O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin pediu ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma investigação sobre a operação policial contra traficantes de drogas na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que deixou 25 mortos, incluindo um policial.
Em ofício, Fachin cita indícios de “execução arbitrária” no episódio. O plenário do STF determinou no ano passado a suspensão das operações policiais em comunidades do Rio durante a pandemia, referendando liminar de Fachin.
Leia mais: “Bolsonaro afirma que ‘decreto já está pronto’ e é a cópia do artigo 5º da Constituição”
“Os fatos relatados parecem graves e, em um dos vídeos, há indícios de atos que, em tese, poderiam configurar execução arbitrária”, escreveu Fachin, em ofício assinado na última quinta-feira, 6. O ministro também pediu para ser informado das “medidas tomadas e, eventualmente, da responsabilização dos envolvidos nos fatos”.
Um ofício semelhante foi enviado ao procurador-geral de Justiça do Estado do Rio, Luciano Oliveira Mattos de Souza. Nesta sexta-feira, 7, o escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu uma investigação independente sobre o caso.
Hamilton Mourão
Em declaração mais cedo, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, classificou de “bandidos” os mortos na operação. “Tudo bandido! Entra um policial numa operação normal e leva um tiro na cabeça de cima de uma laje. Lamentavelmente, essas quadrilhas do narcotráfico são verdadeiras narcoguerrilhas, têm controle sobre determinadas áreas e é um problema da cidade do Rio de Janeiro”, afirmou.
Com informações do Estadão Conteúdo
STF vergonha do país!
Isto que aconteceu no Rio de Janeiro é culpa exclusiva dos Sinistros do STF.
STF verdadeiros Genocidas do país!
Não fazem tudo errado, trabalham pelo crime e nunca pelo povo!
Ditadura do judicial!
Fachin, o iluminado, o “home” de notório saber jurídico, dá cobertura a seus amigos bandidos. A população do Rio, já tão espoliada por gestores ladrões, que se estrepe. Viva o essetêefe!
O Bolsonaro não deve se impressionar com opiniões dessa mídia podre e baixar o 142 para sacudir geral.
Seria de estranhar se os supremos ministros falassem o contrário. Até quando nós iremos aceitar essa bandiidolatria em nosso País? A decisão insana desse senhor é a responsável pela atitude de enfrentamento dos bandidos em relação aos policiais.
Que tal entao ele dar a solução para o problema ¹ , já que é um ser iluminado que nos guiará ao paraíso?
O ministreco faz o que faz para garantir seu prestígio com os deputados e senadores corruptos. Ele odeia o mínimo razoável para uma ordem pública.
Esse esquerdista é uma vergonha! Presta um desserviço ao Brasil, não tem a mínima condição de exercer o cargo em que se encontra!
Esse esquerdista é uma vergonha! Presta um desserviço ao Brasil, não tem a mínima condição de exercer o cargo em que se encontra! Triste o país que tem um ministro como este!!!!
Tinha que pegar esse militante petista e deixa lo no morro sem sua escolta , apenas com sua toga…bom aí não ia dar certo, os bandidos iriam idêntica locomo ministro do STF , logo estaria protegido.
Por isso que o art. 142 tem que ser usado no STF, destituindo e prendendo aqueles vagabundos de lá. Depois no congresso, prendendo os senadores e deputados vagabundos também, só assim a esquerdalha vai baixar a bola.
Por que ilustre ministro não vai, ANONIMAMENTE, passar algumas horas nesses redutos de marginais, deixando o conforto de sua casa, certamente equipada com ar condicionado, geladeira farta e refeições bem elaboradas??? QUE VÁ SEM ARMAS, QUANDO MUITO UM ESTILINGUE, JÁ QUE É CONTRA O ARMAMENTO PARA DEFESA PESSOAL e também nada de carro oficial esperando em local pré combinado. Que vá a pé ou ônibus ou metrô! Afinal, dar palpites em situações que desconhece é, no mínimo, irresponsabilidade.
Uma vergonha esse stf(zinho) apequenado! E, se houver um evento com um parente??? Como ele agirá?????
Não de preocupe Fachin, da próxima vez a policia não mata, ela pega seus amigos bandidos e leva pra sua casa.
