O ministro das Comunicações, Fábio Faria, criticou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, que determinou ao Senado a instalação da chamada CPI da Covid. “Num momento em que todos pedem união entre os poderes, nos surpreendem decisões sobre uma CPI que em nada contribuirá para vencer a pandemia”, escreveu Faria.
A decisão atende a pedido formulado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO), que questionam Pacheco pela demora em abrir a investigação, apresentado há 64 dias. A CPI quer apurar eventuais omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia.
Leia mais: “Bolsonaro critica ‘CPI da Covid’ e alfineta o STF”
“Se forem investigar omissões e desvios na pandemia, será uma vitória antecipada do presidente Jair Bolsonaro, que vai comprovar uma atuação responsável e íntegra. Vão atirar no que acham que viram e acertar no que não estão vendo”, tuitou Fábio Faria na quinta-feira 9.
Na decisão, Barroso afirmou que a Constituição estabelece que as CPIs devem ser instaladas sempre que três requisitos forem preenchidos, o que já ocorreu. Segundo ele, não cabe possibilidade de omissão ou análise de conveniência política por parte da Presidência da Casa Legislativa.
Se forem investigar omissões e desvios na pandemia, será uma vitória antecipada do PR @jairbolsonaro, que vai comprovar uma atuação responsável e íntegra.
Vão atirar no que acham que viram e acertar no que não estão vendo.
— Fábio Faria (@fabiofaria) April 9, 2021
A CPI irá comprovar , dentre os inúmeros procedimentos de governadores e prefeitos que não lograram êxito, que as mortes por Covid aumentaram MUITO após as eleições.
Cajuru não passa de um fanfarrão. Cidadania é o PCB de Roberto Freire.