Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais, solicitou que as Forças Nacionais desobstruam “vias ou estradas interditadas por manifestações” no Estado. O político divulgou o pedido por meio de uma mensagem publicada no Twitter nesta terça-feira, 1.
Solicitei às nossas Forças de Segurança para desobstruir qualquer via ou estrada interditada por manifestações.A eleição já acabou,temos que assegurar o direito de todos de ir e vir,e também que mercadorias cheguem onde precisam pra não haver desabastecimento.Vamos cumprir a lei.
— Romeu Zema (@RomeuZema) November 1, 2022
“Solicitei às nossas Forças de Segurança para desobstruir qualquer via ou estrada interditada por manifestações”, escreveu Zema. “A eleição já acabou, temos de assegurar o direito de todos de ir e vir, e também que mercadorias cheguem aonde precisam para não haver desabastecimento. Vamos cumprir a lei.”
Em sete Estados, 14 trechos estão bloqueados. Grupos de caminhoneiros deram início aos congestionamentos, depois de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter vencido a eleição, no domingo 30.
Lula venceu a disputa pela Presidência da República por uma margem mínima no Brasil e no Estado. Em Minas Gerais, por exemplo, a votação a favor do petista ficou em 50,2% dos votos válidos contra 49,8% de presidente Bolsonaro. Ou seja: menos de 1%.
Também nesta terça-feira, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, autorizou o uso da polícia para desobstruir bloqueios em todo o país. “Seja em espaços públicos, seja em rodovias federais, estaduais ou municipais, com a adoção das medidas necessárias e suficientes” determinou.