O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) afirmou nesta segunda-feira, 12, que não cometeu crime ao gravar uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro e divulgar seu conteúdo. Mais cedo, como noticiamos, Bolsonaro criticou o vazamento do áudio. “Eu fui gravado em uma conversa telefônica, está certo? A que ponto chegamos no Brasil. Gravado”, disse o presidente a apoiadores no Palácio da Alvorada. “Não é vazar. É te gravar. Gravação, só com autorização judicial. Gravar o presidente e divulgar… E outra, só para controle: falei mais coisa naquela conversa. Pode divulgar tudo, da minha parte.”
Em conversa com a Revista Oeste, Kajuru rebateu as críticas. “Eu não cometi crime nenhum, na minha opinião. Ouvi promotores, ouvi procuradores. Ninguém disse que eu cometi crime”, afirmou o parlamentar.
Leia mais: “Bolsonaro critica Kajuru por conversa gravada e chama governadores de ‘ditadores’”
Nesta manhã, em entrevista à Rádio Bandeirantes, o senador divulgou o restante do áudio da conversa com Bolsonaro. No novo trecho apresentado, Bolsonaro ataca o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). “Se você [Kajuru] não participa [da CPI], a canalhada do Randolfe Rodrigues vai participar. E vai começar a encher o saco. Aí vou ter que sair na porrada com um b… desse”, afirmou o presidente, segundo o áudio divulgado.
Leia mais: “Bolsonaro defende CPI que também investigue prefeitos e governadores”
“Já que o presidente pediu hoje cedo, eu coloquei a parte em que ele xingou os senadores de canalhada toda e xingou o Randolfe. Eu tinha tirado essa parte porque o Randolfe é meu amigo, meu ídolo, é especial, é meu irmão. Achei o presidente desrespeitoso com ele e com todos os senadores. Eu quis preservar os dois lados e não coloquei. Agora, hoje cedo ele pediu para colocar, eu coloquei”, explicou Kajuru.
Fora da CPI
Indagado se acreditava em pressões do governo para a retirada de assinaturas de senadores do documento que pede a criação da CPI, Kajuru respondeu: “Retirada de nomes não vai ter. O que vai ter é um jogo para tirar alguns senadores da CPI. Eu, inclusive, fui tirado. Não vou fazer parte da CPI. As pessoas sabem que nós somos independentes, não vamos proteger ninguém, não vamos ser revanchistas com ninguém.”
Leia também: “Kajuru, sobre impeachment de Moraes: ‘O parlamentar que votar contra pode ter vários ‘nãos’ nas urnas’”
“Pelo partido, o Cidadania, eu entendo. O partido só vai ter uma vaga, para a suplência. Eu entendo que o Alessandro [Vieira, senador do Cidadania do Sergipe] merece mais do que eu. Não tem problema nenhum. Eu respeito o Alessandro e sou admirador profundo dele e amigo dele. Eu só acho errado e injusto porque nós dois conseguimos a CPI. Então, nós dois tínhamos de fazer parte dela. Considero uma injustiça.”
Leia também: “Fábio Faria, sobre CPI da Covid: ‘Vai comprovar uma atuação responsável e íntegra’”
Kajuru afirmou ainda que o escopo da CPI deve mesmo incluir a investigação de ações e eventuais omissões de prefeituras e governos estaduais durante a pandemia, e não apenas da administração federal. “Para mim, tinha que ser separado”, ponderou. “Mas eu não quero falar muito sobre isso. Já que eu não vou participar da CPI, eu não tenho nada para falar dela.”
Resposta a Flávio Bolsonaro
Segundo o site Congresso em Foco, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho de Jair Bolsonaro, pretende acionar o Conselho de Ética contra Kajuru por causa da gravação da conversa com o presidente. “Só tenho a dizer que, vindo dele, é bom a gente aproveitar e ele também participar, né?”, ironizou Kajuru. “Não há nenhuma denúncia de crime contra mim em 60 anos de idade. Nunca teve. Agora, há uma denúncia contra ele [Flávio]. Então, que ele também vá junto comigo. Nesse dia se decide qual é a punição aos dois.”
