Os professores da Escócia receberão aulas sobre “privilégio branco” e “recursos de aprendizagem antirracismo”, com a finalidade de “descolonizar” o currículo acadêmico. É o que informou o jornal Telegraph, na quinta-feira 26. A agência governamental Education Scotland comunicou que a medida se justifica devido à falta de representatividade de “grupos marginalizados” na grade de ensino.
Entre outras recomendações, a autarquia ressaltou a importância de os educadores realizarem avaliações sobre supostas vantagens concedidas a pessoas “caucasianas”. Além disso, salientou a necessidade de se falar sobre a “fragilidade branca”. O termo se refere a “atitudes defensivas” de uma pessoa dessa etnia, quando confrontada com informações sobre “desigualdade racial”.
No currículo voltado a crianças entre cinco e oito anos, a Scotland Education prega a incorporação do uso de “bonecos, figuras, fantasias, livros ilustrados e displays nas paredes que normalizem a diversidade”, sem dar muitos detalhes. “À medida que a criança cresce, ela pode ver a diversidade em exemplos trabalhados em matemática e na literatura”, observa trecho da papelada.
A agência explica o objetivo das iniciativas, em um documento de 38 páginas: “Descolonizar. Essa palavra reflete a preocupação de que a literatura e histórias de grupos afetados pelo racismo não sejam suficientemente evidentes no currículo, e que o papel histórico da Escócia nas colônias e no comércio de escravos não tenha sido consistentemente explorado e reconhecido.”
Leia também: “Os mais recentes ataques da linguagem neutra”, reportagem publicada na Edição 71 da Revista Oeste
pessoas se colocando no direito de mudar as consciências na base do poder do leviatâ… isso é uma besta! uma usurpação tirânica e maligna dos direitos inalienáveis dados por Deus e por ele será julgada… a taça da misericórdia esta quase cheia…
O mundo pirou.
A esquerda me dá nojo.
Não se enganem. No Brasil no ensino fundamental já começou isso. E no ensino de inglês particular ou público.
Na africa ensinasse a não matar outros negros?