O The Wall Street Journal (WSJ), em reportagem assinada por sua correspondente Mary Anastasia O’Grady, publicou a seguinte análise sobre o Brasil às vésperas do segundo turno das eleições — um dos raríssimos relatos equilibrados, precisos e fiéis aos fatos que foi publicado na imprensa internacional durante a campanha eleitoral brasileira:
“O segundo turno das eleições presidenciais do Brasil — marcado para 30 de outubro — entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), está próximo.
Quão próximo se reflete nos movimentos recentes do Tribunal Eleitoral brasileiro de sete membros, ou TSE. Liderado por um juiz notoriamente anti-Bolsonaro, Alexandre de Moraes , o TSE conquistou poderes extraordinários e os está usando para amordaçar os críticos de Lula.
A Constituição do Brasil proíbe a censura, e a repressão descarada do tribunal à liberdade de expressão alarmou a nação. Mas Moraes, que também é presidente do STF, não dá sinais de recuar. Se a democracia do Brasil está em risco, não está, como alegam as classes tagarelas, por causa do Bolsonaro.
O presidente ficou em segundo lugar no primeiro turno de 2 de outubro, com 43,2% dos votos. Lula recebeu 48,4%, cerca de 6,2 milhões de votos a mais que Bolsonaro. Outros 8,5 milhões de votos foram para Simone Tebet (MDB), que terminou em terceiro, e Ciro Gomes (PDT), que terminou em quarto. Seus partidos endossaram Lula, mas a base pode não concordar.
Simone Tebet é do Estado de Mato Grosso do Sul, no qual Bolsonaro venceu facilmente no primeiro turno. Ciro Gomes e seu partido têm um rancor de longa data contra Lula. Cerca de 34 milhões de eleitores que não votaram no primeiro turno podem comparecer no domingo.
Lula e o Partido dos Trabalhadores anunciam o socialismo como uma cura para a miséria econômica. Seus principais eleitores são os muito pobres, a elite, os ambientalistas e os woke. Os sociais-democratas moderados têm temido Lula há muito tempo, mas estão se unindo a ele porque detestam Bolsonaro.
O apoio do presidente vem das classes trabalhadora e média, empresários iniciantes que atuam na economia real, conservadores sociais, proprietários de terras e agroindústria. Políticos populares de centro-direita, como Romeu Zema (Novo), governador do Estado de Minas Gerais, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), no segundo turno ao governo de São Paulo, estão em campanha por ele.
Canais de notícias e opinião com fins lucrativos que fornecem conteúdo não oferecido pela mídia de esquerda também estão desempenhando um papel importante. O negócio cresceu, e Lula não gosta.
O ex-presidente é particularmente sensível sobre sua condenação por corrupção em 2017. Ela foi derrubada por um detalhe técnico em 2021 e ele foi libertado. Mas quando os brasileiros são lembrados do que o mandou para a prisão, eles podem se lembrar dos enormes escândalos de suborno e corrupção que surgiram durante os 14 anos — 2003 a 2016 — em que seu Partido dos Trabalhadores ocupou a presidência. Lula pediu ajuda a Moraes.
Por lei, o tribunal deve julgar “fatos sabidamente falsos” durante a campanha e censurar os infratores. Por exemplo, censurou legalmente a campanha de Lula por suas alegações de que Bolsonaro pratica canibalismo.
Não tem, no entanto, autoridade para aprovar ou desaprovar a opinião pública. Apesar disso, em 13 de outubro, respondendo a uma denúncia da campanha de Lula, o tribunal decidiu que a empresa Brasil Paralelo tinha de remover conteúdo que discutia sua condenação por conter “desinformação, alterando a realidade de eventos relacionados à corrupção, afetando o governo de Lula honra e imagem.”
O magistrado do TSE designado para informar sobre os processos judiciais — junto com outros dois magistrados — discordou. Ele destacou que o material em questão foi “baseado em matérias jornalísticas com fatos declarados no período em que Lula esteve à frente do Executivo, ‘portanto, não há justificativa plausível para sua retirada’”, segundo o TSE local na rede Internet.
Em 18 de outubro, o tribunal foi mais longe, determinando ao YouTube que demonetizasse quatro canais brasileiros, incluindo a Brasil Paralelo, alegando que eles contêm notícias falsas. Na quinta-feira 20 veio a resolução do TSE. Como explicou o jornalista brasileiro Diego Escosteguy no site de notícias O Bastidor na semana passada, o TSE se concedeu o poder “de arbitrar o que é verdadeiro ou falso no debate político” e de “suspender contas, perfis e canais” e banir brasileiros de “todos as plataformas.”
Na semana passada, o tribunal censurou o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, porque ele ousou dizer que Lula nunca foi absolvido. A afirmação é verdadeira mesmo que faça Lula encrespar.
Para demonstrar quão longe das normas brasileiras de liberdade de expressão o comportamento do TSE está, Escosteguy citou o próprio ministro Moraes, escrevendo da bancada do STF em 2018: “O direito fundamental à liberdade de expressão não visa apenas a proteger opiniões que supostamente são verdadeiros, admiráveis ou convencionais, mas também os duvidosos, exagerados, repreensíveis, satíricos, humorísticos, bem como os não partilhados pela maioria. Deve-se notar que mesmo declarações errôneas estão sob a proteção dessa garantia constitucional.”
Agora o Tribunal Eleitoral quer dispensar essas liberdades civis. Isso nos faz pensar como será o Brasil se Lula vencer.”