Leia mais: “Barroso determina que Senado instaure ‘CPI da Covid’”
Na semana passada, atendendo a uma reivindicação apresentada por Kajuru e Vieira, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Senado deveria instalar a CPI. O requerimento que pede a abertura da comissão é de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e obteve nesta manhã 34 assinaturas, mais do que o mínimo necessário de 27 para sua abertura. O pedido deve ser protocolado no Senado na terça-feira 13.
o que leva uma pessoa a dizer que tem como ídolo o tal de ruimdolfo (dpvat) ?
é lamentável e deplorável.
Sinceramente ainda estou assimilando o que aconteceu, do meu ponto de vista, o Kajuru deu uma guinada de 180° naquilo que vinha pregando e anunciando aos 4 ventos. Certamente foi enquadrado pela esquerda e, ameaçado de vida ou pago com uma quantia suficiente pra se aposentar, com também tem falado.
O Kajurú é aquele porcaria que busca polêmica e protagonismo, ainda que seja para o mal….., dá uma de bocudo e coerente, não pássa de de um porra-louca!
Esse Sr é um picareta de marca maior. O cara é o senador que lidera o ranking dos mais processados e diz “Não há nenhuma denúncia de crime contra mim em 60 anos de idade”. Acho que nem o Lula mente tanto.
Esse Kajuru, além de ser louco, é um perfeito trouxa. Como um idiota desses pode acreditar que pode ser amigo do Rsndolf e do Bolsonaro ao mesmo tempo? Pior é o Bolsonaro confiar num porra louca desses! Af…..
O broxa Kajuru é gentalha, é aquele tipo que se acha esperto mas não passa de um mané ridículo.
O Kajuru não foi ético. E ó Bolsonaro foi ingênuo.
O que mais irá acontecer?
Vejam só a que ponto chegamos! Randolfe Rodrigues um completo energúmeno saído lá do orifício retal da amazonia é ídolo do Kajuru. Se colocar os dois num saco incompleto de estrume a mistura vai se realizar sem problemas e sem deixar vestígios.
“jornalista” esportivo. Nada mais é preciso dizer.
Brinquinhos! Aneizinhos! Não passa de um Golum fantasiado de excelentíssimo excremento da porra louquice festiva.
Mais um traíra!
Senador Kajuru, não da para ser amigo de Bolsonaro e de Randolfe ao mesmo tempo. Isso é coisa de maluco. Bolsonaro quer reformar o pais politica e estruturalmente e o inútil senador pelo Amapá com pouco mais de 200 mil votos, é um verdadeiro antiparlamentar, vota contra todas as reformas, medidas provisórias e perdedor constantemente judicializa tudo. Melhor você ficar com o Randolfe.
Kajuru tem como ídolo o Sen. Randolfe, acha Ciro Gomes o mais preparado para a presidência e morre de amores por Edson Fachin. Que o Presidente abra o olho também com Roberto Jeferson, que numa entrevista à Jovem Pan no ano passado, disse que Lula foi preso sem provas. Jeferson também fala coisas fortíssimas contra o STF e até de esposas de alguns ministros, lembrando que por coisas bem menores, outros como Sara Winter, Oswaldo Eustáquio e Daniel Silveira amargaram cadeia. Não digo que lhe falta coragem, mas que há um caroço aí.
Não sabia destes fatos! Estes políticos são completamente loucos!
O Randolfe é seu amigo, seu ídolo, este cara é um comunista de bosta, perdi o respeito por você Kajuru.
Eu só queria saber a opinião do Caio Coppola…
Este senador é um moleque , mas está no nível do que temos no Senado . Ter como ídolo o DPVAT é sofrível.
