publicidade
Política

Em operação, PF mira propinas pagas a servidores de estatal

Desvios em banco também são investigados; agentes cumprem 29 mandados de busca e apreensão em quatro Estados

governador do acre
Veículo da Polícia Federal, durante uma operação | Foto: Divulgação/Agência Brasil

Desvios em banco também são investigados; agentes cumprem 29 mandados de busca e apreensão em quatro Estados

em operação
Ceitec foi alvo de saques | Foto: Divulgação/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira, 29, duas fases da Operação Descarte: Silício e Macchiato. A primeira apura supostos crimes de lavagem de capitais, fraude em licitação, evasão de divisas e sonegação fiscal envolvendo o Ceitec, estatal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Já a Macchiato mira crimes contra o Sistema Financeiro Nacional — a Justiça mandou bloquear R$ 100 milhões dos investigados e ainda determinou o afastamento de dois diretores da instituição financeira que teria sido vítima dos desvios sob suspeita. Agora, agentes cumprem 29 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba, Vargem Grande Paulista, Jaguariúna (SP), Belo Horizonte, Nova Lima, Machado (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

Receba nossas atualizações

Sobre a Silício, as irregularidades teriam ocorrido entre 2011 e 2016. “Nesse período, um escritório de advocacia especializado na lavagem de dinheiro elaborou e executou um ‘projeto’ para uma empresa cliente, do ramo de tecnologia, com o objetivo de redução de tributos, devolução de valores em espécie e evasão de divisas. Parte desses recursos teria sido utilizada para pagamento de propina a servidores da empresa pública federal CEITEC S/A para que ela contratasse a empresa de tecnologia”, informou a PF, em nota. No que diz respeito à Macchiato, os alvos, na qualidade de administradores da instituição financeira vítima e de suas empresas controladas, teriam desviado valores através de contratos simulados de prestação de serviços, conforme as apurações. A PF aponta que propinas foram pagas a políticos.

Quer saber mais sobre o Ceitec e outras estatais? Leia “O custo da ineficiência”, reportagem publicada na edição n° 2 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade