Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República, afirmou durante a sabatina ao Jornal Nacional (JN) na noite desta quinta-feira, 25, que a Operação Lava Jato cometeu equívocos que a fizeram ultrapassar os limites da investigação para a política. Lula, ex-presidente da República, foi o terceiro candidato entrevistado na série de sabatinas realizadas pelo telejornal.
“A Lava Jato ultrapassou o limite da investigação e entrou no limite da política. O objetivo era o Lula. Eu quero voltar a presidente da República e qualquer hipótese de uma pessoa cometer crime que ela seja investigada e julgada”, disse o candidato.
O âncora do jornal, William Bonner, iniciou a sabatina de 40 minutos de Lula questionando sobre os casos de corrupção envolvendo os ex-governos do petista, sobretudo com relação aos escândalos da Petrobras.
Lula admitiu ter havido corrupção na Petrobras: “Você não pode dizer que não houve corrupção se as pessoas confessaram”, disse Lula, em relação aos escândalos na Petrobras durante os governos petistas.
Bonner questionou como Lula faria para que casos de corrupção não se repetissem em um eventual futuro governo, mas ele não respondeu o que pretende fazer para evitar novos escândalos em caso de vitória.
“A corrupção só aparece quando a gente permite que seja investigada. A gente lutou contra o crime organizado, contra a lavagem de dinheiro, criamos o Coaf e colocamos o CAD a combater os cartéis, além do que a Polícia Federal recebeu mais liberdade que em qualquer outro momento na história. Só existe uma possibilidade de alguém não ser investigado, que é não cometer crime”, disse o petista.
O candidato do PT à Presidência da República criticou as decisões do ex-juiz Sérgio Moro, que foi responsável pela sua condenação na operação Lava Jato. Lula ficou preso em Curitiba por mais de dois anos. Entre 2017 e 2019, o ex-presidente Lula foi condenado, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, em três instâncias, julgado por nove juízes, mas em 2021 teve as sentenças anuladas por Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão de entendimento de erro processual por incompetência de foro. Em janeiro deste ano, a 12ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal arquivou ação contra Lula, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal.
Em junho de 2021, o STF considerou Sergio Moro parcial no caso do triplex e anulou também aquela condenação. O entendimento sobre a parcialidade se estendeu a outros processos e todas as ações voltaram à estaca zero.
Durante a sabatina, Lula evitou se comprometer com uma futura indicação do Procurador-Geral da República, mas afirmou que irá manter a indicação por meio da lista tríplice, como foi feito nos seus governos anteriores.
“As medidas estão colocadas. Eu poderia ter procurado um procurador engavetador, eu não fiz isso. Eu podia ter escolhido que a Polícia Federal tivesse um delegado que eu pudesse controlar, eu não fiz. Vamos continuar a criar mecanismos para a investigar qualquer delito na máquina pública. Eu poderia fazer decreto de 100 anos, que está na moda agora e nada ser apurado. Mas a corrupção só aparece quando você governa de forma republicana”, disse o candidato.
As sabatinas
Um sorteio em 1º de agosto definiu Bolsonaro como o primeiro candidato a ser entrevistado pelo Jornal Nacional, no estúdio da Globo no Rio de Janeiro. O Jornal Nacional começa às 20h30, e as entrevistas com os presidenciáveis devem durar 40 minutos, com condução dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos.
Segundo a Globo, foram convidados, além de Bolsonaro, os outros quatro candidatos mais bem colocados em pesquisas de intenção de voto. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) vão estar nos estúdios do Jornal Nacional para ser entrevistados por Bonner e Renata Vansconcellos.
boner, renata e lula, três FDPs que se igualam. Um, ladrão com firma reconhecida; outros dois, babões, sem caráter, idiotizando-se sempre e cada vez mais. Pior, tem gente que gosta. Vá ver, estão na folha de…
Lula continua dando tapinhas carinhosos na cara de jornalistas magistrados professores vira latas como sugeriu o Coppola
Eu achei excelente, pois a globo finalmente está batendo aqueles últimos preguinhos em seu próprio caixão. Entraremos 2023 com a esquerda bastante diminuída e o ícone da imprensa antiga praticamente acabado. O lado bom disso, é isso.
Foi uma vergonha. Os apresentadores fizeram campanha para lulladrao. Acusaram a pgr, falaram em interferencia na pf e nao perguntaram sobre as condenações em 3 instancias, o sitio o triplex odebrecht oas dinheiro para as ditaduras de esquerda em cuba venezuela angola e o calote q o brasil levou…a globolixo e os 2 apresentadores esquerdopatetas dessa vez se superaram em materia de parcialidade. Triste a materia nao citar nada disso.
REDE ESGOTO . . .QUANTO É O PROGRAMA? BEIJA ? @N@L ?
Depois do término da entrevista, continuo no ar. Nada sobre o AEROLULA
Hoje foi o SEPULTAMENTO do jornalismo da Globe. Já era!
A DIREITA é desorganizada. Deu audiência pro Ladrão, que vai usar isso ao seu favor.
Era tudo que o Bonner queria, atrair a audiência dos eleitores do Bonoro e conseguiu.🙄🤦♀️
Nojo….
Admite? O cara foi o maior ladrao da história desse país, trilhões foram desviados é o cara vem e fala que ainda admite de leve, critica a lava jato, esse bandido tá de brincadeira com a nossa cara🤡🤡🤡🤡
Palhaçada
UM FARSANTE, BANDIDO E FILHO DE PUTA,
que sobrevive solto porque o “mecanismo” concluiu que temos de ser persistentes e determinados.
Só se iguala a:
1. JOSÉ SARNEY e sua ascendência e descendentes.
2. PAULO SALIM NSLUF e sua ascendência e descendentes.
3. ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES e sua ascendência e descendentes.
4. FERNANDO COLLOR DE MELLO, rede globolixo, seus descendentes e ascendência.
5. EDSON LOBÃO e sua ascendência e descendentes
6. JOÃO ALVES FILHO e sua ascendência e descendentes
7. OLAVO SETÚBAL e seu banco Itaú, sua ascendência e descendentes.
8. GERALDO ALKMIN, Lula, FHC e toda a corja QUE ATUALMENTE ESTAMOS VARRENDO DO MAPA DA AMÉRICA DO SUL.
Sai desgraças!!!
Logo no início da entrevista, estou assistindo a JP agora, Luladrão deu 2 tapinhas no rosto do MPF.
NUNCA MAIS SERÁ TUDO DOMINADO, não na frente do grande público
Sabatina ou encontro entre comparsas?? Se encontram para tratar de repasses da verba de publicidade? Só que, o alcoolatra continuará aonde está ao lado da Canja…
Kkkkk… “Canja”….
Estava assistindo a Live do Bolsonaro na mesma hora.
Sem novidade com o ex-presidiário, a mentira o acompanha desde o berço.
Total picaretagem! Deixaram o Lula ladrão falar o que quiser, ao contrário do que fizeram com o Presidente. Joguinho de bola de meia, canalhas !
Para mim este cara é um safado, corrupto, corrptor, ladrão. Bandido. Assaltante do Brasil. Ladrao do povo. Luladrao.
SAFADO!!!
PICARETA!!!