Na semana passada, a campanha do Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para censurar a Revista Oeste e outros veículos de imprensa. Os petistas solicitaram que o Twitter “cumpra” o “termo de cooperação” firmado com a Corte Eleitoral para impedir a divulgação de “mentiras” nas eleições deste ano. O partido informa ter identificado uma rede de 34 perfis, incluindo figuras públicas, jornalistas e veículos de comunicação. Na petição, contudo, não foi apontada uma única reportagem de Oeste ou publicação em redes sociais que contenha fake news. Poucos dias antes, o alvo da censura foi o jornal Gazeta do Povo. A história é o tema do artigo de capa desta edição, assinado por J.R. Guzzo.
A pedido do PT, o ministro Paulo de Tarso Sanseveriano, do TSE, determinou que Twitter e Facebook removessem 31 postagens que mostram o apoio de Lula ao ditador de extrema esquerda da Nicarágua, Daniel Ortega. A censura judicial atingiu em cheio um tuíte do jornal, de 22 de setembro, com a notícia segundo a qual o regime de Ortega, apoiado por Lula, havia cortado o sinal do canal de notícias CNN naquele país. Todas as informações publicadas pela Gazeta são verdadeiras.
Ao TSE, a campanha de Lula argumentou que as postagens promoviam “reiterada campanha difamatória” contra o petista, “com o objetivo de incutir no eleitor a ideia de que ele persegue e ameaça cristãos, assim como Daniel Ortega”. “É falsa a narrativa de que Lula apoia esse regime”, juraram os advogados do ex-presidente, que já fez declarações públicas referindo-se à amizade que tem com o ditador — as fotografias dos dois juntos corroboram as falas. Lula também manifestou-se a favor de Ortega ficar no poder por um longo período de tempo, “como os primeiros-ministros europeus”.
“Nosso cliente jamais demonstrou qualquer tipo de apoio ao regime da ditadura”, sustentaram os advogados de Lula. “Os representados divulgaram conteúdo gravemente descontextualizado, buscando propagar fato sabidamente inverídico de que o ex-presidente apoiaria medidas autoritárias do presidente Ortega.” Segundo a defesa, Lula “sempre pautou sua atuação de modo a respeitar a liberdade de crenças e religiões”. Por fim, a campanha do PT disse que agências de checagem “desmentiram boatos” de que Lula censuraria padres, pastores e ameaçaria igrejas.
Na decisão, o ministro Sanseveriano argumentou que os posts têm “conteúdos manifestamente inverídicos em que se propaga a desinformação de que o candidato Lula defendeu a invasão de igrejas, perseguiria os cristãos, bem como apoiaria a ditadura da Nicarágua”. Na parte em que pediu a remoção da postagem da Gazeta do Povo, a coligação de Lula alegou que o jornal tentou “induzir ao pensamento de que o petista compactua com a ditadura”. “As publicações referidas buscam associar que o candidato Lula apoiaria veementemente um regime autoritário e que persegue cristãos, o que sabiamente é uma inverdade”, disseram os advogados de Lula. Nem a postagem nem a notícia publicada pelo jornal, contudo, airmam que o ex-presidente perseguiria cristãos, caso fosse eleito.
Em nota, Ana Amélia Cunha Pereira Filizola, diretora da Gazeta do Povo, criticou a decisão do ministro do TSE, que ainda vai a plenário. “Derrubar conteúdos verdadeiros, e perfeitamente verificáveis, é prática de ditaduras”, observou. “A decisão, no entanto, reacende a nossa vontade de continuar lutando para que a liberdade de expressão seja totalmente restabelecida no Brasil.” Além do jornal, o TSE intimou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins, o deputado federal Paulo Martins (PL-PR), o ex-secretário nacional de Cultura e deputado eleito Mario Frias (PL-SP), o deputado estadual Tenente Nascimento (Republicanos-SP), além de jornalistas e comentaristas políticos, como Rafael Fontana, Leandro Ruschel e Kim Paim.
O jurista Ives Gandra da Silva Martins lembrou que Lula e o PT sempre apoiaram os irmãos Castro, em Cuba, Daniel Ortega, na Nicarágua, e Chávez e Maduro, na Venezuela. “Não é mentira que Lula sempre apoiou os Castros, Ortega, Chávez e Maduro”, observou. “As notícias podem ser apresentadas de forma diversa, o que não pode é serem falsas.”
