O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta terça-feira, 19, uma lista com os nomes de oito entidades nacionais que vão acompanhar e avaliar as eleições deste ano.
“Essa atitude demonstra total transparência da Justiça Eleitoral, que procura aperfeiçoar a retidão, a segurança e a integridade do sistema eletrônico de votação brasileiro”, informou o TSE.
Depois de uma primeira experiência com a participação da Transparência Eleitoral nas eleições de 2021, as Missões de Observação Nacional Eleitoral foram regulamentadas pelo TSE , em 2021. Trata-se da Resolução TSE nº 23.678/2021.
De acordo com a Justiça Eleitoral, o objetivo das missões é contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, ampliar a transparência, a integridade e fortalecer a confiança pública nas eleições.
Em abril deste ano, o TSE divulgou um edital de chamamento público para que entidades, organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior se inscrevessem nas missões.
As entidades são:
- Associação Brasileira de Juristas pela Democracia;
- Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos;
- Associação Juízes para a Democracia;
- Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral;
- Sociedade de Ensino Superior de Vitória (Faculdade de Direito de Vitória);
- Transparência Eleitoral Brasil;
- Universidade do Estado do Rio de Janeiro;
- Universidade de São Paulo.
Entidades estrangeiras
A Justiça Eleitoral também recebe entidades estrangeiras, a fim de integrar as missões de acompanhamento das eleições. Neste ano, já foram firmados acordos com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e com o Parlamento do Mercosul. Em maio, o ministro Luiz Edson Fachin, presidente do TSE, afirmou que a meta é ter mais de cem observadores internacionais acompanhando as eleições.
Na época, Fachin citou as seguintes entidades:
- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;
- União Interamericana de Organismos Eleitorais;
- Carter Center;
- Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais;
- Rede Mundial de Justiça Eleitoral.
O Massinha de manobra útil, ta fazendo o que aqui ainda, cara chato velho,
ninguém liga pra estas M que você fala, aqui não é a bolha alienada militante da esquerda que estão acostumados.
Vão Observar o que? se é tudo eletrônico e a magica ocorre dentro do sistema que não é auditável, Vão observar o Xandy sair da salinha secreta com o nome do Lula no papel kkkk e imediatamente devemos nos curvar ao principe das trevas como manda o Comunista Facchin , se aceitarmos isto somos uns cordeirinhos e merecemos virar mesmo uma Venezuela.
Leitores postando comentários com base em publicações do UOL, Bictechs e afins. Prezados , é justamente por causa dessa midia desinformativa é que buscamos publicações como a OESTE. Portanto , esses comentários são ” flatus vocis”, apenas emissão fonética. Ademais, como diz o filósofo, não devemos debater com esquerdistas, estes só podem ser objeto de estudo.
Do que adianta observadores, se não dá para auditar os votos irão observar o quê?
USP , UERJ, paraíso de esquerdistas. Lula deve estar adorando. Com esses fiscais o nine já ganhou.
Eles não querem ninguém com grande conhecimento como as FFAA? Golpe a vista ,mais não vamos aceitar de forma alguma
Militares recusam não mentiras , tse não quer corrigir os erros , claro pra dar o golpe. Se a esquerda tem tantos eleitores porque se preocupam tanto em não ter eleições limpas ? Querem roubar ,como sempre fizeram
Quem lê 360 não lê a verdade só lê fake , kkkk que baixo nível kkkk
Queremos as FFAA, PF , nada destas instituições , não confiamos em vcs , porque no querem transparência ? Porque devem querer dar o golpe
Estes Srs. integrantes destas cortes superiores continuam a desdenhar da inteligência deste povo …. e também de sua paciência…
Mais seguro e decente é se os dirigentes do TSE, de público, afirmassem que vão abrir todas as portas para as Forças Armadas, órgão milhares de vezes mais honesto do que essa tal entidade por eles ora anunciadas. Para esses senhores o nosso povo é burro, incapaz de perceber a manobra deles com o desonesto propósito de eleger o Luladrão presidente deste País.
Os brasileiros confiam única e exclusivamente nas Forças Armadas, são os únicos que podem dar credibilidade nas eleições de outubro, o resto é conversa de maluco.
kkkkkkkkkkk
somente a companheirada.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só estrume
Faltou chamar o Maduro que ganhou as ultimas eleicoes com votacao escolhida por ele e com representativa de menos de 30 % da população.
Todas entidades da patota esquerdista. Os companheiros do TSE deviam chamar logo o MST e o Partido Comunista Cubano. São vigaristas querendo fazer o povo de otário!
Cortina fumaça. O povo está de olho.
São entidades técnicas ? Vão testar o processo no decorrer da votação ou só vão olhar os resultados ?
Não vale de nada.
só sendo muito idiota para ver as entidades e imaginar que algum deles entendem de urnas eletrônicas e TI! só tem teleguiados nesse grupo, onde estão os técnicos das FFAA?
Eles vão poder ver o que acontece dentro das urnas ou vão ficar observando pela tv e tomando champanhe as nossas custas? 🤔
Ou seja, qualquer grupo e de qualquer lugar, desde que não seja da área de segurança de sistemas ou ciência da computação, mesmo que sejam do Butão ou Bangladesh. Poderiam também convidar vários artistas circenses, talvez até o Cirque du Soleil, para gerar imagens melhores para as TVs.
Vão fazer o que? Ficar olhando para um computador? Olhar para uma sala cheia de técnicos de TI? Não tem o que olhar. Se houver fraude vai ser na cara de todo mundo.
Tudo papo furado. Nenhum deles deve ter conhecimento técnico e portanto vão só observar mesmo como dizem. Quem tem esse conhecimento eles querem longe de lá.
Não dá para citar alguns especialistas em informática que sejam respeitados na comunidade científica (que não se confunde com as comunidades política, jurídica e afins)?
Nenhuma empresa de tecnologia
e os militares?
TSE acaba de Convidar Geraldo Magela (Comediante ceguinho) para ser Observandor da Comissão Nacional.