publicidade
Política

G20: China confirma vinda do ditador Xi Jinping ao Brasil

Líder asiático chega ao país em 17 de novembro e permanece até o dia 20

Xi Jinping participa da Cúpula do G-20 no Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva, e Xi Jinping, durante Cerimônia de Assinatura de Atos, em Pequim, China (14/4/2023) | Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ditador da China, Xi Jinping, confirmou sua presença no Brasil para a Cúpula do G20, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro. O líder asiático chega ao país na véspera do evento e permanece até o dia 20. A informação foi anunciada em comunicado pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, na manhã desta sexta-feira, 8.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Antes de vir ao Brasil, Xi Jinping pretende visitar o Peru para participar do fórum Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), de 13 a 17,em Lima. As informações são da agência de notícias AFP.

A China, principal parceira comercial do Brasil, alcançou mais de US$ 180 bilhões (cerca de R$ 1 trilhão) em comércio bilateral no ano anterior. Isso inclui principalmente a exportação de semicondutores, aparelhos telefônicos e produtos farmacêuticos.

Confira: “Dilma diz que o Brasil não pode seguir o caminho do anticomunismo”

Relações internacionais entre Xi Jinping e o Brasil

Desde o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, o Brasil tem buscado equilibrar suas relações com a China e os Estados Unidos. Os dois países tentaram se posicionar como mediadores no conflito na Ucrânia, recusando-se a sancionar a Rússia.

Ditador da China, Xi Ditador Xi Jinping recebeu Lula | Foto: Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil

A visita do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP), em junho, à China foi um passo preparatório para a adesão do Brasil à Iniciativa do Cinturão e Rota, importante estratégia chinesa de expansão global. Países sul-americanos, como o Peru, já aderiram a essa iniciativa, o que demonstra a crescente influência da China na região.

Leia também: “Ditadura da China cria big brother para vigiar cidadãos”

O G20 também vai contar com a participação de líderes, como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o da Argentina, Javier Milei.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Vai estar a vontade na ditadura tupiniquim, uma reunião de ditadores

  2. Marco Polo Gerard Bondim
    Marco Polo Gerard Bondim

    O problema não é um ditador aqui nas funções de Estado para fins de reuniões internacionais, mas sim, o crime organizado daqui que tomou o Brasil por fraudes, coerções e traições, se associar a ele para destruir nossa democracia e tornar o País uma outra ditadura!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.