(J.R. Guzzo, publicado no jornal Gazeta do Povo em 20 de outubro de 2022)
A censura é um câncer e, sendo câncer, pode gerar metástase — a infecção sai do lugar onde começou e começa a invadir, passo por passo, o organismo inteiro. É o que está acontecendo com os atos de repressão do ministro Alexandre de Moraes e seus imitadores no Tribunal Superior Eleitoral contra órgãos de imprensa. Dia após dia, violam de maneira cada vez mais maligna a liberdade de expressão, estabelecida com palavras indiscutíveis na Constituição Federal do Brasil — e proíbem os veículos de comunicação de publicarem qualquer coisa que o ex-presidente Lula, candidato nas eleições do dia 30 de outubro, não quer que seja publicada. A primeira agressão foi contra a Gazeta do Povo, censurada pelo TSE por informar, com base em fatos escandalosamente públicos, que Lula e o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, são aliados políticos e admiradores um do outro. Lula acha que isso pode lhe custar votos. Exigiu então que a Gazeta não publicasse nada a esse respeito e foi atendido na hora pelo TSE; sempre é. A partir daí o câncer se espalhou. Acaba de infectar a rádio Jovem Pan, e pelos mesmos motivos: levar ao ar notícias sobre fatos verdadeiros cuja divulgação Lula não admite. A rádio está censurada pelo TSE por falar dos processos e das condenações de Lula por corrupção e lavagem de dinheiro. É como se não tivesse existido a Lava Jato, ou a sua prisão durante 20 meses em Curitiba, ou a devolução em massa de dinheiro roubado. A Jovem Pan não pode falar nada disso.
Nunca se viu numa eleição brasileira, nem mesmo nas eleições consentidas e bem-comportadas feitas durante o AI-5, atos de ditadura como os que estão sendo praticados neste momento pelo alto Poder Judiciário. O processo eleitoral, por conta disso, está irremediavelmente sujo; qualquer que seja o resultado, a dupla STF-TSE conduziu durante toda a campanha um processo de destruição da democracia que não pode mais ser consertado. A autoridade eleitoral abandonou, sem maiores preocupações com aparências, a sua obrigação elementar de ser imparcial — está agindo abertamente a favor de um candidato, o ex-presidente Lula, contra o candidato adversário, o presidente Jair Bolsonaro. Montou-se, aliás, com a colaboração da maior parte da mídia, uma colossal operação de fingimento, através da qual STF-TSE pretendem salvar o Brasil do “autoritarismo” — e se servem desta mentira para violar a Constituição, liquidar liberdades públicas e individuais, e impor a censura em favor do seu candidato.
A metástase transbordou do seu foco inicial não apenas quanto aos órgãos de imprensa perseguidos pelo TSE, mas também em relação aos assuntos censurados. Alexandre de Moraes e seus associados no TSE proíbem a exibição de vídeos em que Lula diz “ainda bem” que “a natureza” nos mandou a covid – assim as pessoas aprendem a “importância do Estado”. É proibido dizer que Lula foi o mais votado nas penitenciárias. Também não pode dizer que o PT votou contra, na prática, o Auxílio Brasil proposto no Congresso pelo governo — o partido negou o pagamento parcelado dos precatórios, ou dívidas da União não pagas, e é daí que vem o dinheiro para pagar o auxílio. Nem o ex-ministro Marco Aurélio, do próprio Supremo, pode falar. Os ex-colegas proibiram que ele diga que Lula não foi absolvido, em nenhum momento, pelo STF — apenas teve os seus processos penais “anulados”, sem qualquer menção a provas ou fatos, o que não tem absolutamente nada a ver com “absolvição”. É, em todo o caso, uma interpretação dele como jurista, absolutamente legítima e legal. Mas o ex-ministro foi proibido de falar. E por aí se vai, com multas de R$ 25 mil reais por dia para veículos de imprensa ou para jornalistas que não obedecerem de imediato as ordens da censura — um abuso sem precedentes na história da Justiça brasileira.