Segundo Vera Chemim, advogada constitucionalista e mestre em Direito público administrativo pela FGV, a decisão judicial de censurar a Gazeta do Povo “atropelou o direito constitucional de comunicação previsto no Inciso IX do Artigo 5º da Constituição, em que se garante a livre expressão, independentemente de censura ou licença”.
A decisão do TSE também violou, de acordo com Vera, o artigo 220 da Carta Magna, que estabelece que “a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação não sofrerão restrições”. Vera ressaltou ainda que o parágrafo primeiro do artigo 220 determina que “nenhuma lei poderá impedir a plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação.”
Para a especialista, o ex-presidente Lula poderia entrar com uma ação civil, de indenização por supostos danos morais e materiais, e até conseguir um direito de resposta, mas não censurar a publicação.
O jurista Dircêo Torrecillas Ramos, membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas, afirma que houve violação do Inciso XIV do Artigo 5º da Constituição. “Todos têm direito de informar e de ser informado”, disse o jurista. “Além disso, o argumento do PT é completamente insatisfatório, porque a diretora do jornal afirma que os conteúdos são verdadeiros e verificáveis. Se o TSE permitir essa censura, vai abrir um precedente para outros veículos.”
Os disparos do PT em outros alvos para manter o jornalismo sob censura
Menos de uma semana antes do ataque à Gazeta do Povo, a ofensiva jurídica de Lula conseguiu uma vitória contra o site O Antagonista. A pedido dos advogados do petista, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, mandou tirar do ar uma reportagem com um áudio, mais transcrição, de falas de Marcola, chefe do Primeiro Comando da Capital (PCC). Neles, o líder da facção criminosa declara preferir Lula a Bolsonaro, na Presidência da República.
“Ah, mas para nós o Bolsonaro é pior”, disse Marcola, no áudio, em conversa com Esdras Augusto do Nascimento Júnior, um dos líderes do PCC. “O Lula é ladrão mesmo, pilantra entendeu. Só que é o seguinte, irmão, essa fita do covid (sic), o Bolsonaro deu uma mancada. Bolsonaro é parceiro da política, da milícia. Cara é sem futuro. O Lula também é sem futuro, só que, entre os dois, não dá nem para comparar um com o outro.” Júnior responde que, “se colocar um do lado do outro, Lula é melhor para nós”.
Moraes entendeu que a reportagem divulgou um “fato sabidamente inverídico”, que teria “grave descontextualização” e finalidade de vincular a figura de Lula à organização criminosa, sugerindo suposto apoio explícito do PCC à sua campanha. “Parece suficiente para configurar propaganda eleitoral negativa, na linha da jurisprudência desta Corte”, sustentou Moraes. Em nenhum momento, o magistrado põe em dúvida a autenticidade da gravação. Moraes afirmou que, no áudio, Marcola não declara, explicitamente, voto em Lula, como informou a manchete. A decisão de Moraes afetou a rádio Jovem Pan e o presidente Jair Bolsonaro, que foram intimados a remover o conteúdo.
Semanas antes desse episódio, Moraes proibiu qualquer postagem associando Lula ao PCC. Isso porque a defesa do petista acionou a Corte contra “fake news” nas redes sociais. Tudo começou com uma reportagem da revista Veja com trechos da delação premiada do lobista Marcos Valério, conhecido pelo escândalo do Mensalão. Segundo Valério, o PT manteve relações estreitas com o PCC por muitos anos.
Valério revelou que Ronan Maria Pinto, empresário do ramo dos transportes, chantageava o então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para não revelar o segredo que comprometeria o partido: a existência de um esquema de arrecadação ilegal de recursos para financiar os petistas. O publicitário disse que soube da suposta chantagem contra Lula depois de conversar com Sílvio Pereira, então secretário-geral do PT. O depoimento do lobista aproximou ainda mais Lula da morte do ex-prefeito Celso Daniel.
Com a decisão, Moraes censurou 16 perfis ligados ao presidente Jair Bolsonaro, entre parlamentares e apoiadores que compartilharam a reportagem, o canal no YouTube Política Brasil 24 horas e dois veículos de comunicação independentes: Jornal da Cidade e Jornal Minas Acontece. Estranhamento, a revista Veja, que publicou a notícia em primeira mão, foi poupada da ira do presidente do TSE.
