O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, censurou reportagem do portal O Antagonista e determinou que o veículo remova conteúdo “sabidamente inverídico”, segundo o qual o chefe do PCC Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, declarou preferência de voto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência. A pena estipulada em caso de descumprimento da decisão é de R$ 100 mil por dia.
A decisão foi publicada na manhã deste domingo, 2. A censura de Moraes também se estende à Jovem Pan, aos perfis nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus filhos, Eduardo Bolsonaro (deputado federal) e Flávio Bolsonaro (senador), a perfis de outros aliados do presidente do presidente, como a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O jornalista Silvio Navarro, da revista Oeste, também foi citado na decisão de Moraes.
“A divulgação de fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do pré-candidato a organização criminosa, indicando suposto apoio explícito do PCC à sua campanha, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa, na linha da jurisprudência desta corte”, disse Moraes.
“É preciso ressaltar, ainda, que situações similares, nas quais também se observou indevida manipulação de narrativa ou veiculação de fatos inverídicos visando a relacionar o candidato Luiz Inácio Lula da Silva já foram enfrentados e devidamente rechaçados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o que indica a reiteração de tal prática com o evidente intuito de comprometer a lisura das eleições”, afirmou na decisão.
O que diz a reportagem
De acordo com a reportagem, a Polícia Federal deflagrou em agosto a Operação Anjos da Guarda, que desbaratou um ousado plano de libertação de líderes do PCC, entre eles Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, transferido em março deste ano para uma penitenciária federal em Porto Velho. Os indícios do plano foram descobertos ainda no ano passado e a PF passou a monitorar as conversas entre Marcola, sua mulher Cynthia Giglioli da Silva Camacho e advogados.
Antes disso, em maio do ano passado, quando ainda estava no presídio da Papuda, em Brasília, segundo a reportagem, a PF captou outra conversa de conteúdo político entre Marcola e seu comparsa Cláudio Barbará da Silva. No diálogo, segundo relatório da polícia, o líder do PCC diz que “não dá nem para comparar” Lula e Bolsonaro.
A preferência dos criminosos por Lula como presidente é explicitada em outra conversa captada pela Polícia Federal entre Marcola e Esdras Augusto do Nascimento Júnior. “Se colocar um do lado do outro, o Lula é melhor que ele para nós. Se for analisar mesmo, jogar os dois numa sacolinha e balançar. Se abrir ela, você não sabe qual que é a merda que tá ali”, diz Esdras.
“Ah, mas… para nós o Bolsonaro é pior (…) O Lula é ladrão mesmo, pilantra entendeu… só que é o seguinte, irmão. Essa fita do Covid mesmo, o Bolsonaro deu uma mancada. Bolsonaro é parceiro da política, da milícia. Cara é sem futuro. O Lula também é sem futuro, só que entre os dois, não dá nem para comparar um com o outro“, responde Marcola.
E completa: “Todo mundo sabe que o Lula é ladrão. Tem que sair fora mesmo desse arrombado aí (Bolsonaro). Ele e os filhos dele.”
Esdras diz ainda que, se Lula ganhar, “vai dar uma embaçada nesses filhos dele”. “Vai mudar a (Polícia) Federal, mudar o jeito dele, fazer o tabuleiro dele. Vai embaçar mesmo na vida do Bolsonaro e da família dele.”
De nada adianta esse ato de condenação uma vez que a notícia já se espalhou como rastilho de pólvora. Muito pelo contrário, ele dá maior credibilidade aos fatos narrados.
Perdão, senhor censor. Expressões neoconstrutivistas não estão ao meu alcance. Mas se um sábio diz que – seja lá o que for – é “sabidamente inverídico” que eu me recolha ao mestre Ortega Y Gasset para que corrija este meu “barbarismo intelectual”. De qualquer forma imagino que de acordo com artigo 5º da CF inciso XXXXIV não serei castigado. Ou devo usar o bule maior para o café da boa vontade…
Afinal, Marcola apoia ou não apoia Lula. E quando o advogado Alexandre de Moraes entra na história, e na condição de ministro – com sua puta caneta, cheia de tinta – ameaça punir com 100 paus quem revelar este – o quê, mesmo – “sabidamente inverídico”.
Com certeza, em nome lisura da sua emissora, William Boner poderia conversar com nosso notável fora-da-lei.
E se Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola confirmar que seu voto e se seu bando vai para o maior corrupto da história pátria? Afinal, sua mãe e seu pai deram este nobliárquico nome imaginando que sua vida seria honesta, que guardasse fidelidade aos seus. E se este baluarte do crime não queira acompanhar Ciro e Simone no plimplim da urna. E se ele achar que 13 é um número lazarento…
Mas o advogado que já trabalhou para bandidos, hoje ministro diz que “houve indevida manipulação da narrativa para prejudicar Lula”. Será que esta foi a intenção do boquirroto?
Que narrativa é esta?
