Durante da sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira, 27, o ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte Eleitoral, reafirmou que o TSE não é o responsável por distribuir as propagandas eleitorais.
“Não é, nunca foi e continuará não sendo responsabilidade do TSE distribuir as mídias de propaganda eleitoral e fiscalizar rádio por rádio em todo o país para ver se estão transmitindo as inserções dos candidatos”, observou Moraes.
O ministro ainda destacou que esse procedimento é de responsabilidade dos partidos, coligações e políticos. “Todos os partidos de boa-fé sabem, todos os candidatos de boa-fé sabem disso”, afirmou Moraes. “Se o partido não mandar, não há o que disponibilizar. Quem não fez assumiu um risco. É algo extremamente simples.”
Bolsonaro, inserções de rádio e Moraes
Na segunda-feira 27, os coordenadores da campanha do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), convocaram a imprensa para denunciar que algumas rádios no Norte e no Nordeste não estavam veiculando suas inserções (propagandas eleitorais), no segundo turno. Seriam cerca de 154 mil inserções que deixaram de ser veiculadas.
Na mesma data, a campanha de Bolsonaro então apresentou uma denúncia no TSE e, em seguida, a Corte Eleitoral solicitou provas específicas sobre as inserções. Na terça-feira 25, a defesa do presidente enviou alguns relatórios que comprovariam a irregularidade na transmissão das peças eleitorais, com uma lista de oito rádios que teriam deixado de veicular cerca de 700 inserções (em uma semana) do chefe do Executivo.
Na quarta-feira 26, Moraes indeferiu o pedido da campanha de Bolsonaro. Em decisão publicada no começo da noite, o presidente do TSE afirmou que não foram apresentados documentos que sustentem a fraude das rádios.
“Não bastasse essa alternância de pedidos genéricos, incertos e não definidos, os requerentes não trouxeram qualquer documento suficiente a comprovar suas alegações, escreveu o ministro. “Pois somente juntaram documento denominado de ‘relatório de veiculações em rádio’, gerado por uma empresa — “Audiency Brasil Tecnologia” — não especializada em auditoria e cuja metodologia não oferece as condições necessárias de segurança para as conclusões apontadas pelos autores, conforme se verificará adiante.”
Na decisão, Moraes afirmou que a empresa que fez a auditoria não é especializada no tema. Além disso, que os dados apresentados não podem ser chamados de provas.
Por fim, o ministro ainda encaminhou a decisão ao procurador-geral Eleitoral, a fim de que seja apurado o suposto “cometimento de crime eleitoral, com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana”. O ministro também envio a denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde será incorporado ao inquérito das fake news.
Esse cara perdeu definitivamente qualquer escrúpulo. Inclusive o de tratar a população brasileira como um ajuntamento de idiotas.
Partidos, candidatos e eleitores de boa fé, sabem que o TSE tem um candidato próprio , corrupto e corruptor.
Então se uma certa rádio mais de direita, ou uma cerato TV jovem, somente colocar a propaganda do Bolsonaro nada vai acontecer ?
Código Eleitoral (lei 4737/1965)
Art. 326-A – Dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, de investigação administrativa, de inquérito civil ou ação de improbidade administrativa, atribuindo a alguem a prática de crime ou ato infracional de que o sabe inocente, com finalidade ELEITORAL:
Pena – reclusão de 2 a 8 anos e multa.
Este facínora chocado nos ninhos do CRIME ORGANIZADO foi cevado e plantado para destruir a Democracia e o Estado de Direito. Para que facilitasse a marcha do “Narcosocialismo-globalismo” no nosso País! A ofensiva desta praga genocida. Que pretende um mundo mais enxuto através de um “grande RESET” Civilizatório. Mais adequado aos caprichos dos “Metacapitalistas” e das respectiva “BigTech”. Sofreu um revés perigoso para os idólatras do totalitarismo e o seu socialismo instrumental. Com a eleição do governo Bolsonaro e a sua “Revolução Moral” voltada para o homem-cidadão. Para a construção e aperfeiçoamento da sua qualidade de vida. O mundo, cidadão espera uma “centelha” oriundo de uma nova Canaã capaz de recuperar e alavancar a convivência digna e respeitosa oriunda de valores, principalmente judaico-cristão. Para fazer desmoronar mais uma onda temporal de desmonte e retrocesso evolutivo. Esses desviados e mentalmente perturbados são a “mão de obra” barata e servil do mundo das trevas! Precisam ser varridos da face da terra e devolvidos as suas origens espirituais nos umbrais mais sujos e degradados da consciência universal e do princípio inteligente. Mas, para que esse enfrentamento tenha resultados vitoriosos para a causa do bem. É preciso vigiar e combater! Cada vez mais acirradamente e feroz para que as “bestas” sejam encurraladas e neutralizadas. Pois, apesar do apoio e vontade do Criador, certos limites não devem ser ultrapassados para que prevaleça sempre, a “ORDEM” sobre o “CAOS”. Não devemos temer esses “Leões de Chácaras” que quando acuados fugirão “guinchando” com os “rabos entre as pernas”! Adsumus! Brasil acima de tudo! Deus acima de todos! Qi84.
