Pelo menos oito capitais do país vão oferecer transporte público gratuito neste domingo, 2, no primeiro turno das eleições nacionais. Outras localidades também vão contar com operações especiais para ajudar a circulação de eleitores.
Acompanhe em Oeste, a partir das 17h30 de domingo, a apuração de votos em todo o Brasil.
Entre as capitais, contarão com transporte público gratuito Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís.
No Rio de Janeiro, a prefeitura suspendeu a cobrança de passagens nos ônibus comuns e do BRT entre 6h e 20h do domingo. A medida foi anunciada pelo prefeito Eduardo Paes por meio das redes sociais.
Outras capitais não contarão com gratuidade, mas se planejaram para oferecer frota maior ou esquema diferente do normalmente empregado aos domingos. Neste grupo estão cidades como Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Recife e São Paulo.
Na última quinta-feira 29, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou um pedido de obrigação de gratuidade para o transporte público no país no domingo. No entanto, o magistrado determinou que o serviço urbano seja mantido em níveis normais de operação nos dois turnos das eleições.
Leia também: “Pequenos partidos, grandes negócios”, reportagem de Artur Piva na Edição 132 da Revista Oeste.
200 milhões em ação / Pra frente Brasil do meu coração / Vamos todos juntos pra frente Brasil salve o Capitão /