O Tribunal de Apelações do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, concedeu às vítimas de uma rede de tráfico humano o direito de processarem a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
As vítimas são quatro médicos cubanos. Na denúncia, os profissionais alegam ter exercido trabalhos análogos à escravidão no Brasil. Isso ocorreu entre 2013 e 2018, quando os médicos estiveram no território brasileiro para cumprir um acordo firmado entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista de Cuba (PCC), que previa o envio de profissionais de saúde para o país.
Relacionadas
Intermediária financeira de Brasília e de Havana, a Opas usou sua própria conta bancária nos Estados Unidos para converter reais brasileiros em dólares e depois transferir uma quantia significativa de dinheiro para a ditadura cubana. A organização arrecadava centenas de milhões de dólares anualmente no Brasil e enviava 85% desse montante para Cuba. Os médicos recebiam apenas 10% do dinheiro, enquanto a Opas ficava com 5%.
Na última sexta-feira, 8, a Opas informou ao The Wall Street Journal não ter desempenhado papel algum na questão dos trabalhos análogos à escravidão. A organização também elogiou o “programa brasileiro de saúde pública”, que os médicos cubanos acusam de praticar tráfico humano. Segundo a Opas, o programa “levava assistência médica a milhões de pessoas, muitas delas empobrecidas e muitas das quais nunca haviam recebido assistência médica”.
Relacionadas
Em 2019, o Departamento de Estado dos EUA informou que Havana exportou cerca de 50 mil profissionais de saúde cubanos para 60 países.
Leia também: “E as cubanas?”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 69 da Revista Oeste
A OPAS se valeu do Acordo Basico Brasil-Onu de forma ilegal. Os milhares de brasileiros contratados também foram lesados sem INSS. O STF decidiu q a Onu ñ podia ser cobrada e, pior, q a União também ñ era responsavel, ignorando o Acordo Básico e o fato de terem trabalhado dentro do Ministério, cumprindo horário e subordinados a funcionários públicos. Segundo Convenção da OIT, o Brasil é responsável sim. Ilegalidade sobre ilegalidade!
Espero que os EUA venham prender os PTralhas escravagistas.
Como o stf já era puxadinho do pt, nunca se pode denunciar, de verdade, a quadrilha chefiada por Dilma, para extorquir o erário público e enriquecer os amigos. Na época a Dilma chamava de mentirosos, quem tentava denunciar…
A OPAS está tentando dizer que foi escravidão do bem, é isso?
Tinha que extraditar pro EUA toda a cúpula petista. A vantagem é que lá a justiça vale é tem pena de morte.
Da série: ” Bolsonaro tinha razão”!!! Pode confrontar a “alma mais honesta deste mundo”, nas eleições… Principalmente nos debates… Se o ex-presidiário for…. Kkkkķ
OPA que bom
Mais uma de que Bolsonaro tinha razão.
Pau na OPAS! Coniventes com aquele programa vergonhoso, parceria dos petralhas com os comunistas da ilha prisão para escravizar médicos cubanos.
E ai petralhas, até escravidão…
O PT só faz o que não presta