O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou na quinta-feira 3 um inquérito da Operação Lava Jato sobre suspeitas de propinas a políticos do MDB.
“Diante da interpretação dos fatos e das premissas investigativas, verificada pela Procuradoria-Geral da República, quanto à inexistência de indícios suficientes da prática de crimes pelos investigados, e em face do entendimento sedimentado na jurisprudência deste Supremo Tribunal Federal, vocaciona acolhimento a promoção de arquivamento formulada pelo Ministério Público Federal”, justificou Fachin.
Quando a PGR pede o arquivamento, é de praxe que os ministros encerrem a investigação.
A decisão beneficia o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho (MDB-PA), os ex-senadores Valdir Raupp (MDB-RO) e Dario Berger (ex-MDB) e o ex-ministro Guido Mantega.
Ministro dos Transportes de Lula, Renan Filho ainda pode ser investigado
Fachin abriu prazo de cinco dias para a PGR dizer se tem interesse em dar sequência à investigação, mas apenas em relação ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e seu ex-marqueteiro Carlos Adriano Gehres.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Inquérito foi aberto em 2018
O inquérito foi aberto em 2018, a partir das delações premiadas do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e do ex-diretor da J&F Ricardo Saud. O executivo admitiu propinas de R$ 40 milhões a senadores emedebistas nas eleições de 2014, a pedido do PT. Os valores teriam sido repassados por meio de doações eleitorais, notas falsas de prestação de serviços e entregas em espécie, segundo os delatores.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, considerou que, apesar das “exaustivas diligências investigativas desde 2018”, as provas não confirmam a versão dos delatores. “A hipótese criminal investigada é informada somente pelas declarações dos colaboradores”, concluiu Gonet.
O advogado Thiago Turbay, que defende o ex-senador Valdir Raupp no processo, afirma que a decisão é mais um demonstrativo de que o país “volta aos trilhos após a deterioração institucional e democrática promovida pela Lava Jato”.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
vamos tomar um Blue Label hoje e fumar um charuto cubano, comemoremos,,,,,
o cara se convenceu e conseguiu convencer os demais sinistros e acabou por liberar o llulladrão / llullarápio dos processos por roubo, onde foi julgado e condenado (em 1ª e 2ª instâncias) do cárcere.
isto posto, é claro, óbvio, insofismável que irá liberar todos os demais envolvidos.
POBRE E PODRE BRASIL.
Não ficaria melhor se tivesse escrito: como são nossos amigos e quando precisarmos, usaremos isso como moeda de troca.
Fora stf, a suprema corte, que de suprema nada tem.
… tem sim SUPREMA VERGONHA NACIONAL …
Só faltou mesmo o comuna Faxina canonizar estes mártires da democracia roubalista tupi … mais um tapa na cara dos manés mas parabéns Renan agora só faltam 15 processos que logo os ditadores deixam prescrever ou arquivam … haja lixo no galinheiro Brazyllis . e o pior ainda pode estar por vir !!!
É importante saber em quem votar e em quem não votar.
.. esquenta não se o Maduro piar a inteligência artificial sabe o que fazer no caso.
A quadrilha de volta a cena do crime.
Esse ai faz uma verdeira FACHINA a favor da comunidade “sadia” desse País das trapaças, da VERGONHA, dos impostos maiores do Mundo.
É um tapa na cara de todos os cidadãos brasileiros.
Esse senhor com essa cara de sério é o pior de todos!
É uma questão de CEP. Muda de rua e tudo bem! Eu mudei de lote na mesma rua e o CEP será o mesmo. Deveria ser assim esse País.
Mas serão mais 500, 600, 700 …… anos para começarmos ser decentemente um povo aceitável.
Deplorável, indigno, subserviente ao PCCTSTF!
… desconfiem dos homens “bem educados” pois estes são os piores …
Quem tem alguma dúvida de que o crime orgsnizado assumiu e tomou conta do Brasil, somos todos covardes… essa covardia é tudo que eles querem…
DESDE DE QUE EU TENHO 10 ANOS SÓ ESCUTO QUE OS CRIMES DE COLARINHO BRANCO SEMPRE SAÍRAM IMPUNES…..ACHEI QUE NESSE ANO DA LAVA JATO AS COISAS MUDARIAM PARA TODOS TERMOS UM FUTURO HONESTO, MAS NÃO, AS COISAS CONTINUAM DA MESMA FORMA. ROUBAR É BOM, ESSA É A MENSAGEM QUE SE TIRA DESSE PAÍS…….HOJE TENHO 52 ANOS . BRASIL É UMA MERDA.
m. não é o Brasil, m. é quem governa o Brasil, os pseudos tres poderes…….
somente aqui nesse Bostil, o crime realmente compensa! Mas também com ladrões e corruptos ocupando os mais altos cargos do Desgoverno e do Judiciário, não poderia ser diferente: A ninhada de ratos se protegem…
Os corruptos estão confortáveis com esse colegiado de togados.
Que lixo.
Esses juízes estão a serviço dos criminosos, um stf atrelado ao crime organizado ..
Nosso Judiciário infelizmente virou nas mãos da esquerda uma organização criminosa a favor dos corruptos liberou geral, vergonha mundial!
stf é um lixo
O Brasil volta aos trilhos constitucionais da corrupção legislativa.
Está difícil povo! Esta difícil a bandidagem anda solta! A PGR foi abduzida pelo STF e arrombada pelo Lulaladrão
Está difícil povo! Esta difícil a bandidagem anda solta! A PGR foi abduzida pelo STF e arrombada pelo Lulaladrão