Fachin, à Defesa: documentos sobre processo eleitoral podem ser divulgados

Ele afirmou que não há qualquer objeção por parte do Tribunal Superior Eleitoral
-Publicidade-
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Edson Fachin | Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Edson Fachin | Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, afirmou nesta sexta-feira, 6, em ofício ao Ministério da Defesa, que não se opõe à divulgação dos documentos com as sugestões e os pedidos de esclarecimento, feitos pela Pasta, sobre o processo eleitoral e as urnas eletrônicas.

Ontem, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira havia pedido ao ministro que divulgasse a íntegra das propostas de aperfeiçoamento da segurança e da transparência do processo eleitoral entregues pelas Forças Armadas ao TSE. Segundo o general, a medida é necessária diante do amplo interesse público que envolve o tema.

-Publicidade-

“Os documentos remetidos pelo Ministério da Defesa ao Tribunal Superior Eleitoral podem ser colocados ao pleno conhecimento público, sem que haja qualquer objeção por parte da Corte Eleitoral”, escreveu Fachin.

O ministro ressalvou, no entanto, que parte dos documentos enviados pela Defesa ao tribunal foi classificada como “reservada” pelo própria Pasta. Ele enviou um ofício ao comandante de Defesa Cibernética do Exército para que o militar esclareça a necessidade ou não de sigilo sobre esses documentos.

Fachin disse também que os materiais produzidos até o momento pela Comissão de Transparência das Eleições a partir dos primeiros questionamentos do Ministério da Defesa já foram divulgados.

Em fevereiro, o TSE já havia tornado públicas as 48 respostas para um pedido de informações feito pelas Forças Armadas no ano passado. O tribunal disse que 32 das 80 questões, por envolver questões técnicas e razões de segurança, seriam respondidas em reuniões entre os técnicos do ministério e a equipe de Tecnologia da Informação da Justiça Eleitoral.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

15 comentários Ver comentários

  1. Não adianta nada liberar, se não tomarem a iniciativa de corrigir as anomalias, porque
    senão ficará o dito pelo não dito, ou seja, não vamos fazer nada que não seja do nosso
    interesse, as urnas estão arrumadas para o Golpe, ponto final!

  2. Está mais do que na hora de o TSE abrir a caixa preta do voto, par que fique auditavel. Não é possível que o povo fique privado de conferir e confiar no seu voto. Por que tanta resistência e tanto mistério. O que querem esconder?

  3. Fala -se muito na segurança das urnas eletrônicas. Até aí tudo bem. Não confiamos é nas pessoas que as comandam e fazem recontagem dos votos, o TSE, por exemplo.

  4. De livre e espontânea vontade,pode esperar o troco o golpe caminha pagina por pagina….. “Vamos tomar o poder” agente cubano Jose Dirceu junto com Barroso falaram.O ponto alto do plano foi soltar lula ladrão o resto é peça pequena.

  5. Estão armando alguma… Não confio nessa gente. Pensaram que chamariam o exército e ele ficariam olhando as urnas… Quebraram a cara!!! E muito provavelmente, não seguiram com nenhum dos apontamentos feito por eles. Vamos aguardar.

  6. Os documentos seriam divulgados mesmo sem a autorização do TSE, para não ficar feio para os togados vermelhos foi autorizado a divulgação. Essa gente de toga não vale nada!!

  7. Esses caras falam num tal “ponto de inflexão”. O que conheço pór ponto de inflexão é quando uma curva muda o sentido da curvatura. Vamos parar com essa linguagem figurativa, que esses comunistas estão cagando e andando para essa tal de inflexão e coloquem logo essa tropa nas ruas e decretem logo toque de recolher. Só isso é que dá jeito nesse país, se querem ficar de trololó com esses comunistas, então podem dar meia volta e volver para os quartéis e façam-me o favor de não saírem mais de lá. Vejam lá o Putin que desceu logo o cacete, está comendo o pão que o diabo amassou mas aos poucos, está resolvendo a parada.

  8. O que é pior que um juiz golpista? Dois juízes golpistas. O que é pior que uma corte suprema golpista? É um presidente que só late e não morde e um senado safado. O que é pior que um congresso corrupto e de rabo preso? É uma população que continua votando em bandidos. O STF e o TSE estão deitando e rolando e queimando constituição e as FFAAs fazem de conta que o artigo 142 não existe. Vão fazer o Lula vencer com 40 milhões de votos para agradar a Imprensa comunista e corrupta. Bolsonaro terá no mínimo 65 milhões de votos e perderá a eleição. As urnas brasileiras tem vontade própria e copiam as pesquisas.

  9. O que o TSE tem para esconder ? Se não tiver nada, é correto :”que não se opõe à divulgação dos documentos com as sugestões e os pedidos de esclarecimento, feitos pela Pasta, sobre o processo eleitoral e as urnas eletrônicas”.
    Transparência já !

  10. Fachin e supremos parecem fazer favor. Eles chamaram o exército Agora querem descarta lo. Ato de contagem sempre foi público E simples ato administrativo material Não precisa juiz algum nem essa burocracia ignorante de informática

  11. Sempre existe 1 porém, algo a mais, ou seja, não se opõe, mas também não libera a íntegra, somente libera o que realmente não se opõe. Ou seja, 1uem manda sou eu e vcs militares calem a boca

  12. E agora, general. O velhinho do bigodinho de vassoura já liberou a papelada, vai liberar agora prá nóis? Pela reação dele, parece que não há nada de surpreendente nesses quesitos levantados pelo pessoal das FFAA. Ou então ele decidiu autorizar a liberação ao conhecimento público, porém deve estar pensando em não cumprir com as exigências dos militares. Já estou desconfiado que esse velhinho quer mesmo é empurrar todo mundo com a barriga até a data da eleição, que por sinal só faltam 149 dias para serem realizadas. Então, vai dar tempo, general?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.