publicidade
Eleições 2022

PF inicia inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica

Antes de iniciar a análise, cada integrante da polícia assina um termo de confidencialidade

Eleitores de Tanabi (SP) voltarão às urnas no dia 27 de novembro
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Os técnicos da Polícia Federal (PF) começaram nesta segunda-feira, 22, a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica. Os representantes também analisaram o sistema eletrônico de votação. O processo ocorre na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Até a sexta-feira 26, os agentes devem trabalhar no subsolo do TSE, preparado especialmente para o ciclo de inspeções. No local, eles recebem informações e também podem esclarecer dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral com a Secretaria de Tecnologia da Informação da Corte Eleitoral.

Receba nossas atualizações

A abertura dos códigos deve ser obrigatoriamente realizada antes de cada pleito, sendo uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral e prevista na resolução do TSE. O código é um conjunto de comandos e instruções, escritos em uma linguagem para computadores, assim, o dispositivo integra um programa que aciona o funcionamento de equipamentos eletrônicos.

Representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, das Forças Armadas, da Ordem dos Advogados, da Polícia Federal, entre outros, podem analisar esse conjunto de linhas da urna eletrônica. Antes de iniciar a inspeção, cada integrante assina um termo de confidencialidade para acessar os códigos. As Forças Armadas já realizaram a análise.

Relacionadas

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. Paulo
    Paulo

    Sim, e daí? Depois o código será compilado, e será ligado às bibliotecas e, então, instalado em cada urna. Qual a garantia de que o que roda em cada urna veio desse código fonte, íntegro e sem alterações? Qual é a garantia de que o compilador, as bibliotecas e o sistema operacional de cada urna não tem vícios?

    1. Paulo
      Paulo

      É tão completo, trabalhoso e incerto garantir a integridade de tudo isso em cada uma das centenas de milhares de urnas, inclusive os partidos sequer tem meios para verificar os hashs e assinaturas em cada uma das urnas. Não é um trabalho trivial nem para leigos. Em contraste, qualquer pessoa minimamente escolarizada é capaz de contar cédulas e comparar com os totais dos boletins de urna. Quem se beneficia da escolha de uma forma inviavelmente complexa de verificação quando existe outra bem mais fácil, transparente e acessível, a impressão do voto?

  2. Alix
    Alix

    Não dá para confiar na PF, principalmente do jeito que andam seguindo ordens totalmente absurdas e ilegais por parte do Min. Alexandre de Moraes. A população está bem vendo de que não se pode mais confiar nesta instituição.
    Só nos resta agora as Forças Armadas, que espero, não deixarão a tal da salinha escura do TSE, com somente alguns “seletos e bandidos” ministros checando a contagem de votos.

  3. Leonel Frigo
    Leonel Frigo

    Aí uma semana antes da eleição acrescenta umas linhas no código. Compila com data retroativa e segue o roubo. Além de poder estar em qualquer lugar o código ladrão. Deus nos proteja!

    1. Osvaldo Nogueira
      Osvaldo Nogueira

      O código ladrão é programado para ser executado ou aparecer somente no dia da eleição +

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade