publicidade
Eleições 2022

TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de Setembro

A decisão dos ministros seguiu o entendimento do relator do caso, Benedito Gonçalves

TSE proíbe Bolsonaro de usar imagens do 7 de Setembro
Foto: Presidência da República

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu, nesta terça-feira, 13, o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), de usar na sua propaganda eleitoral imagens feitas durante a comemoração do Bicentenário da Independência, em 7 de Setembro. A decisão dos ministros seguiu, por unanimidade, o entendimento do ministro Benedito Gonçalves, relator do caso.

O ministro já havia determinado, em caráter liminar, a retirada das imagens das propagandas de Bolsonaro. A decisão liminar — que tinha caráter provisório — foi publicada no sábado 10. Gonçalves acolheu pedido feito pelo PT, do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, que alegou que Bolsonaro fez uso político de uma comemoração de Estado.

Receba nossas atualizações

Ainda na decisão liminar, o magistrado afirmou que houve utilização eleitoral da cerimônia e disse que as imagens usadas na propaganda de Bolsonaro ferem o princípio da isonomia. Nesta terça-feira, em plenário, o relator reforçou sua decisão anterior, alegando que o uso das imagens pode causar confusão em parte do eleitorado.

“Pode ter desdobramentos na análise do eleitorado do que é ato do presidente e do candidato”, disse o corregedor, em sua defesa no plenário, que completou: “Conclui-se pela cessão do uso das imagens pelo candidato e proibir a utilização de imagens oficiais do evento”, disse.

Além da campanha do PT, as candidaturas de Soraya Thronicke (União) e o PDT também ingressaram com ação contra o presidente Jair Bolsonaro e Braga Netto pelos atos de 7 de Setembro.

Defesa de Bolsonaro nega uso eleitoral

Ainda na tarde desta terça-feira, a defesa do candidato afirmou à Corte que não houve “usurpação ilegal para fins eleitorais” do uso das imagens da propaganda. Segundo a defesa, todas as imagens já foram retiradas do ar.

Ao Tribunal, os advogados do candidato à reeleição afirmaram que não houve comportamentos eleitorais durante o desfile militar de que o presidente da República participou. A chapa reconheceu que houve um ato político em seguida dos eventos de que Bolsonaro participou como presidente da República, mas defende a ideia de que os dois eventos não se misturaram.

As comemorações do 7 de Setembro reuniram milhares de pessoas, especialmente em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. O presidente da República participou, depois dos atos oficiais, de discursos para milhares de apoiadores em Brasília e no Rio de Janeiro.

Leia mais sobre:

24 comentários
  1. Julio Cesar Brasileiro Pereira
    Julio Cesar Brasileiro Pereira

    …Xandão é um verme…e será preso. É bandido travestido de ministro. Nem juíz o coisa é. Advogadinho mequetrefe, metido a juiz, delegado, investigador e polícia. Funcionário Público sem concurso, mas, indicado/apadrinhado (Cargo em Comissão)…

  2. Roberto
    Roberto

    Alguém esperava alguma decisao diferente? É o fim da picada!

  3. SERGIO DE CASSIA LIMA
    SERGIO DE CASSIA LIMA

    É muito desespero, o ladrão de estimação desses canalhas não é líder? Porque tanto medo então? Só esqueceram que nós patriotas já usamos esses vídeos diariamente e não vamos parar. Força capitão, força patriotas.

  4. Lincoln Gutemberg De Miranda
    Lincoln Gutemberg De Miranda

    O ativismo do judiciário proibiu fotos de fatos. Vamos, portanto mostrar cada vez mais imagens do fenômeno do dia 7.9.2022, Contra “fotos”, não há argumentos, muito menos proibição!

    1. Julio Cesar Brasileiro Pereira
      Julio Cesar Brasileiro Pereira

      Não é juiz! É advogado…e pior…é advogadinho mequetrefe, metido a juiz, delegado, investigador e polícia. Funcionário Público sem concurso, mas, indicado/apadrinhado (Cargo em Comissão)…

  5. Andre Luiz Rodrigues
    Andre Luiz Rodrigues

    Bando de vagabundos que nem juízes são, são uns encostados nessa porcaria de tribunal que é mais uma jabuticaba no Brasil. Esses excrementos precisam é de um cabo de enxada para trabalhar!

  6. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Esse bando de rábulas deste tribunal picareta não passa de uns ridículos, mal sabem que o objeto em questão já caiu na rede, em outras palavras isso daí já está na memória e na boca do povo e com inúmeras gravações pelo país afora e talvez até no exterior. Então, é apenas uma medida inócua como inócuos são esses rábulas de quinta categoria.

  7. Flavio
    Flavio

    Esse advogado de porta de cadeia tomou uma porção de tabefes do Luladrão no meio da cara com a mensagem subliminar: “você me pertence hein vagabundo, obedeça pois você custou caro”.

  8. Caçador
    Caçador

    Da outra vez JB se elegeu com 8 seg de TV e a internet. Agora ele tem alguns minutos a mais e outra vez a internet (agora em números muito maiores). Desta vez será no primeiro turno e não adianta reclamar. Haverá choro e ranger de dentes, mas, sempre terá mesmo, segue!

  9. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Claro que fere o princípio da isonomia. Um é seguido por milhões de cidadãos pacíficos e outro é perseguido pelo passado tenebroso.

  10. cido
    cido

    QUERO NEM SABER , VALEU A TENTATIVA , MAS MEU VOTO É “BOLSONARO “

  11. Afonso Celso Pereira Barretto
    Afonso Celso Pereira Barretto

    …seguiu o “desentendimento” acordado do relator.

  12. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Juiz petista dar a decisão, isso é parcialidade…

    1. Julio Cesar Brasileiro Pereira
      Julio Cesar Brasileiro Pereira

      Não é juiz! É advogado…e pior…é advogadinho mequetrefe, metido a juiz, delegado, investigador e polícia. Funcionário Público sem concurso, mas, indicado/apadrinhado (Cargo em Comissão)…

  13. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Deveriam é proibir o uso de foto de um ex presidário em campanha eleitoral.

  14. Hermes
    Hermes

    Estamos perdendo tempo esperando qualquer normalidade desses militantes. Seria muita ingenuidade esperar que nos garantam a legalidade, pois espero que o sistema está igual ao da Venezuela. O luladrão nomeou uma trupe de serventuários, lambe botas, pelegos, jaguara mesmo, e não há nada que esperarmos desses, só mesmo esse tipo de decisões.

  15. Paulo gusson
    Paulo gusson

    O canalha relator deve estar com o rosto inchado do tapa que levou do Ladrao , são amigos e o restolho da tchurma foi atrás , isso não é justiça é a casa da Maria joana

  16. Julio Cesar Brasileiro Pereira
    Julio Cesar Brasileiro Pereira

    TSE…STF…PT…imprensa…narcotráfico…tudo junto e misturado!

  17. Mario DP
    Mario DP

    Tem problema não, nada impede a informação descentralizada do ZapZap!

    1. Guilherme Augusto Ferrari
      Guilherme Augusto Ferrari

      Infelizmente, por enquanto. Já estão querendo censurar a Jovem Pan no YT e logo farão o mesmo com o whatsapp

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade