A França decidiu expulsar seis agentes russos suspeitos de trabalhar como espiões “sob cobertura diplomática” no país. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 11, pelo Ministério das Relações Exteriores francês.
“Após uma longa investigação, a Direção Geral de Segurança Interna revelou no domingo, 10 de abril, uma operação clandestina realizada pelos serviços de inteligência russos em nosso território”, disse, em comunicado.
Relacionadas
O governo da França acrescentou que as atividades dos seis russos, que agora foram designados como “persona non grata”, eram contrários aos “interesses nacionais” do país.
O ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, parabenizou, pelas redes sociais, os agentes de segurança franceses envolvidos que “impediram uma rede de agentes clandestinos russos que trabalham contra nossos interesses”.
O Ministério das Relações Exteriores francês disse que, na ausência do embaixador russo, “o número dois da embaixada foi convocado ao ministério esta noite para ser informado desta decisão”.
Em paralelo, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que Moscou vai responder à expulsão dos diplomatas.
Zakharova também informou que a Rússia não vai mudar sua posição em relação à Ucrânia mesmo com a expulsão de diplomatas russos da Europa.
Na semana passada, Paris já havia anunciado no última segunda-feira a expulsão de 35 diplomatas russos, dizendo que as suas atividades eram “contrárias” aos interesses franceses e especificando que a sanção fazia parte de “uma abordagem europeia”.
E o povo francês não ACORDA!! O que estão esperando? Um míssil na Tour Eiffel???
Não era o mediador da paz na guerra? o líder europeu capaz de impedir a invasão?
Ele o canadense e outros representam nada.
Macron jogando para a torcida, mas segue de braço dado com a China.