com o meu País????? Estamos em um caos total……onde vamos chegar com essas inversões de valores???? Parece que estamos em um filme de terror, onde vc tenta achar uma saída e sempre da de cara com o “mau”…..com o maniaco, com o psicopata……Excelentissimo Presidente, nos salve por favor…..essa guerra é pior que imaginávamos…..não vai ser possível ganhar pelos caminhos normais…..coragem presidente e nos salve….amém…
Está bem claro de qual lado esse infeliz está, não é?
É de desanimar qualquer cidadão, tantas interferências, tantas afrontas contra a constituição e por parte do lado do bem, nada de retaliação. Apenas abaixa a cabeça e pronto, fica por isso mesmo! Só um Milagres de Deus para Bolsonaro ganhar essa eleição!
a pergunta é a de sempre: até quando vamos ter que suportar os abusos de filho da Pluta (a mãe do Pluto).
SENADORES COVARDES
Parem logo esta Besta, já passou da hora!!!
Calhorda
Nem é preciso ser inteligente para intuir que Xandão esteja sendo pressionado, sim, pressionado, pelo seu patrão Camacho, dono de coisas cabulosas sobre o Xandão.
Eu acho que é melhor passar a faixa pro ladrão de uma vez e acabar com a farsa….
Só existe uma explicação para as falcatruas das pesquisas: São fornecidas pelo TSE para respaldar o resultado que virá das urnas.
Concordo plenamente.
A OMS adverte: acreditar em pesquisas eleitorais causa danos irreparáveis.
Se alguém ainda duvidava da fraude das “pesquisas”…
A lei da intransparencia prevalece, quanto menos provas melhor.
Com certeza a “determinada candidatura” não é a de Lula
Sabe aquela história do bandido que rouba o picolé de uma criança e ainda ameaça os pais se reclamarem? O Moraes mostrou mais uma vez seu lado asqueroso. Afirma que a investugação favorece um dos candidatos. Mas as pesquisas manipuladas não favorecem o outro candidato? Não adianta falar.
É um criminoso a serviço do crime organizado, tanto nacional quanto do estrangeiro de olho em nosso território e recursos naturais.
Infelizmente permitimos a tomada de nossos órgãos estratégicos por bandidos amorais e limitados!
A higidez na condução das pesquisas eleitorais realizadas no mercado e para o mercado, as que não atendem especificamente às necessidades de operação de determinado órgão ou entidade, seja pública ou privada, como é o caso das Eleições para escolha dos representantes do povo, são sim, irrefutavelmente de alçada e interesse do povo.
Não podem ser subjugadas por um órgão que possui apenas atividades administrativas, mesmo que esse órgão venha tomando, indevidamente, o lugar de Legislador, Promotor e Juiz de todos os assuntos que orbitam Eleições.
Estamos vivenciando uma ditadura de limitados meliantes advogados, sem preparo e qualidades para o cargo que ocupam, amorais, que vêm proporcionando, a nossa absoluta revelia, as Eleições mais viciadas e tendenciosas de toda história do Brasil, a começar pela absurda e criminosa libertação do bandido condenado a prisão, e devidamente preso, com sua simultânea habilitação para concorrer à Presidência.
Ora, num País de milhões de ignorantes e de boa parte de doentes mentais e corruptos, tais atitudes originária nas Cortes de Justiça Superiores, STF e TSE, quando totalmente parciais puxadas para o lado de interesses desses mal formados eleitores, se tornam a fome com a vontade de comer!
Nada disso poderia estar acontecendo num País onde o povo vive sob os auspícios de uma Constituição Democrática da forma como ela é!
Será que alguns Ministros do STF/TSE estão fazendo de tudo para nos afrontar de todas formas e maneiras, de modo que ocorra uma reação à altura e daí possam se vitimar nos acusando de golpe?
Tarcísio de Freitas lidera disputa pelo segundo turno ao Governo de São Paulo, aponta Paraná Pesquisas. Candidato do Republicanos tem 50,4% das intenções de voto, contra 38,4% para o petista. Votos brancos e nulos somam 5,9%: https://noticias.r7.com/eleicoes-2022/tarcisio-de-freitas-lidera-disputa-pelo-segundo-turno-ao-governo-de-sao-paulo-aponta-parana-pesquisas-07102022?amp
REPUBLICA DOS BANANAS – temos um presidente, um senado e uma câmara e todos os representantes eleitos pelo povo e ninguem consegue barrar uma unica pessoa ? LEMBRANDO QUE TODOS RECEBEM SALARIOS DOS NOSSOS IMPOSTOS E O POVO ESTA FARTO DE TANTA FALTA DE AUTORIDADE E COMPETENCIA.
