O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão unânime, reafirmou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos.
A Corte eleitoral proferiu a sentença na quinta-feira 28, em plenário virtual, quando analisava embargos de declaração interpostos pela defesa do ex-presidente.
Os embargos visam a esclarecer eventuais contradições ou omissões de decisão emitida pelo colegiado.
Leia também: “Imposto vai voltar para quase 400 medicamentos, avisa Alckmin”
Participaram da sessão o relator, Benedito Gonçalves, além de André Ramos Tavares, Alexandre de Moraes (presidente do TSE), Cármen Lúcia, Floriano de Azevedo Marques, Nunes Marques e Raul Araújo.
De acordo com os ministros, Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Saiba mais: “Ministro do STF anula decisão que tirou do ar vídeo de Leo Lins”
Conforme entendimento dos magistrados, os crimes aconteceram durante reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. No encontro, Bolsonaro questionou a inviolabilidade das urnas eletrônicas em discurso a representantes de outras nações.
Com a condenação, Bolsonaro não poderá participar dos pleitos de 2024, 2026 e 2028.
Fique por dentro: “Anielle Franco diz ser vítima de racismo e pede investigação ao Ministério da Justiça”
TSE multa Bolsonaro
Os ministros do TSE também condenaram Bolsonaro a pagar uma multa de R$ 10 mil por impulsionar propaganda negativa contra o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas eleições de 2022.
Além disso, a multa se deu pela ausência da expressão “propaganda eleitoral” e do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do responsável pela publicação.
A coligação Pelo Bem do Brasil era ré conjunta na ação e deverá arcar com multa de R$ 30 mil por seu envolvimento no caso.
Esteja atualizado: “Astronauta vira o norte-americano a ficar mais tempo no espaço”
O ministro Benedito Gonçalves, relator da representação proposta pela coligação Brasil da Esperança, argumentou que um buscador on-line serviu para divulgar dez anúncios.
As peças publicitárias encaminhavam os internautas a site que continha o conteúdo negativo acerca de Lula.
Para Gonçalves, ação fere o artigo 57b, § 3º da Lei 9.504 de 97, que veda a utilização de impulsionamento para alterar o teor ou a repercussão de propaganda eleitoral.
O artigo e o respectivo parágrafo dispõem o seguinte texto:
“Art. 57-B. A propaganda eleitoral na Internet poderá ser realizada nas seguintes formas:
§ 3º É vedada a utilização de impulsionamento de conteúdos e ferramentas digitais não disponibilizadas pelo provedor da aplicação de Internet, ainda que gratuitas, para alterar o teor ou a repercussão de propaganda eleitoral, tanto próprios quanto de terceiros.”
Você pode conferi-los na íntegra neste link.
Mantenha-se informado: “Lula: contas públicas têm pior resultado para 1º ano de mandato”
Que “surpresa”!!!🤔😀 O que poderia se esperar de ministros anti Bolsonaro e, declaradamente, em maioria, petistas? Esses caras estão completamente desacreditados.
O que os “contra-revolucionários” devem fazer para acabar com os abusos dos esquerdopatas?
Eleger Bolsonaro com a promessa de limpar o governo de todos os esquerdopatas corruptos que tentam monopolizar o sistema político.
É necessário “limpar e desmantelar” agências governamentais desonestas e corruptas que “mentem impunemente”.
Como você impede o TSE, o STF, a Polícia Federal os promotores locais de fazerem o que estão fazendo com nosso país? Eles mentem impunemente, vendem influências e julgam basaeados em suas conjecturas e teorias de conspiração.
Você teria que limpar completamente e drasticamente desmembrar essas agências.
O consórcio Luladrão – STF e TSE sabem que se Bolsionaro for um candidato, seria eleito de imediato no primeiro turno, receberia tantos votos do povo que mesmo com a corrupção das urnas eletrônicas pelo Moraes e sua gangue de ladrões, não seria possível alterar o resultado. Portanto devem deixá-lo inelegível proibindo-o disputar as eleições. Agora cabe ao povo ir as ruas e demandar que seu candidato de preferência esteja no páreo.