Não dá ideia, esse é o sonho dele ou dela, CARMEN MIRANDA
Fachin parece querer proteger pessoas ligadas a facções criminosas. Estranho. Seria bom esclarecer.
Fachin, o bastardo defensor de bandidos, deveria se mudar para o Jacarezinho com toda a sua clique do pequeno stf.
Esse calhorda depravado é uma vergonha, é um psicopata protetor de bandidos. Ninguém quer saber nada desse salafrário, eu sinto uma profunda vergonha de uma aberração destas ser juiz da Suprema Corte.CARMEN MIRANDA PQP
Nada de ART. 5, tem que decretar o 142 e baixar o cacete geral.
É rir PARA NÃO CHORAR!! Comunista, que arbitrária qual NADA, eram BANDIDOS!! UM INOCENTE FOI MORTO SIM, O POLICIAL, QUE RECEBEU UM TIRO CABEÇA, ISSO UMA EXECUÇÃO CLARA. Foi uma Operação Policial que FOI RECEBIDA POR ARTILHARIA PESADA, TINHA QUE REAGIR, GRAÇAS A DEUS, a maioria que foi para a Cidade do Pé Junto, é BANDIDA e NÃO INOCENTE,GRAÇAS A DEUS!!Corte da Vergonha!!NOS RESPEITE E REPEITE NOSSO BRASIL.
Esse indivíduo só protege bandidos, inusive o grande líder do quadrilhão que assaltou o país por 12 anos. Que nojo!
UMA COMUNIDADE TOTAL DOMINADA POR BANDIDOS, UM VERDADEIRO ARSENAL DE GUERRA ENCONTRADO EM SEU PODER, UM TIROTEIO DE BANDIDOS CONTRA AS FORÇAS DE SEGURANÇA LEGAIS E, INFELIZMENTE, UM AGENTE, UM TRABALHADOR E PAI DE FAMÍLIA DESSA SEGURANÇA, MORTO NO CONFRONTO. PARA O VERDADEIRO CIDADÃO BRASILEIRO, QUE TRABALHA, QUE PAGA IMPOSTOS ALTOS, QUE FAZ A MÁQUINA DO PROGRESSO ANDAR, ESSA É MAIS UMA PARCIAL VITÓRIA DO ESTADO DE DIREITO, DO PODER LEGAL; PARA OS HIPÓCRITAS, SUBERSIVOS E ANTIPATRIOTAS, CONTRÁRIOS A TUDO QUE VENHA TRAZER UM POUCO DE ALÍVIO PARA A SOCIEDADE, EM TERMOS DE INSEGURANÇA E VIOLÊNCIA, UM ABUSO, UMA ILEGALIDADE COMETIDA PELA POLÍCIA, E QUE ESTA DEVE SER PUNIDA. PARA ESTES, O NOSSO TOTAL REPÚDIO. QUE DEFENDAM SEUS BANDIDOS, SE FORAM “EDUCADOS” E “PROFISSIONALIZADOS” COM O DINHEIRO PÚBLICO PARA FICAR DO LADO DESSE TIPO DE GENTE, DO MUNDO CRIME. LAMENTÁVEL!
Esse velho protetor se bandidos já deveria ter sido expulso do Brasil.
Os ditadores comunista chinês, norte coreano, venezuelano, cubano são os maiores genocidas do mundo, e esse velho canalha da parte da corja comunista.
Tem que perguntar ao Fachin o porque esses bandidos tinham armamento proibido como também droga aos montes de toda classe e preço Fachin tem que ver como o cidadão comum trabalhador vai ser protegido desta quadrilha montada por este senhor Fachin obrigado a Polícia que sacrificou suas vidas para reter um pouco o avanço deste bandidos
O Fachim é outro que está com a cabeça afetada, pois seus conceitos ultrapassam o vernáculo e dicionários. Execução cabe aos fuzilamentos (paredón) de inimigos políticos de Che Guevara, Fidel Castro, Lênin, Hitler, etc. Operação policial com combate violento com bandidos bem armados é triste e não deveria acontecer, mas não se trata de execução. É como o caso de Genocídio que também o sTF e oposição gostam de versar fake news na imprensa vendida. O Fachim deveria investir em CPIs da droga do tráfico de armas no RJ.