Está instalada no Brasil a Ditadura da Toga, que não necessitou nem mesmo de um reles ato institucional. O Senado Federal tem o dever constitucional de processar deuses do stf que sistematicamente atentam contra o estado democrático de direito, violando sem pudor algum a Constituição Federal vigente.
Quem pratica tais atentados são PATRICIDAS. Todos eles precisam responder por seus atos de traição contra a Nação brasileira!
Nota: Segundo dicionaristas PATRICIDA é todo aquele que é traidor ou inimigo de sua
própria PÁTRIA!
O STF TENTA APAGAR 30 ANOS DE HISTÓRIA E NÃO VAI CONSEGUIR.
ENQUANTO JK FEZ 50 ANOS DE PROGRESSO EM 5, FHC E SEUS COMPARSAS IMPINGIRAM AOS HABITANTES DESTA NAÇÃO MARAVILHOSA, 100 ANOS DE ESCURIDÃO.
Infelizmente o candidato do STF e STE aparelhado teria que ganhar no primeiro turno, só que, deu alguma coisa errada, então o esforço no segundo turno tá sendo gigante, até o dia ainda vai acontecer muita para eleger esse LADRÃO novamente. José Dirceu já tinha falado vamos tomar o poder diferente de ganhar eleição.
Em qualquer regime político, de qualquer país do mundo, em que seu poder judiciário JULGAR POR PURA CONVENIÊNCIA, SEM LEVAR EM CONTA OS PRECEITOS DA SUA CONSTITUIÇÃO, esse “poder” estará, não somente incentivando a ANARQUIA, como também EXECRANDO O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
Será que o STF e o TSE não têm essa CONSCIÊNCIA??!!
I N A C R E D I T Á V E L !!!
O plano está em pleno curso, o Bolsonaro já disse isso, não tiraram o lula e o tornaram elegível por nada. O problema que o povo brasileiro não quer essa cara de jeito nenhum, desafio o lula ir na Bahia, que supostamente ganhou com uma margem de votos expressiva, bem que ele podia aceitar esse desafio.
O Partido da Toga escolheu um candidato. Livrou-o da cadeia, anulou as suas sentenças e o habilitou a ser candidato nesta eleição.
Não vão falar nada sobre o Marcos Valério estar ao vivo na TV Senado agora falando sobre o envolvimento do PT com o crime organizado e com a morte do Celso Daniel e ainda sobre a chefia do molusco ???
LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO LAAADDDRRRAAAOOO!!
MORAES SEVERINO E TIÃO…..
É inacreditável como alguns sujeitos são capazes de dar um tiro no pé.
As flagrantes ilegalidades cometidas por STF e TSE contra a campanha de Bolsonaro tornam automaticamente a eleição ilegítima.
Assim sendo, somente se o Bolsonaro vencer, o resultado será aceitável. Essa vitória seria uma grande façanha, devido ao desequilíbrio de condições causado pelos amigos de Lula no STF e TSE.
Já se o Lula ganhar, o resultado será claramente inválido, tendo em vista toda a manipulação feita por esses senhores, e a eleição deverá ser considerada roubada. Afinal, terá sido obtido através de censura e manipulação, feitas justamente pelos órgãos que deveriam garantir uma disputa justa e equilibrada.
Assim sendo, se o Lula ganhar, as pessoas de bem devem se negar a aceitar esse eventual resultado, por ter sido obtido de maneira fraudulenta.
Ou seja: esses sujeitos, com seus atos impensados, vão obter o resultado exatamente oposto ao que desejavam.
Neste momento, não há mais como o Lula ganhar a eleição de forma limpa. E portanto, mesmo que ganhe a eleição, não será presidente.
Perfeita a sua análise, simples como é a verdade. Nao pode acabar bem uma sujeirada dessas.
#STFVergonhaMundial #LULAPRESO #LULANACADEIA #PTNUNCAMAIS #BolsonaroReeleito2022
Faltou muita coisa nessa reportagem,mas,pelo menos, já é um começo.Faltou falar,por ex,dos presos políticos e dos banidos como Alan dos Santos.
Democracia : país onde vc chama um Pres, da República de genocida SEM ele ser ; Ditadura : país onde vc não pode chamar um Corrupto/Ladrão de ladrão. Qual nosso Status atual ??
Esquerda, corte, jornais. A Censura tá pesada. Tá correndo solta. Descararam e partiram para o Tudo ou Nada. Que tristeza de país……….
Ou seja, o lulaldrão é sim um bandido que continua solto , por uma “rasteira “do stf.
Padrão “espertinhos” do Norte Americano de SER.
A coisa na Ukrania esta fora de controle… e os EUA/Ingleses…como É de costume. ATIVARAM o canto da sereia.
Para enganar os Lusitanos/Brazucas.
AGORA ESTÃO PUXANDO O SACO DO BOZO.
Não se iludam…uma vez conseguido ludibriar/comprar os lideres brasileiros….voltam com força TOTAL na Amazonia.
ELES QUEREM RORAIMA DESDE SEMPRE…desde 1660!
A guerra na Ucrânia esta FORA DE CONTROLE ,….e VAI ESCALAR!
Por isso os canalhas anglosaxões estão acenando pro BOZO.
Sabe que ele vai ganhar….54% dos votos validos
Lula é CPX de Ortega e Maduro.
Fio.
Passa vergonha não, vai lá postar no Brasil de Fato vai…
#FechadoComBolsonaro!!
O ditador Daniel Ortega mandou prender. O molusco manda silenciar.
WSJ um jornal mais vermelho que o ex-presidiário quando bebe todas fazendo mateiras contra a censura imposta pela equipe do PT no TSE ?
Eu vivi para ver isso. O mundo está acordando…