Uma sessão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recusou na terça-feira 23 um pedido do Democracia Cristã (DC), partido do candidato à Presidência José Maria Eymael, a respeito de mudanças do horário eleitoral gratuito. A propaganda voltada ao primeiro turno começa na sexta-feira 26.
Os ministros da Corte aprovaram na reunião de terça-feira o plano de mídia do horário eleitoral gratuito dos candidatos.
O TSE decidiu não acolher pedido do partido de Eymael para inserir na propaganda de rádio e TV siglas e coligações com registro de candidatura à Presidência independentemente do desempenho eleitoral mínimo.
Pela regra constitucional, têm direito ao horário eleitoral os partidos que obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo 3% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% dos votos válidos em cada uma delas.
Outra possibilidade de inclusão acontece para siglas que tiverem elegido pelo menos 15 deputados federais em pelo menos um terço das unidades da Federação.
Como fica a divisão dos partidos
O TSE confirmou na reunião de terça-feira o tempo de propaganda gratuita a que cada partido ou coligação vai ter direito para os seus candidatos à Presidência.
Lula
Coligação Brasil da Esperança: PT, PC do B, PV, Psol, Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir
3 minutos e 39 segundos
Jair Bolsonaro
Coligação Pelo Bem do Brasil: PL, PP e Republicanos
2 minutos e 38 segundos
Simone Tebet
Coligação Brasil para Todos: MDB, PSDB, Cidadania e Podemos
2 minutos e 20 segundos
Soraya Thronicke
União Brasil
2 minutos e 10 segundos
Ciro Gomes
PDT
52 segundos
Roberto Jefferson
PTB
25 segundos
Felipe d’Ávila
Novo
22 segundos
Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia não terão direito a tempo de televisão e rádio porque seus partidos não atingiram a cláusula de barreira.
De acordo com a minuta aprovada pelo TSE, depois do primeiro dia de exibição, o partido político ou coligação que veicularam a propaganda em último lugar vai ser o primeiro a se apresentar no dia seguinte.
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão no primeiro turno vai de 26 de agosto a 29 de setembro, com duas inserções diárias, à tarde e à noite.
É, se existe cláusulas de BARREIRA PARA DEFINIR CANDIDATOS E ESSA FOI FEITA BASE DA OCUPACAO DA CAMARA , A MESMA SE MOBILIZA OU O TSE , acaba tendo razão na conduta. Unir-se, chamada coligação , aos demais partidos como alternativa é desrespeitar o inciso CONSTITUCIONAL DOS 3%..
Está muito fácil escolher nossos candidatos em 2022:
Rosangela Moro (4400)
Candidata a Deputafo Federal por SP
Deltan Dallagnol (1919)
Candidato a Deputafo Federal pelo Paraná.
Sérgio Moro (444)
Candidato a Senador pelo Paraná
Janaína Paschoal (287)
Candidata a Senadora por São Paulo
Tarcísio Freitas (10)
Candidato a Governador de SP
Ratinho Junior (55)
Candidato a Governador do Paraná
Jair Bolsonaro (22)
Candidato à Presidência da República
Ninguém – eu disse ninguém – hoje em dia assiste propaganda eleitoral “gratuita”. Isso tá me cheirando a alguma boquinha que esses malandros estão em vias de perder.
Kkk… Fique em casa e assista a propaganda eleitoral na única televisão da casa (se puder).