O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com a possibilidade de sofrer um ataque hacker às vésperas das eleições de outubro. Dessa forma, o TSE montou uma força-tarefa para evitar o “risco de crime cibernético sofisticado”.
A Corte não descarta ser alvo de um atentado semelhante ao que acometeu o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em novembro de 2020, informou o jornal O Estado de S. Paulo, nesta quarta-feira, 3, depois de obter um relatório do TSE.
Em 2020, um vírus ransomware (usado para sequestrar dados e devolvê-los mediante pagamento de resgate) infiltrou-se nos sistemas do STJ. Servidores e ministros ficaram impossibilitados de acessar arquivos e e-mails corporativos.
“Pensemos num ataque de ransomware, às vésperas do pleito de 2022, em que todos os computadores da Justiça Eleitoral amanheçam criptografados, apresentando uma mensagem em sua tela de pedido de resgate para a liberação de seus conteúdos”, observou a papelada, datada de 2021. “São situações extremas, mas perfeitamente possíveis de ocorrer, caso os adequados controles não sejam implementados, não apenas no TSE, mas em todos os tribunais.”
Os técnicos alertaram ainda para a necessidade de “debelar riscos” de vazamento em massa do cadastro eleitoral, de manipulação do sistema de óbitos e direitos políticos para incluir candidatos inaptos e de acesso a dados restritos para a venda ilegal no mercado paralelo.
“Ocorrências como essas colocariam em xeque todo o sistema eleitoral e até mesmo a estabilidade do Regime Democrático de Direito, catalisando forças contrárias aos princípios democráticos que existem em nossa sociedade”, alerta o documento, redigido por nove técnicos do TSE.
Leia também: “É proibido modernizar a urna eletrônica?”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 69 da Revista Oeste
Toda a segurança das urnas eletrônicas, bem como de quaisquer eleições, seria facilmente solucionada com a aplicação de tecnologia blockchain, que permite a qualquer computador fazer a contagem ou recontagem dos votos. 100% auditável, 100% seguro e 100% democrático, com tecnologia já disponível em diversas aplicações (transações bancárias, negociações de créditos de carbono negociações se criptomoedas, etc.). Porque o TSE se recusa a usar tecnologias modernas para auditar a contagem dos votos eletrônicos?
Mas esses idólatras das urnas, não garantiram que elas são auditáveis? Ou seja, não são. Se a auditagem não tivesse sido sabotada por eles, tudo seria tranquilo. Era só contar os votos , em caso de dúvidas.
Essa força tarefa será responsável pelo roubo nas urnas,foi a maneira deles driblarem as forças armadas e podem ver que essa força tarefa só tem indicado a dedo por eles. “ELEIÇÃO NÃO SE GANHA SE TOMA” “VAMOS TOMAR O PODER QUE É DIFERENTE DE GANHAR ELEIÇÕES” Lembram dessas palavras?
O agente cubano José dirceu e o advogado de terrorista barroso.
concordo. vivi 7 anos na Venezuela e lá estava quando um STF parecido com esse nosso trabalhou contra o povo com o mesmo afinco. O resultado foi esse que estamos vendo. Venezuela que era o pais com a maior renda per capita transformou-se num inferno onde além de extrema pobreza, reina o narcotráfico e a falta de liberdade.
Os militares possam alterar o resultado.
Jeguinho, Jeguinho!
Seus ” parças” vão dizer que a culpa é do Bolsonaro e dos Russos.
O risco de fraude na totalização vem lá de dentro do TSE. Parece que deu pane nos seus neurotransmissorres.
Isso é o que as Forças Armadas irão evitar. Os Processadores de Dados do TSE( nunca Especialistas) estão insinuando que
Hahaha, eles estão alertando para o ataque que eles próprios vão fazer nos dia 02 de outubro. Corja de vagabundos canalhas.
Afinal são ou não são invioláveis?
Pois é, que coisa não? O TSE pegando o Bolsonaro pra Cristo pq falou que o hacker passeou no sistema por 8 meses, eles dizem que não, isso é fake news. E agora eles estão preocupados que o hacker pode passear de novo? Só no Brasil mesmo pra isso acontecer.
rixard, que sumidade.
Vejam só o que disseram as estrelas do tse, que só existe no Brasil: “ Ocorrências como essas colocariam em xeque todo o sistema eleitoral e até mesmo a estabilidade do Regime Democrático de Direito, catalisando forças contrárias aos princípios democráticos que existem em nossa sociedade”, alerta o documento, redigido por nove técnicos do TSE..
Eu acho que está faltando confiança dessa turma na inexpugnabilidade do nosso totem mor, a impenetrável urna eletrônica.
Tem que ter papelzinho cortado e colocado automaticamente na caixinha de acrílico. Em caso de dúvidas, é só contar os papéis. Coisa que qualquer pessoa pode fazer, até mesmo funcionários do tse.
Afinal onde está a Fake News ? 1) Sistema do TSE inviolável ; 2) Sistema do TSE violável como qq outro sistema lógico. Difícil saber quem é mais ardiloso lá em cima.
Jeguinho, Jeguinho!