Como um povo, acima de tudo, devemos compreender que nenhum arsenal, ou nenhuma arma nos arsenais do regime petralha, é tão formidável como a vontade e a coragem moral de homens e mulheres livres. É uma arma que nossos adversários no regime petralha não possuem.
O cara é honesto, íntegro, não roubou nem deixou roubar, é patriota, defendeu o povo brasileiro e ao Brasil, não gastou o desnecessário, ficava tanto quanto possível em Hotel de Trânsito das FA, nas Embaixadas e em Hotéis mais baratos mundo à fora, ficou do lado do povo e das ciências naturais por ocasião da pandemia, não se deixando levar pelos interesses escusos dos medíocres, corruptos e marginais, não se vendeu e/ou comprou a imprensa venal, não fez acordos com os políticos corruptos que pudesse permitir corrupção, efetivamente levou água ao Nordeste, melhorou a logística no Brasil, deu títulos às terras indígenas sob demandas justas, permitiu a produção de quem vive da terra, policiou a Amazônia, tentou dar instrução mínima de qualidade às crianças, etc., etc., etc.
Foi, em suma, alguém que governou com honra e dignidade uma terra já absolutamente tomada pela mediocridade, corrupção e marginalidade.
Todos nós já esperávamos isso desse antro de advogados, justamente conduzidos à Ministros pela súcia atual para a garantia de um país com trânsito livre aos corruptos, medíocres e traidores.
Pobre Brasil!
Causa ânsia de vômito….
Tribunal fajuto. No Brasil o errado é que é o certo.
Vagabundos condenam trabalhadores, bandidos condenam inocentes.
Até quando o país vai aceitar passivamente a tudo isso?
Ao contrário do Partido Liberal conservador, o Partido dos petralhas esquerdopatas é mais do que um partido político. É o partido da corrupção e trapaças. Procura monopolizar o sistema político, a cultura, o governo e a sociedade. E embora o Partido Liberal exista para tentar ganhar eleições honestamente, o Partido dos petralhas joga para valer – isto é, nunca se pode permitir que derrotas eleitorais interfiram na trajectória ideológica que o partido impõe à nação. E quando o Partido esquerdopata petralha vence as eleições, continua a construir sobre os centros permanentes de poder, incluindo a vasta burocracia federal, organizações não-governamentais subsidiadas, juízes activistas vitalícios do STF, professores titulares e docentes, membros do partido nos meios de comunicação, etc. cultura e política para capacitar a si mesmo e à sua agenda. E os petralhas não têm intenção de abrir mão do controle de nenhum deles. Consequentemente, quando o Partido dos petralhas vence as eleições, reivindica mandatos amplos; quando perde eleições, ignora a vontade popular do povo e recorre ao governo permanente e aos seus asseclas culturais para sabotar os governo conservador e fazer avançar a sua agenda marxista no país.
Por outras palavras, mesmo quando os Esquerdopatas petralhas não tem o controle do Palácio do Planalto, ou do Congresso, ainda é capaz de fazer avançar a sua agenda antibrasileira e marxista através do Estado administrativo e através de outros meios como o STF e TSE e demais tribunais.
A esqeurda pode tudo.
Esta é a excrescência no judiciário, neste caso tendo como protagonista o TSE. A quem recorrer, já que os mesmos que julgam são os que revisam ? Infelizmente esta forma de atuação no judiciário está impregnando e contaminando os tribunais, os tornando meramente instrumento político e ativista, deixando de lado sua obrigação de ser imparcial no julgamento das ações. Lamentável que tenhamos chegado a este nível.
Sim acontecerá o efieto cascata. Tudo que a canhota faz tem objetivo e método. vivem para destruir tudo que tocam em sua visão megalomaniaca de uma perfeição inexistente alem de se manter no poder eternamente.
Infelizmente totalmente esperado, vindo de um tribunal incoerente e totalmente parcial.
Era de se esperar vindo de um tribunal comprado.
Parece que roubaram até a bala de prata.