Confesso que cai de jeito no canto desse canalha do Kajuru. Mais um covarde, traidor e hipócrita que sai do armário. Resta saber para quem a alma foi vendida, Doriana, será? De qualquer modo o tiro saiu pela culatra, mais uma vez o presidente não disse nada demais.
Ter como ídolo o senador DPVAT, dispensa qualquer comentário, uma ruma de bosta tem mais utilidade.
Atitude de moleque. Acho que o Kajuru deu um tiro no próprio pé.
O que ele fez pode até não ser crime, mas caracteriza, sem sombra de dúvidas, um ato imoral, molecagem pura, além da quebra de confiança que o Senador Jorge Kajuru cometeu contra Bolsonaro. Ainda vem defender um ser repugnante como esse Randolfe, o qual, até o presente momento, não apresentou um projeto sequer que seja produtivo ao crescimento do pais. Seu mandato só está servindo pra perseguir o presidente e encher o STF com pedidos cada vez mais esdrúxulos e inúteis. Chamá-lo de canalha foi muito pouco! #KajuruTraidor
Realmente mau caratismo não é crime é apenas um defeito gravíssimo.
KAJURU, VOCÊ É SÓ MAIS UM NA ESCORIA DA POLÍTICA BRASILEIRA, VC NÃO REPRESENTA ABSOLUTAMENTE NADA PARA O BRASIL, TAMPOUCO PARA SEUS ELEITORES…VC É UM FALIDO NA POLÍTICA E NA VIDA ESPORTIVA, POR ONDE PASSOU DEIXOU SUAS CAGADAS!!!!
Kajuru é um ignorante barulhento. Também parece não ser tão impoluto. Parece que ele tem envolvimento com o bicheiro C. Cachoeira. Já estão circulando vídeos.
Depois dessa, ele se mostrou não ser confiável, é igual a todos os outros. É um covarde e traíra, do Presidente e do Brasil.
Amiguinho do Dpvat…
O Senador Kajuru não demonstrou hombridade nesse teatro. Pessoas assim é o que menos precisamos para dar dignidade a esse país. Esse pessoal do barulho deveria receber uma boa reprimenda para se conscientizar de que quem paga a conta é o cidadão que produz (com sua própria força de trabalho ou com sua empresa), e é esse mesmo cidadão que sofre as consequências danosas desses disparates na política.
Esse senador não passa de um verme
Pode não ser crime, mas que é uma tremenda canalhice e falta de ética, isso é. Mas esperar o que desses políticos brasileiros, além desse tipo de falta de atitude.
Este sujeitinho imundo NUNCA valeu nada, nem demonstrou qualquer qualidade moral que o habilitasse a tamanho destaque no cenário político. Inclusive, quem elege um energúmeno desse, deve padecer da mesma disfunção cognitiva. Definitivamente, o Brasil é mesmo um imenso lodaçal de antas.
Kajuru não é herói nem paladino, é só um narcisista terminal.
Kajuru está se transformando num tremendo de um X9, e num baita língua de trapo.
Esqueçam este cara, só arruma confusão por onde passa, desde o futebol…. Manchetes e /ou matérias não significam popularidade. Esta só se manifesta através do voto. Legítimo e Soberano, mesmo que não concordemos com ele. Ponto.
PS: Peidar em público e escrotidão tampouco são crimes!
Ter Rodrigues, do Psol, como ídolo, diz tudo sobre a intenção deste biltre.
Não é crime! É questão moral! Vc não tem nenhuma Kajuru. Nunca teve
É mesmo? Se Bolsonaro tivesse feito a gravação e divulgado na imprensa já estariam pedindo a cabeça dele.
É crime nos EUA e no Brasil também.
Kajuru esquece que NÃO ESTÁ JORNALISTA, MAS ESTÁ SENADOR.
Kajurú, vai tomar no… conta da criança. Palhaço travestido de senador, sujeito enganador do c…