Além de matérias jornalísticas, o PT também demonstrou ter força contra as pesquisas eleitorais. Em agosto deste ano, a legenda conseguiu censurar um levantamento do Datafolha na Bahia. Com a censura de um juiz de primeira instância, a rádio Metrópole, contratante da pesquisa, publicou apenas as informações relacionadas a governador e a senador, visto que o magistrado impedira a publicação de dados para presidente.
Conforme o PT, o estudo estava “eivado de inconsistências” e alegou que houve “indução ao erro” nas questões dirigidas aos eleitores, que poderiam levá-los a equívocos. A legenda sustentou ainda que a pesquisa informou no registro que serão mensuradas as intenções de voto para governador e senador, e que foram incluídas erroneamente perguntas sobre a disputa para a Presidência. O Grupo Folha recorreu e venceu na segunda instância.
Ativismo judicial
A censura a veículos de comunicação que desafiam o poder do establishment não é de hoje. Além de comandar o TSE, o ministro Alexandre de Moraes conduz um inquérito inconstitucional no Supremo Tribunal Federal (STF) que tem investigado e prendido pessoas que criticam a atuação da Casa. Ao mesmo tempo, o procedimento serve para blindar ministros do STF em outros flancos. Em abril de 2019, Moraes censurou O Antagonista e a Revista Crusoé em razão de uma reportagem que citava o então presidente do STF, Dias Toffoli.
De acordo com o texto, a defesa do empresário Marcelo Odebrecht juntou em um dos processos contra ele na Justiça Federal em Curitiba um documento no qual esclareceu que um personagem mencionado em email, o “amigo do amigo do meu pai”, era Dias Toffoli, que, na época, era advogado-geral da União. No e-mail, Marcelo tratava com o advogado da empresa, Adriano Maia, e com outro executivo da Odebrecht, Irineu Meireles, sobre se tinham “fechado” com o “amigo do amigo”. Não há menções a propina. Alguns dias depois, Moraes reverteu a censura.
À época, poucos veículos de comunicação da grande mídia noticiaram o caso de censura. O comportamento se repete agora, com a Gazeta, a Oeste, O Antagonista e perfis nas redes sociais.
Como lembra a Carta ao Leitor desta edição, tais episódios evocam a advertência famosa do teólogo alemão Martin Niemöller: “Primeiro, os nazistas vieram buscar os comunistas, mas, como eu não era comunista, eu me calei. Depois, vieram buscar os judeus, mas, como eu não era judeu, eu não protestei. Então, vieram buscar os sindicalistas, mas, como eu não era sindicalista, eu me calei. Então, eles vieram buscar os católicos e, como eu era protestante, eu me calei. Então, quando vieram me buscar, já não restava ninguém para protestar”.
Quando um veículo de mídia utiliza de má fé para ludibriar os leitores deve ser punido sim. E é responsabilidade das plataformas coibir esse tipo de prática. As plataformas devem criar mecanismos com bases sólidas em agências de checagem diversas para poder classificar o que é “fakenews” e banir seus propagadores. Liberdade de expressão é intrinsecamente ligada á responsabilidade. Fico triste em saber que esta revista usa desses subterfúgios para obter likes, notoriedade e/ou vantagem políticas. Perderam uma leitora.
INTERESSANTE, LULA BATEU PALMAS PARA O VEREADOR DE CUTITIBA QUE INVADIU IGREJA…
Não temeis, essa é a hora de expor mais verdades sobre a organização criminosa que assolou o país nas mãos do PT e PMDB.
Que tal relembrar aos brasileiros os detalhes da operação Lava Jato e todos os seus envolvidos ?
Cá entre nós, quem é esse BESTA QUADRADA? Alguém até agora tinha ouvido falar nesse tal de Sanseverino?
É mais outro canalha aparelhado pelo Carniça Maldito ( ou então pela Cadáver Insepulto que queria estocar vento. Nada mais está fazendo além de querer agradecer ao empreguinho perpétuo.
O Presidente Bolsonaro vai se reeleger e com o Senado renovado os dias dessa corja de vagabundos estarão contados
Dica ao STF e TSE, deem uma boa olhada nos senadores eleitos, tic tac tic tac, 2023 vem aí, ainda bem.