Aquela falsa pane que deu na totalização de votos em que Aécio estava na frente e após a mesma, a Dilmanta conseguiu ultrapassa-lo, não irá mais se repetir. Pode ficar tranquilo!
Durma sereno! Estamos preocupados com sua saude.
Tem que ter papelzinho caindo na caixinha de acrílico. Ali o hacker não vai. Em caso de dúvidas, é só contar os papeizinhos. Simples assim. Mas tem gente que tem medo.
A contradição em sua maior exuberância: TSE
Como?! Então o processo não é tão seguro como afirmaram borroso, fraquinho e o imoral? Estavam todos eles enganados? Em quem acreditar agora? Ô dúvida cruel…
Quanto mentirosos no stf, são invioláveis kkkkkkkk
Ué! Mas o que aconteceu? O sistema do TSE não é inviolável, intransponível e super-ultra-hiper seguro?
No domingo os hackers derrubaram o sistema do STJ, que até agora está fora do ar!
Será que os hackers russos já estão treinando para a eleição?
O TSE tem experiência em sofrer ataques de hackers, até pelo fato do seu maravilhoso, seguro, inexpugnável e super confiável sistema eleitoral, ter hospedado gentilmente um hacker em suas entranhas durante seis meses, e que por acaso, ah!, o acaso, quando descobriu a lambança, o próprio TSE contratou uma empresa, que apenas por acaso, conveniência, e assunção de culpa, ou menos um mero acaso, APAGOU os rastros do invasor. Então, diante dos fatos, do povo nas ruas, as pesquisas eleitorais nitidamente manipuladas, como manipuladas foram em 2018 e 2020 e pela indigência das ações do STF/TSE contra a reeleição do Bolsonaro, a comandita do TSE, Morais, Fachin e Barroso à frente, vão, digamos assim, PERMITIR que Bolsonaro seja reeleito para passar a ideia da confiabilidade de um sistema de apuração e totalização dos votos, que diante dos fatos, não é confiável. Mas quanto à requisição dos códigos fonte pelas Forças Armadas ao TSE, que o próprio TSE convidou a participar dos trabalhos envolvendo a segurança e transparência de um sistema que não é seguro nem confiável, dúvidas essas que as ações do TSE escancaram, é de todo anulado, que às vésperas da eleição algoritmos sejam implantados nas urnas e no sistema de totalização para manipularem o resultado que convém ao Partido Quadrilha conhecido como PT e seu dono, o Luladrão?
Possivelmente tal empresa tenha sido contratada para apagar rastros.
O que? Então AGORA admitem que o as urnas podem ser violadas? Quando pedimos que fossem instaladas impressoras, para que a votação pudesse ser auditads, eram invioláveis, agora não mais? O golpe está armado contra o PR! C@n@lh@$
Esperando os comentários sobre a perfeição do sistema eleitoral do jegue encantado…
Eu não sei, mas tenho a impressão, que o TSE está preparando um grande golpe nessas eleições. É bom todos ficarem atentos.
Essa é uma preocupação totalmente desnecessária porque, segundo o ministro Barroso,“O sistema é verdadeiramente imune às fraudes e não está conectado à internet.”
“É verdade esse “bilete.”
Como dizem os mineiros uai ???? Não é o TSE que garante que o sistema é inviolável , a prova de fraudes , de ações dos hackers ou vocês estão mentindo desde o início?????? Que corja de FsDP🤔
Os iluminados do TSE já podem receber o troféu Master Blaster do século; anunciam um possível ataque cibernético – nenhuma novidade, mas ameaçam quem ousar falar sobre o assunto. Essa é a ‘democracia’ deles.
Inviolável, agora a mercê de ataque hacker? Sempre usando de artimanhas pra fraudar as eleições.
Concordo. Essa estratégia é típica de criminosos que sabem que foram descobertos.
Tinha que ter a impressão do voto, iria acabar com toda essa polêmica… Sou 100% desconfiado da lisura desse tse…
Estão sempre caindo em contradição.
Exatamente porque não convivem com a verdade, e se tratar de gente de formação duvidosa.
Não entendi. O sistema não é o mais seguro do mundo?
Porque a resistência do STF e tse para deixar o sistema auditavel,é muito suspeito.não há uma justificativa honesta plausível. Tirando Butão ,Brasil e Bangladesh ,não há outro país democrático com este mesmo sistema. Aos mulas antigoverno,vocês abdicariam da conferência de sua conta bancária ? não se trata de governo ,nem partidos ,é um problema lógico.
Lula é brocha, reclamou Janja.
Essa conversa está estranha….. quanto mais mexe mais fede……
Certo….
Ué! O sistema não é inviolável?
Nenhum sistema está imune a ataques e fraudadores. E a urna tem sim vulnerabilidade, razão pela qual importante a impressão do voto para contagem pública. Mas os ministros do STF/TSE não querem. Por que será ?
Muita atenção ao que quer Barroso nas vésperas das eleições com esses algoritmos já imagino onde vamos chegar. A estratégia é de guerra senhores (as), estamos assistindo de camarote, depois saberemos quem será o vencedor
Jumentinho e como são enviados os votos para a centralização, de jegue?