O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu nesta segunda-feira, 24, a entrega ao Tribunal de Contas da União (TCU) dos 4.161 Boletins de Urna (BUs) do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022, que serão auditados pelo órgão. Essa é uma das etapas da auditoria do TCU sobre o pleito.
Segundo Carlos Ramon, coordenador de Auditoria de Governança e Gestão de Aquisições do TSE, essa auditoria tem como intuito desmentir algumas notícias falsas que circulam em períodos eleitorais. De acordo com ele, há um boato sobre a existência de algoritmos que, de dentro da Justiça Eleitoral, supostamente interferem e alteram os dados das urnas eletrônicas no momento da totalização dos votos.
Relacionadas
A proposta é fazer uma comparação entre os BUs que são emitidos pelas urnas eletrônicas ao fim do dia de votação e contêm a apuração dos votos com a totalização feita pelo TSE.
No TCU, os BUs físicos são transformados em dados lógicos, por meio de uma aplicação desenvolvida pelos auditores. Essa mesma aplicação faz o batimento desse dado lógico do BU físico com a totalização feita pelo TSE no primeiro turno.
Relacionadas
“São muitos dados que eles esperam coletar, bater e demonstrar que os resultados emitidos às 5 da tarde nas seções eleitorais são os mesmos dos totalizados às 8 e pouco nos painéis da Justiça Eleitoral e da imprensa de modo geral”, explica Carlos Ramon.
TCU e nada é a mesma coisa, mas o problema é na totalização em Brasília, onde determinadas urnas de determinadas regiões podem deixar de serem totalizadas e classificadas como abstenção, por exemplo.
Além do TCU, os partidos, qualquer partido pode fazer sua audição própria das urnas (isto é lei!). Não é tempo de se deixar de fazer o dever de casa, pois a bandidagem está agindo!
Óia…..esses boletim são aqueles daquelas urna que avisaram que iam fazer antes de fazer.
Se tem notícias sobre esse assunto, deve ter algum fundo de verdade…
Como assim 4.161 BUs??
Pela primeira vez vou desacatar o “Jornalismo” da Oeste :
– Senhores, há nas Eleições Brasileiras MAIS DE 500.000 (QUINHENTAS MIL URNAS)!! Quatro mil e pouco representa MENOS DE 1% DAS URNAS DISPONIBILIZADAS!!
Vcs perderam a noção de proporção?? Sinceramente eu esperava um pouco mais de Inteligência pra Confrontar essa RIDÍCULA AMOSTRAGEM!
Pior :- O ‘tse’ se “vangloria” de entregar o “resultado” em horas e da “possibilidade de auditar”. A AUDITORIA , por óbvio, passa NO MÍNIMO, pelo cotejamento dos Resultados Impressos nos BUs com a TOTALIZAÇÃO do tse!! Se Após 20 Dias, tudo que se tem de “amostragem” são 4.161 BUs….. Vamos colocar o Nariz de Palhaço…. Francamente Revista Oeste…
Quem confia no TCU?
O #Luladrão e sua corja…