Pt junto com tse e stf querem calar o Brasil ….bandidos
Olhem o nível de sofisticação na bandidagem que Lula e PT estão chegando! Nós, que presenciamos a roubalheira e corrupção do governo petista, tão bem organizada para o mal, onde até se tinha o apelido à Lula de Ali-Babá e seus quarenta ladrões (foram muito mais que isto), temos o dever moral de exterminar, extirpar esses males de vez. Afinal o Brasil é nossa pátria, um legado direto da Europa.
Vai ser Bolsonaro no 2º turno! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷👊
O tse, Crystian Costa, parece que está à serviço do facínora. A esquerda pode falar e postar o que bem entende, mas se for Bolsonaro…
Lamentavelmente a nossa justiça também pende para um lado, assim como as pesquisas “encomendadas”, sempre do lado esquerdo.
Querem calar a imprensa, falar que Marcola apoia o ex-presidiário ou tocar no assunto Celso Daniel, nem pensar, a Senadora Mara Gabrilli que o diga.
Haja Paciência, o brasileiro de bem, tá lascado.
Crystian, meu Twitter com quase 100 mil seguidores, já era, o Twitter, Instagram, Facebook, parece que optaram por um lado, o lado da censura, do crime, das invasões, da intolerância religiosa, das drogas, enfim… escolheram o lado da ESBÓRNIA. Só a Reeleição de Bolsonaro salvará o Brasil do caos e teremos um congresso bem melhor para ele e Paulo Guedes administrarem, com os novos eleitos.
O Brasil tá nessa situação só por um fato, aquele que fez os crimes, provados e julgados em 3 instâncias voltar ao início, depois de mais de 5 anos, “EUREKA”, Curitiba ñ era o lugar correto.
Provas, delações, filmagens, depoimentos, devolução de dinheiro roubado, não servem para a justiça, mas uma foto de radar é prova cabal e toma-lhe multa.
São dois pesos e duas medidas que se diz ????
Há um aspecto interessante nas constantes violações da Constituição Federal por parte dos ministros do STF que é o seguinte. Se os despachos deles são inconstitucionais mas são obedecidos pelos outros poderes, Legislativo e Executivo, principalmente o executivo, tal obediência não os torna cúmplices do STF ?
Quando Bolsonaro voltou atrás na nomeação de um diretor da PF, por exemplo, curvando-se em obediência à uma ordem inconstitucional isso não o colocou como violador da Constituição e cúmplice de quem deu a ordem ? Afinal era, e ainda é, prerrogativa constitucionalmente privativa dele nomear o diretor da PF e a meu ver Bolsonaro violou a Constituição duas vezes naquela situação e foi a patir dalí que os togados subiram no pescoço dele.
Ainda não ví explicarem porque cargas d’água a PF obedece ordens ilegais, Alexandre de Moraes chamaria fogo do céu sobre a nossa cabeça ?
Essa submissão inconstitucional e ilegal, essa sujeição do presidente Bolsonaro ao STF, é o meu único descontentamento com o presidente.
Para se ver como a República ainda não dispõe de poderes suficientes para exterminar esse poder da esquerda. Mas chegaremos lá e, quando chegarmos, teremos a voz final. Brasil e Bolsonaro, juntos! 🇧🇷
É fácil falar da Constituição e da Bíblia sem lê-las, mas não muda o fato de ser apenas uma invenção.
Hoje o chamado Consórcio liderado pelo Grupo Globo e Folha aplaudem algo que não vai melhorar o ambiente de negócios para ambos. Mas logo essa censura os atingirá em seus corações e aí vão pregar união da mídia. Mas informo que será tarde demais ! Por isso é imperativo Bolsonaro reeleito. Chefe do Poder mais importante e que pode medir forças com os cretinos que estão usurpando nossas liberdades de forma nem tão silenciosa assim.
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
O sistema é Lula.Acho que quanto a isso não resta a menor dúvida.Portanto,fará de tudo pra recolocar o descondenado no local do crime.Se Bolsonaro vencer,Lula está acabado.O PT está acabado.A esquerda está acabada.Então,imaginem o desespero dessa gente.
Nem creio que o sistema queira Lula, ele quer é Bolsonaro fora. Alckmin não é tolo, está ali por algum motivo. Caso de vitória de lula este não completa um ano naquela cadeira.
Esta é a minha esperança.
