O horário eleitoral gratuito começou na manhã desta sexta-feira, 26, no rádio, com a campanha de aspirantes a governadores. Em São Paulo, o início da propaganda revelou a estratégia dos principais candidatos, como Rodrigo Garcia (PSDB), que evitou vincular sua imagem à do ex-governante do Estado João Doria.
A linha de campanha do atual governador deve evitar relação com Doria, que deixou o comando do Estado em março, com alta rejeição popular, principalmente em razão de decisões no combate à pandemia do covid-19 em São Paulo. Em seu primeiro programa, Garcia citou seu trabalho em gestões anteriores do governo paulista, com menção ao período do falecido ex-governador Mário Covas.
O atual ocupante do Palácio dos Bandeirantes afirmou ainda que não tem padrinho político, mas acabou levando uma provocação na propaganda de estreia de Fernando Haddad (PT). “Rodrigo era vice do Doria e agora esconde”, afirmou o programa do candidato petista nesta sexta-feira.
Haddad e Tarcísio mostram seus padrinhos
Por sua vez, os principais adversários de Rodrigo Garcia na disputa paulista apostaram em seus padrinhos políticos na abertura da campanha no rádio. O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) contou com um depoimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua primeira veiculação no horário eleitoral.
Fernando Haddad também apostou em dois cabos eleitorais na abertura da propaganda no rádio. Tanto Lula (PT) como Geraldo Alckmin (PSB) gravaram depoimentos para pedir votos para o ex-prefeito de São Paulo.
Vice na chapa de Lula na disputa pela Presidência da República, Alckmin é considerado um trunfo para ganho de votos em redutos do interior paulista, tradicionalmente mais resistentes aos petistas.
Alckmin ocupou o governo de São Paulo em dois ciclos (2001-2006 e 2011-2018), sendo o primeiro deles depois da morte do governador Mário Covas, de quem era vice. Nos dois períodos, exerceu o poder paulista como representante do PSDB.
Em dezembro de 2021, Alckmin se desligou do PSDB, depois de 33 anos de fidelidade. Meses depois, em março de 2022, o ex-governador paulista se filiou ao PSB.
A propaganda no rádio e na televisão vai até o dia 29 de setembro no primeiro turno. Além dos horários fixos (7h e 12h, no rádio, e 13h e 20h30, na televisão), inserções com anúncios dos candidatos vão ser veiculadas ao longo da programação das emissoras.
Rodrigo Garcia é Dória com calça larga!
Estranho. O que o PT acha vantagem, eu considero contraproducente, para a campanha do “Andrade”.