Aliados do presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) protocolaram nesta sexta-feira, 21, requerimento que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar institutos de pesquisas. O pedido é de autoria dos deputados Carlos Jordy (P-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-RJ), este último, filho do presidente da República.
O pedido para instalação do colegiado foi protocolado às 17h40, pelas mãos de Carlos Jordy. Durante toda a semana, o parlamentar trabalhou juntamente com outros aliados de Bolsonaro na coleta de assinaturas. Ao todo, 179 deputados subscrevem o pedido de criação do colegiado. O mínimo necessário para o pedido era 171 apoios.
01.09.22_Respostas_Entrevista Revista Oeste – Simone Tebet (1)
Com o protocolo feito, cabe agora ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) colocar em apreciação o pedido dos parlamentares. Segundo Jordy, os deputados estão confiantes que a leitura do requerimento seja feito ainda na próxima semana, última que antecede o segundo turno das eleições.
“Tenho plena convicção que já na terça-feira será lido em plenário e assim, possa ser instalada a comissão indicando seus membros”, afirmou Jordy a Oeste.
Pesquisas também são alvo de projeto
Além da CPI das Pesquisas, há outra ofensiva na Câmara. O líder do governo na Casa, deputado Ricardo Barros (PP-PR), apresentou um projeto de lei para punir empresas que fazem levantamentos que não se confirmam nas urnas.
Na visão do parlamentar, se as sondagens não conseguem captar tendências ou mudanças de pensamento dos eleitores, elas não deveriam ser publicadas às vésperas das eleições. A medida foi apresentada por Barros na quinta-feira 6.
Pelo projeto, o crime terá sido cometido caso haja intenção de publicar uma sondagem que já se saberia que pode não ser condizente com os resultados das eleições ou mesmo se não houver má-fé. O erro estará configurado se a votação na urna for diferente, além da margem de erro, do que constava no estudo.
O mais provável é que o STF vai barrar a CPI. Algum Deputado da esquerda vai entrar com MS e vai ser concedida a liminar. Então, o segundo passo já tem que ser pensado.
Se eu fosse o Presidente da Câmara e recebesse uma ordem do STF proibindo a CPI eu iria declarar inconstitucional essa ordem e manter a CPI. Decisão judicial inexistente (querella nulitatis insanabilis). Acho que o Presidente da Câmara deveria conversar com a processualista Tereza Arruda Alvim, pois ela criou essa tese (“Nulidades do Processo e da Sentença”). Chegou a hora de k Congresso declarar a inexistência jurídica de ordens flagrantemente inconstitucionais que vierem do STF e ainda comunicar a PGR para adoção das medidas cabíveis cíveis, penais e administrativas. Ou nós enfrentamos esses marginais de toga ou ficaremos para sempre reféns deles. Não é retórica, to só falanfo a real.
Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:
*Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.
*Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/
Pelo visto e para quem pensa um pouco além de alguns, essa CPI será válida, se isso acontecer, para a próxima eleição majoritária, ou seja, daqui a quatro anos. Então eu pergunto, uma simples pergunta: Por que toda essa pressa? Estão querendo aproveitar a oportunidade de uma eleição majoritária que será realizada daqui a uma semana, apenas para aparecer bem na foto? Esses deputados deveriam é tomar vergonha na cara por não terem feito nada durante seus mandatos passados e apresentar projetos de interesse de seus eleitores, os dois que aparecem são do Rio de Janeiro. Tá explicado.
Para sua reflexão: com uma CPI decente, essas empresas estarão intimadas a não cometerem crimes rastreáveis até dia 30.
Nosso congresso está de 4 para o stf
Será positivo!
Quebrem o sigilo bancário dos institutos, seus proprietários, familiares e funcionários. A grana vai aparecer e a origem também.
quanto dinheiro o governo federal despejou direto na mão do eleitor durante a campanha eleitoral até agora: R$ 21 bilhões.
Mas repito: é uma ótima iniciativa!!
Na verdade é uma REAÇÃO a esses que institutos de pesquisa escrotos e vendidos.
Que sejam investigados e que paguem pelos crimes que cometeram.
Gostei da iniciativa e apoio!!
Mas também, ja até imagino algum parlamentar dessa esquerda medíocre bater na porta do STF e conseguir uma decisão monocrática para barrar a CPI.
Tudo que a esquerda pede é prontamente atendido. Esse é o problema.
O STF está a serviço da esquerda, fazendo esse papel ridículo e estúpido que vem fazendo há, pelo menos, quatro anos. Virou um partido político de esquerda.
CPI e tiro n’água NADA resolvem. Chama o Zanin que fez o GILMARBEIÇOLA chorar e tomar muita água.