Por que alguém afeto ou desafeto do prisioneiro mais famoso do país – já que Lula perdeu este destaque, quando o liso e leso ministro Fachin, pediu desculpas aos “seus pares” informando-lhes que o julgamento do corrupto e lavador de dinheiro não poderia ter sido julgado em Curitiba, depois em Porto Alegre e depois no Superior Tribunal de Justiça.
E onde teve, nessas instâncias confirmada e até aumentada sua pena, que hoje estaria em 20 anos de cana.
Esse aprendiz de ditador só faz esses desmandos por ter o senado um banana cúmplice na presidência daquela ratoeira.
O Alexandre de Moraes é presidente do Tribunal Superior Eleitoral, não do Supremo Tribunal Federal; pelo menos nos registros oficiais.
Sou aqui de Minas e fica difícil entender como os mineiros saem de casa para votar em Nicolas ferreira para deputado federal com 1,4 milhões de votos, para votos em Cleitinho para senador 41% dos votos, e em zerado para governador eleito em 1°turno, e aí por uma força estranha e zero de coerência votam no Lula? Tem coisa estranha aí! Hoje o verde é amarelo predominaram aqui na minha cidade mas eu devo estar louco ou sonhando… espero que as forças armadas agora comecem a realização a apuração da apuração do votos, porque esta história está muito mal contada!
*Romeu Zema para governador.
Moraes mais uma vez defendendo o criminoso.
Parece qud esse vagbundo censurou também o Bill, muié do Bill e o fio do Bill.
Com certeza deve ter fica p da vida com seu comparsa.
O VAGABUNDO do PCC ataca novamente. Barroso, Fachin e Moraes são o maior atraso do STF. Não que os outros 8 sejam lá grande coisa. Era muito novo, mas lembro que o regime militar aposentou compulsoriamente alguns dos vagabundos do STF. Moraes deveria ser preso, mas Fachin e Barroso responderem processo criminal. Isso não é um país sério.
My dream is… Ver esse Cara enjaulado.
Se fosse a Bolsonaro quem sabe a gratificação seria de 100 mil.
Filho da Put@, nosso Presidente Ganhando a casa dele vai cair e essas censuras não terão adiantado de nada !!!
O alexandre de moraes mais uma vez inovando: agora criou o crime de TRUE NEWS.
Tem medo de ser envolvido?
Não adianta censurar a matéria, a notícia sobre a censura vai circular.
Essa elite socialista ainda não entendeu como funciona a internet – graças a Deus.
Observação perspicaz.
Ninguém controla a internet e até eles entenderem isso já vamos ter reeleito o Bolsonaro para Presidente do Brasil.
O Padre Kelmon pode até ser fake mas o Corrupto é verdadeiro
Alexandre de Moraes tentando tampar o Sol com a peneira.
A verdade sempre prevalece.
Que prova ele apresentou para afirmar que a matéria sobre o apoio de seus antigos clientes foi inverídico ?
Me parece mais que foi mandado a cumprir uma ordem de alguém.
Quem seria esse alguem ?
Tá com medo do que? Bandido vota em
Bandido e bandido da proteção ….
Todos sabem que a bandidagem vota no luladrão! Nem precisava divulgar isso.
Por quantas vezes nos últimos anos alguns membros (e ex-membros) dessa (decadente) publicação censurada endossaram – até com grosserias, como as promovidas por diogo maisnada- medidas absurdas contra Bolsonaro e seus apoiadores?
O vizinho foi levado. E agora chegou seu dia. Entenderam, cretinos?
É a gangue sempre jogando junto Xandão , determinado a quebra de regras a cada instante da partida , proteção total ao grande capo , Inaceitável e Inacreditável 🤔
“O Sancta Simplicitas”
Até o nome desse pseudo-ministro é enganoso. Ele deslustra sua origem: “Aleksandria”, cujo grande Farol orientava os navegadores, e sua Biblioteca era um dos maiores centros culturais Helenísticos do Mar Mediterrâneo, e Capital do Egito…
O antagonista será incluído nos inquéritos das FakeNews e dos atos anti-democraticos!
Ato imoral ou atos imoraes. Se a gravaçao existe, feira pela Polícia Federal, não é inverídica coisa nenhuma. Se quem fizer fake news vai preso, temos que prender esse senhor.
“”Sabidamente inverídica”” ??? É um vídeo!!! Credibilidade zero!
Moraes só confirma a alcunha que lhe foi dada! Xandão do PCC!
Muito pior do que a Censura do Xerife e ver um Bandido concorrendo ao cargo de Presidente da República.
Xandão e o seu “Ministério da Verdade”…
Onde chegamos….é surreal ver a ditadura que o STF tá fazendo….
Onde chegamos….e incrível ver que isso a ditadura do STF tá fazendo….nunca imaginei há 30 anos quando iniciei o curso de direito que veria um absurdo deste…..
Abaixo a ditadura.