Uma representação protocolada na Procuradoria-Geral da República (PGR) solicita a abertura de investigação criminal contra o deputado Gustavo Gayer (PL-GO). O pedido mira declarações publicadas em vídeo nas redes sociais, nas quais o parlamentar associa o presidente Lula (PT) ao narcotráfico. A apuração é do jornal Folha de S. Paulo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Receba nossas atualizações
O deputado Ivan Valente (Psol-SP) e o ex-presidente da sigla, Juliano Medeiros, assinam a representação. Eles sustentam que as falas extrapolam o debate político e podem configurar crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Em resposta, Gayer reforça sua opinião
No material divulgado, Gayer menciona reportagem do site espanhol The Objective. O veículo relata a disposição de um ex-chefe da inteligência militar venezuelana em revelar repasses do chavismo a lideranças de esquerda na América Latina, com referência a fontes próximas a Hugo Armando Carvajal e a documentos confidenciais. A partir disso, o deputado afirma que Lula teria recebido recursos do narcotráfico.
A representação sustenta que o vídeo cria ambiente de instabilidade e tenta deslegitimar instituições. O texto aponta ainda possível violação da lei que trata dos crimes contra o Estado Democrático de Direito, com menção a estímulo à atuação estrangeira que afetaria a soberania nacional.
Ao jornal, Gustavo Gayer respondeu: “Eu repito: Lula, PT e toda a esquerda na América Latina foram financiados com dinheiro da corrupção e narcotráfico da Venezuela”. Em outra mensagem, escreveu: “Por favor me mande essa representação porque quero imprimi-la e colocá-la em uma moldura no meu gabinete para me lembrar que estou no caminho certo”.
Leia também: “Em ligação a Petro, Lula elogia soltura de presos políticos na Venezuela”




































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.