A TAV Brasil, empresa criada para a construção do trem-bala que vai ligar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a buscar parcerias internacionais com empreiteiras para receber ajuda na realização da obra, que tem um custo estimado de R$ 50 bilhões.
Segundo o diretor-presidente da empresa, Bernardo Figueiredo, a iniciativa de fazer a parceria partiu das próprias empresas estrangeiras interessadas no projeto que contataram a TAV Brasil. O empresário foi o responsável por comandar o primeiro projeto de trem de alta velocidade em 2007, quando era diretor da ANTT, durante o segundo mandato de Lula.
Em 2012, a então presidente Dilma Rousseff tentou tirar o projeto do papel, indicando o executivo à presidência da Etav, estatal que poderia licitar a obra. Na época, o projeto não foi pra frente e Figueiredo não conseguiu o cargo.
O diretor da TAV Brasil informou que algumas alterações foram realizadas referentes ao projeto inicial que previa, por exemplo, 20 quilômetros de túnel na cidade de São Paulo que não foram contemplados na nova obra.
Em São Paulo, o trajeto do trem deve terminar na região de Pirituba, extremo da zona norte, enquanto no Rio, a obra deve acabar em Santa Cruz. A partir dali, o acesso se daria através de uma parceria com a rede da Supervia, que cobriria 34 estações de Santa Cruz até o centro da cidade.
“Essa é uma questão que está resolvida”, disse Figueiredo. “Não entraremos dentro dos centros urbanos, mas buscaremos parcerias. A partir destes pontos, podemos negociar conexões com outras redes, ou eventuais construções de ramais.”
Estimada em mais de R$ 50 bilhões, a obra já se tornou a mais cara de infraestrutura no Brasil. A expectativa é que, com as parcerias internacionais, cerca de 80% do seu valor seja financiado em um prazo de 25 a 30 anos. A concessão para construção do novo meio de transporte foi autorizado recentemente pelo órgão do governo federal.
Faz o Helio
Faz o L
O pior é que a super empresa não está constituida a menos de um ano e o capital social é vergonhoso, então já sabemos o destino do nosso dinheiro suado
Megalomaníacos… Um país com buracos nas rodovias, falta de ferrovias… Etc, etc..
Esta Estatal TAV vai ser, a partir de agora, uma nova Petrobrás para os Petistas.
Alguém já viu de onde irá sair o dinheiro ? Do BNDES.
E a quem pertence o BNDES ? Aos Brasileiros.
Ou seja, nós é que iremos pagar por mais um fiasco.
Trem-bala mais veloz do mundo. Vai ser melhor que o de 2009 ( que ficaria pronto para a Copa 2014), da Dilma. Passou tão depressa que até hoje ninguém viu.
Enqto isso a obra pronta da Transposição do São Francisco está com a água impedida de circular. Seria para que tudo rachasse e precisasse de ” novas obras” para vir a funcionar? Ou então é para esculhambar tudo e recomeçar do zero de novo?
Praticamente tudo que tem início no regime petralha, começando em 2002 qdo o povo elegeu um charlatão semi analfabeto como seu líder, terminou em roubo e desastre. Esse trem bala não será a exceção. Mas quem deve ter gostado da idéia são os surfistas de trem, os quais só existem aqui no Brasil, onde à vida não tem valor.
Os petralhas destrõem a meritocracia e favorecem uma igualdade forçada de resultados, essa é a prescrição da história para o declínio civilizacional. Eles já falam em censura e supressão da livre expressão.
Os brasileiros devem acabar com os petralhas, antes que acabem com o Brasil.
Cinquenta bilhões? Duvido. Ao final da obra, se ela for concluída, passará de cem bilhões. Isto por baixo.
E só ver o trem da copa, em Cuiaba, que a Dilma inaugurou, andando 100 m
Trajeto tecnicamente errado, inexequível e vagões apodrecendo.
E A AV BRASIL NO RIO COMO FICA?????
A volta do delírio, agora com novo projeto. Não será São Paulo-Rio, será Pirituba-Santa Cruz, e dali 34 estações urbanas até o centro do Rio.
É preciso parar esses malucos antes de começar a loucura!
Sergio, fiquei pensando.
O ticket do Trem bala irá custar muito caro.
Queria ver um empresário saindo de Santa Cruz (Se for de Uber do centro do Rio, gasta uma nota) se for de ônibus com 34 estações, terá de sair 3 horas antes de pegar o trem. Chegando em SP em Pirituba, para chegar em casa mais umas 3 horas..
Melhor solução ainda é Galeão/Congonhas.
Será que vai ser a China?
Balas pra esse trem não vão faltar, tem muitas perdidas de bandidos por aí
Isso daí não é mania de grandeza não, é mania de gerar propinas, aditivos contratuais a perder de vista, etc… Ou seja, mais uma roubalheira que logo apelidarão de trem-balão ou coisa parecida. Uma coisa é certa: Isso não vai funcionar.
mais uma ibra que começará, no meio teremos aditivos ao contrato na ordem de 29 bi, no final a obra será paralisada no meio por falta de verbas, e os petralhas mais ricos em alguns bilhões.
O primeiro projeto é de 2007. Já poderá votar nas próximas eleições. É isso o que querem dizer com ‘obras paradas’? Essas ideias ‘geniais’ ficam rolando tanto, daqui para lá e de lá para cá, que ainda vão chamar de trem-bola.
O PT roubou 10x este valor durante seus governos e a população ficou sem o trem
mas ficou com as balas (na cabeça) dos criminosos deste país.
Gostaria de saber onde foi parar os um bilhão de reais para o projeto que acho, nem saiu da gaveta… Será difícil retirar as comunidades que vivem ao lado dos trilhos do trem na região de Belford Roxo/ Nova Iguaçu… E as pedradas nos trens quando passavam… Imaginem trem “bala”… O investimento deveria ser primeiramente em transporte de cargas…
É apenas mais um lobista tentando vender o que não tem, como os caras que tentaram vender 400 milhões de doses da vacina indiana, com propina de 1 dólar por dose.
Esse trem bala, será o maior fiasco do Regime Petralha. Eles vão emprestar e gastar o dinheiro, o projeto terá início e no final teremos o trem Fantasma, com uma dívida de 50 Bilhões.
Essa notícia deveria ter saido no dia primeiro de Abril, dia dos idiótas que acreditam nos petralhas.
Que pelo menos comecem. Depois o Tarcisio acaba em menos de 4 anos e por metade do custo. Capacidade? Não. Apenas não há roubalheira!!!!
Quem sabe com o Guedes teríamos grana para isso. Mas, talvez, a anta e o ladrão tenham cacife para esta tarefa, já que estão proibidos de dar obras de graça no compadrio sulamericano e caribe, ou Africa.