Tem que explicar ao Moraes que o partido enviou as propagandas, fiscalizou, inclusive fez auditoria e enviou as irregularidades para o TSE, agora cabe a ele como presidente do TSE INVESTIGAR as denúncias! Simples assim! Se ele não entendeu é só desenhar!
Paulo, este indivíduo hoje travestido de tiranete de plantao não irá investigar a denúncia porque age continuamente má fé e direcionado por motivos inconfessáveis.
Não adianta desenhar. Domingo teremos a resposta firme das pessoas de bem.
Precisam impichar esse psicopata parcial logo…
Tipo assim…o TSE é só um puxadinho da justiça para enviar juízes que nunca foram juízes para ser chefe de alguma coisa que no fundo não faz nada.
O TSE é uma espécie de rei da Inglaterra, só está ali para sorrir, acenar e fingir que tudo correu bem em uma eleição inauditável.
Mas se tem gente ajudando a fiscalizar, e até partidos políticos que, com pouquíssimas exceções são dirigidos por bandidos estão atuando neste caso à favor de ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS E LIMPAS?
Não dá prá entender do porque sempre o STF procura é mostrar prá todos nós, que não precisa de ajuda, que SE FOSSE IMPORTANTE ESTA MATÉRIA VEICULAÇÃO IGUAL DE MÍDIA TELEVISIVA E RADIOFÔNICA PARA OS 2 LADOS, o TSE ESTARIA COMPETENTEMENTE EM CIMA E PENALIZANDO OS CRIMINOSOS, COMO FAZ COM VINHOS VENDIDOS A 22 (é o número do Bozo?)
A coisa realmente radicalizou. Hoje fui ao shopping Oiapoque em BH prá comprar um BTV, mas só têm BTV-13, e como não quero problemas com a rede globolixo, deixei de comprar.
Serve para que este TSE?
Fazer campanha ativa para o Lula, isto sim é seu papel .
# vergonhaTSE
TSE e TREs não servem para nada, não são responsáveis por nada, exceto ter um lado nas eleições.
Não passam de uma excrescência jurídica e deveriam ser extintos, pois operam apenas de dois em dois anos. O que fazem nos intervalos entre eleições?
Hum que fofinho xandinho, o tse (minúsculo mesmo pois representa a pequenesa dessa instituição), não é responsável pelas propagandas, apenas monitorar as dezenas, centenas e até milhares de perfis de bolsonaristas nas redes sociais! Kkkkk
Que cara cretino!
Todos sabem que o TSE só investiga grupo de WhatsApp, loja que dá desconto de 22%, loja que vende vinho a 22 reais, a mulher que pintou o fusca de verde e amarelo, jornalista que fala a verdade, documentário que nem saiu ainda e todo o resto, menos… a propaganda oficial dos partidos.
O papel do TSE é fiscalizar venda de vinho por R$ 22 reais.
Boa Josias.
São uns inúteis. Só tem protagonismo a cada dois anos. Seria melhor terceirizar.
Mas o partido fiscaliza e constata a fraude, vai reclamar pra quem, se não pro TSE? Para o Papa? Não vai adiantar, porque esse também é esquerdista.
Esse vagabundo está apenas aproveitando seus últimos dias no poder como pseudo-imperador destruidor da CF – daqui a pouco ele será apenas mais um integrante da seleta comunidade carcerária do Brasil.
O Careca imbecil engana a baianada global, mas o resto do país não. A Receita Federal sabe quem deve declarar imposto de renda e notifica quem não declarou. São mais de 180 milhões de “contribuintes”. No Brasil são 5600 municípios com aproximadamente 20.000 rádios. Caso uma rádio não gerasse um recibo de download no repositório imediatamente o TSE ficaria sabendo. Qual a dificuldade de auditoria do próprio TSE. Seria sacanagem premeditada?
Ah sim… só fiscalizam grupos de whatsapp. As tias do zap são um perigo a demagogia… quer dizer, democracia.
Ah, esqueci de dizer antes. Vamos aceitar que o TSE não tem obrigação de fiscalizar. Mas, afinal, é o TSE que distribui o material?
A fundamentação dele é ridícula e agride o senso comum. Se não fiscaliza, deve receber denúncias e mandar investigar como faz para proibir uma idosa colocar bandeira do bolsonaro no seu fusca.
Então tem de ser “especialista” para avaliar a veiculação das inserções??? Onde está previsto essa exigência??? Que especialidade seria essa?? No caso, bastaria o software específico, e o conhecimento para operar, não?? Ora, se o tse não fiscaliza, e isso agora ficou notório, como pode ser “desvio de finalidade”, ou algo que o valha, contratar, com recursos do fundo eleitoral e quejandos, as auditorias???? Realmente, o cabeça de ovo está surtando… Falta coerência…
Canalha maldito.
A T É Q U A N D O ? ? ?
E tenho dito… o ditador petista.