O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) acionou o Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ação, a sigla informou que o chefe do Executivo cometeu diversos crimes durante sua participação nos atos do 7 de Setembro. Glen Lopes Valente, presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também foi citado na ação.
“Infelizmente, a ação do presidente Bolsonaro se constitui como mais uma tentativa de manipular o debate público através da máquina estatal”, representaram os deputados da legenda Ivan Valente, Viviane da Costa Reis, Áurea Carolina de Freitas e Silva, Luiza Erundina de Souza, Glauber de Medeiros Braga e Talíria Petrone Soares.
Conforme os parlamentares, o presidente usou a TV Brasil, da EBC, para fazer campanha política no Bicentenário da Independência. O Psol pede que o MPF apure as responsabilidades eleitorais, cíveis e penais de Bolsonaro e de Valente.
Relacionadas
De acordo com o documento, o 7 de Setembro é uma data importante, mas “o evento não pode ser confundido com manifestações de natureza político-partidária”. Os deputados destacam que o próprio MPF havia iniciado uma apuração para um eventual uso político das comemorações.
“Faz-se necessário um exercício de ponderação entre a livre manifestação do pensamento e a necessidade de zelar pelo respeito dos poderes públicos aos princípios, garantias, direitos, deveres e vedações previstos na Constituição”, comunicou o MPF.
Entretanto, segundo a sigla, as recomendações do ministério foram “sumariamente ignoradas pelo governo federal”. Eles usaram a máquina pública para propagar mensagens eleitorais e partidárias”. Desse modo, o presidente teria usado a TV Brasil para fazer “campanha para a própria eleição”.
“Os representados, portanto, podem se enquadrar na Lei de Improbidade Administrativa, conforme se observa”, afirmaram os parlamentares. Além de Valente, “outros eventuais envolvidos” foram citados pelo Psol.
PDT entra com ação contra Bolsonaro
Ontem, o PDT, partido do candidato à Presidência Ciro Gomes, encaminhou uma ação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que, caso sejam eleitos, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, e Braga Netto, seu candidato a vice, tenham seus mandatos cassados e se tornem inelegíveis por oito anos.
Além disso, a sigla ainda solicitou uma investigação contra o chefe do Executivo por suposto abuso de poder político e econômico nas comemorações do 7 de Setembro. Agora, a ação está com o ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral.
Na quarta-feira 7, o ministro Raul Araújo, do TSE, negou outro pedido da legenda para investigar se Bolsonaro usou verba de campanha para financiar apoiadores nas manifestações do 7 de Setembro.
Conforme o PDT, o presidente usou as comemorações do Bicentenário da Independência para benefício da própria reeleição. Desse modo, ele teria utilizado o poder público e seus recursos financeiros para bancar os eventos. O partido menciona mais de R$ 3 milhões em gastos com a estrutura do evento em Brasília e ainda o uso da TV Brasil para transmitir o ato.
É muita maldade, desespero e cretinice!
O PSOL É UM PARTIDOZINHO DE ESQUERDOPATAS QUE MANTÉMN A SIGLA PARA PEGAR O DINHEIRO DO FUNDO PARTIDÁRIO. O BRASIL PRECISA FAZER UMA REFORMA E INSTITUIR TRÊS PARTIDOS POLÍTICOS. ESSA COISA DE 30 PARTIDOS SÓ FACILITA A CORRUPÇÃO E A COVARDIA. OS ESQUERDISTAS NO BRASIL QUEREM DINHEIRO NA CONTA E MORDOMIA. APRENDAM ALGUMA COISA COM A INTERVENÇÃO MILITAR EM 1964: ARENA E MDB. E BASTAVA.
…esse ladrão Lula, chefe do narcotráfico latino americano, não poderia estar concorrendo a nada, não fosse as ações inconstitucionais tomadas pelos parças lá do STF. Bolsonaro que se cuide, pois o verdadeiro golpe já encontra-se em pleno andamento. STF + TSE + PT + imprensa + ONGs = GOLPE. Urnas eletrônicas e apuração serão apenas uma ferramenta para forçar e trazer ar de legalidade neste processo. Xandão, Fachin e Barrozinho são bandidos travestidos de ministros…não se esqueçam desse pequeno detalhe…
Choradeira dos desesperados…vão tentando…
Dia 2 de outubro: PR, 20 bons senadores e bancada de deputados leais.
Toda a esquerda e a imprensa velha querem ganhar no tapetão na base de impugnar a candidatura de Bolsonaro. Esquecem do povo. A maioria daquele povo q estava nas ruas em 7 de Setembro e na verdade a maioria da população não vão aceitar nenhum esquema. Devem cuidar para não terem seus próprios tapetes puxados por esse povo todo.
O nome desse partideco já é uma coisa contraditória: socialismo e liberdade na mesma legenda.
O dia 7 foi um dia tenebroso mas esclarecedor para as esquerdas que caíram daquelas nuvens ideológicas onde eles se colocaram se desfizerem !
O susto foi grande e a solução inexistente, só restando apelar à República dos Juízes para tentar lavar um pouco a cara!
Mas essa tal de República esta também sentindo soprar um vento contrário !
E agora José ?
Kkkk. Até o PSOL?
Vai cair no conceito do STF. Faz atravez da gazela saltitante porra!!!
Partido do Adélio que deu uma facada no presidente bolsanaro.quem foi o deputado do Psol que colocou o nome do adelio na lista da câmera federal em Brasília no dia da facada ?
Presidente criminoso. É popular e amado pelo povo. Assim não dá, né esquerdalha!?
Como disse um jornalista renomado, a oposição não gostou da multidão nas ruas e foi reclamar com o juiz.
Essa esquerdalha não descansa! Eles TEM que ficar atasanando o tempo todo! Parece mosquito lacerdinha! Que saco!
De nada adiantaram as perseguições, as ameaças e as chantagens. O que vimos no 7 de setembro foi um OCEANO VERDE E AMARELO.
Esse pessoal está muito desesperado! Viram que Bolsonaro vai ganhar no primeiro turno!