O POVO QUER SER BEM REPRESENTADO POR TODOS OS QUE FORAM ELEITOS DEMOCRATICAMENTE EXIGIMOS ATITUDE DE TODOS CONTRA ESSA UNICA PESSOA QUE PASSOU DOS LIMITES DE TODOS OS LIMITES !!!!!!!!!
Seria mais eficaz se durante anos pós anos, o povo não tivesse levado socialistas, guerrilheiros, terroristas, ignorantes, marginais que nos queriam entregar à antiga URSS, Cuba e China, no século passado e a nossa revelia.
Mas já que o povo não impediu, além de tudo aceitou tacitamente o subsequente e paulatino aparelhamento do Estado, o domínio marxista nas escolas, os mais de 17.200 Sindicatos e a disruptura progressiva do Direito dos textos Legais que o regravam, etc., exigir agora que 1 único elemento, sem alçada Legal par tanto, faça o trabalho de mais de 210 milhões de pessoas, me parece muito equivocado.
Muito menos esperar que um Parlamento, também escolhido pelo povo e pelos mesmos critérios, faça algo!
Numa Democracia, compete ao povo dar o rumo que lhe interessa, e jamais esperar que qualquer entidade faça seu papel. É como esperar pelo salva-vidas, para socorrer quem está se afogando!
Coisa de vagabundo para apoiar vagabundos!!! O cara está no TSE e STF ao mesmo tempo? Fala sério!!!Está na hora de “ELIMINAR” CANALHAS COMO ESSES DA CORTE. #ABAIXOORCRIMDATOGA
Deveriam declarar logo o ladrão como presidente e evitar o trabalho do povo ir às urnas para fingir que existe democracia, essa palhaçada do judiciário já passou dos limites faz muito tempo. Não temos mais democracia então não precisam fingir que estamos em uma, declarem logo o ladrão como presidente pois é isso que as urnas vagabundas irão fazer mesmo.
De barra porque esses institutos são fajutos, precisamos urgentemente é barra esse pilantra da justiça….o senado que tenha vergonha na cara..
Desde q Lewandowski rasgou CF no processo de impeachment q se diz q os ministros do stf “agora passaram do limite”. E nesse limite cada vez mais extensivo vamos construindo nosso pedacinho de inferno.
Esse camarada já passou de todos os limites: ninguém tem a coragem de parar as arbitrariedade desse sujeito;é uma perseguição implacável ao Bolsonaro;irão tomar mesmo as eleições !?
Prova cabal de que Bolsonaro vai ganhar – o rei está despido. Xandão e outros pseudo-juízes sabem que, uma vez instalado o novo Congresso com Bolsonaro reeleito, eles serão defenestrados ao lixo da história sem qualquer sombra de dúvida.
Até quando vamos ter que aguentar esse FDP.
Barrar uma investigação sobre institutos de vendas de resultados em pesquisas eleitorais é praticamente uma nota de culpa. A CPI ele não pode barrar.
Alguém tem alguma dúvidas q depois dessa proteção , mas próximas pesquisas aparecerá o ladraomor 15 pontos à frente do presidente ??
Alguém tem dúvida sobre o que acontece nesta eleição presidencial?
Se tem, refaça seu teste de ingenuidade.
Tem lado, método e agenda ou não tem esse sujeito?
Essa decisão esdrúxula do Moraes levanta ainda mais suspeita de as pesquisas são fraudadas para beneficiar o ladrão.
Onde vamos para com esse STF, TSE ?
Insegurança justiça um mau irresponsável.
Um escárnio esta decisão do Xandão
Basta q o MJ e a PF digam não ao carecão e continuem as investigações. Já passou da hora de alguém enfrentar esse cara q pensa q sozinho manda no Brasil. Não manda não! Onde estão a porra dos militares q não fazem um pio? Nunca vão falar nada? Estão dormindo sonhando com as aposentadorias? Estão contentes em bater continência para um comunista e socialista ladrão? Onde estão os bagos desses caras? Pq não botam seu sistema de inteligência para funcionar a acabam com toda essa m amanhã?
Será que a PF, MP pode, ou vai perde o seu poder ?
A canalhice agora ficou escancarada e presumo que vai ficar mais escancarada ainda.
Uma decisão que mostra claramente o temor de que se descubra algo que comprove uma conduta fraudulenta ou até criminosa no inquerito suspenso.
De longa data e com erros de 15 pontos percentuais ou + contra o Presidente Bolsonaro até o dia 1/10 me parece que não há mais conduta fraudulenta a descobrir: está escancarada.
Sinceramente, ao invés de se lançar luz no processo, procura-se esconder tudo. Assim, ao invés de confiança, o que sobra é mais desconfiança ainda. E ainda são acusados o ministro da Justiça e o CADE de procurar favorecer o PR. Sinal que o que se procurar, se acha.
Se alguém ainda tinha algum resquício de dúvida…