Nenhum dos atos de censura do TSE, pelo que ficou provado nas suas decisões, proibiu a publicação de notícia falsa — como, hipocritamente, Moraes e colegas vêm dizendo que era a sua intenção, antes ainda da campanha eleitoral começar. Agora se vê que só foi proibida, como sempre quiseram eles, a publicação de informações verdadeiras. Estas sim, são e sempre foram o objetivo real da repressão ditatorial mais flagrante que o país já viu desde a abolição do AI-5. A ditadura do Judiciário está proibindo dizer a verdade no Brasil.
TÁ OK
MAS CADÊ A SUSPENÇÃO DESSA ILEGALIDADE???
CADÊ??!
As instituições brasileiras estão sob judice.
SÃO INSTITUIÇÕES CANALHAS OU ACOVARDADAS???
INCLUSIVE AS FORÇAS ARMADAS…
Ou essas instituições saem de seus buracos COVARDES….ou as Forças Armadas terão um grande motivo para INTERVIR..
Essas instituições de ESTADO…NÃO ESTÃO CUMPRINDO SUAS FUNÇÕES.
OBVIO ISSO NÉ?!?
Estão praticamente PEDINDO UMA INTERVENÇÃO!
TSE QUER ESCONDER A VERDADE SOBRE O PASSADO DE BANDIDO DE LULLA E SUA QUADRILHA , NÃO CONSEGUIRÁ .
Bolsonaro e corja só se elegem com mentiras! Tão se cagando agora. Kkkkkkkkkkkkkkkk
Haha. Muito engraçado, podia ser comediante.
Repitam comigo: combater desinformação e fake news não é censura. combater desinformação e fake news não é censura. combater desinformação e fake news não é censura.
Repita você sozinho até perceber que você está errado.
Prezado
Vc é a prova que Lula e o encantador de Jumentos. . .
Vai se fu der
Esses canalhas do TSE/STF em breve receberão o troco. Ó San Severino (esse usa um disfarce na forma de nome de santo)!
Serão todos – tomara! – defenestrados do seu poder de ditadorzinhos!
“Fake news” é coisa do passado, bora proibir as “true news”, essa sim, revolta muito mais e dará maior resultado!
Os últimos momentos de Ceausescu e Mussolini vêm à mente nos dias de hoje.
Estão provocando para causar o caos. Os responsáveis vão receber o troco em breve.
STF está igual a água morro abaixo, nada para essa catástrofe!
Ninguém levou a sério o que o José Dirceu disse a pouco tempo atrás, “nos vamos tomar o poder, o que é diferente de ganhar a eleição”. Pois bem, eles já tomaram o poder via judiciário, em particular o STF e o seu puxadinho TSE!
Tá tudo dominado
O ministreco Borroso disse algo semelhante na câmara, eleição não se ganha, se toma.
Quem será que esquenta as costas do STF? É difícil acreditar que fazem tudo isso por sua conta e risco.
Os vermes querem a ditadura no Brasil, mas não conseguirão.
Vivemos numa Ditadura.
NOSSAS VIDAS COMEÇAM A TERMINAR NO DIA EM QUE PERMANECEMOS EM SILÊNCIO SOBRE AS COISAS QUE IMPORTAM. MARTIN LUTHER KING
a cooperativa da ditadura do tse – está instalada….e, isso tem que acabar com a urgência!!!!
Óia….votar no ex-presidiário hoje é eleger o próprio carrasco amanhã…..nóis só vai escolher a grossura da lâmina.
NÃO FOSSE O MAL-NECESSÁRIO DO AI-5 MAIS DA METADE DO BRASIL ESTARIA USANDO LAMPARINAS.
O QUE FALTOU NO REGIME MILITAR, A DITADURINHA DE MERDA, FOI FUZILAMEMTO EM MASSA.
Que vergonha e ninguém consegue fazer nada pra acabar com isso.
Vamos ver até quando!
Até que a Sociedade reaja… não espere nada de ninguém, ou de algum outro organismo civil ou militar.