GADO💚💛 🇧🇷 X embriagado 🔴🚷
Acuse-os do que você é, faça o que você acusa os outros de fazer!
A esquerda vive da e na mentira, não se pode esperar outra coisa desses seres asquerosos e repugnantes!
Mas nem durante o regime militar tivemos uma censura que se comparasse a isto, nem de longe.
Aliás, foi isto que tentou-se evitar em 1964. Mas não, passaram-se alguns anos e deram anistia à corja inteira, foi um erro pelo qual temos pago há mais de 30 anos e pelo visto continuaremos a pagar.
Aguardem só, teremos em breve uma Nicarágua elevado ao cubo por aqui se o molusco conseguir se eleger.
Tudo na vida tem LIMITES…
Passou da hora do pessoal da direita também fazer o mesmo com relação as mentiras diárias da VELHA imprensa…
É vergonhoso o que estes representantes da justiça fazem, Censurar uma notícia verdadeira.digo representantes da justiça porque juiz seria um termo aplicado para quando se é justo;, e não se é justo quando se tende a proteger um lado e denegrir o outro.E o pior de tudo ,Dizem que é para proteger a democracia.Que “democracia” ? A do lula ? Do maduro ?de cuba? Os cidadãos deste pais não precisa que suas “excelência ” os obriguem a seguir suas preferências.Todos são iguais perante a lei , é o que diz a constituição.
Tenho 74 anos, sou pai e avô e concordo que o nosso futuro estará extraordinariamente melhor se o presidente Bolsonaro vencer as eleições!
Debate: “As perguntas que não podem faltar”
Bolsonaro pergunta ao Ex presidiário:
1) Explique-nos o que afirmou a vice Gabrilli da chapa Tebet, que hoje é tua aliada, e que o Brasil todo ouviu e quer saber, sobre você ter financiado a morte de Celso Daniel, pelo fato de ele ter descoberto os milhões desviados pela máfia dos transportes no ABC paulista em prol do PT.
2) Você já andou dizendo nos bastidores que irá trazer de volta, ex bandidos condenados, que comprovadamente surrupiaram os cofres do país. Nomes como José Dirceu, Mantega, João Vaccari Neto, Delúbio, Paulo Roberto Costa, etc. Estes são os nomes que você insiste em esconder da sociedade brasileira e que eventualmente estarão juntos contigo?
3) Quando você em seu governo, financiou com dinheiro do BNDES, o Metro de Caracas, do ditador Chaves, ao custo de U$$ 108 milhões de dólares, valor este apontado no contrato e com participação integral da construtora Odebrecht, o Brasil obteve o quê de garantia? Sabemos que a Venezuela jamais devolveu os valores. Sendo que BH, dentre outras capitais brasileiras, até hoje não contam com Metrô.
4) Um acordo feito entre você e o presidente da Bolívia, ditador Evo Morales, causou um prejuízo de 872 milhões de reais aos cofres da Petrobras, de acordo com o balanço da nossa estatal em 2007. Acordo este que, sabemos seria para produção de um tal “gás Rico”. Novamente a empresa Odebrecht está na cena. Explique-nos o que é este tal gás rico e quanto a Bolívia devolveu por este financiamento? Sendo que o calote, veio na tomada na mão grande, quando Evo estatizou todas empresas internacionais que estavam em solo boliviano.
***********************************************************************************
Mãos a obra senhores marqueteiros, fujam das questões fáceis que todo o Brasil já conhece, como PT e Aborto, PT e Narcotráfico, PT e Foro de SP, PT e soltura de bandidos, PT e Sexualização precoce e erotização infantil, PT e ideologia de gênero, PT e fechamento de igrejas e templos, etc.
Esses ministros do TSE não tem vergonha na cara apoiar um ladrão como o Lula. Hão de pagar caro por isso.
Isso tende a se agravar daqui para frente. Se o ladrao ganhar adeus liberdade de expressão.
O problema que os advogados diz uma coisa, mas o Lula ladrão em seus discursos diz outra. Como por exemplo, agora estou mais maduro, mais maduro, com sorrisinho irônico, ninguém é burro, o que entendemos que será um ditador como o maduro na Venezuela. Diz que irá colocar os pastores em seus devidos lugares, eu entendo que pastores não poderão expressar suas opiniões. Então, Bolsonaro 22!