publicidade
Política

Gilmar e Moraes votam para transformar Carla Zambelli em ré

Deputada federal é acusada de constrangimento e porte ilegal de arma de fogo

Zambelli
Deputada Carla Zambelli é alvo de processo por causa de confusão em outubro de 2022 | Foto: Foto: Reprodução/Instagram

Os ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribuna Federal (STF), votaram a favor do recebimento da denúncia contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. Isso significa que, no que depender da dupla de magistrados, a parlamentar vai se tornar ré.

A denúncia, ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), é referente à situação registrada em 29 de outubro do ano passado, na véspera do segundo turno das eleições gerais, em São Paulo. Depois de uma suposta provocação do jornalista Luan Araújo, Carla Zambelli o perseguiu por ruas no Jardim Paulista, na região oeste da capital paulista. Ela foi filmada ao entrar em um bar com a arma em punho.

Receba nossas atualizações

Gilmar, relator do processo, afirmou que “verifica-se a materialidade em relação à existência do evento, da arma (apreendida), com indicadores de realidade quanto ao porte ostensivo de arma de fogo às vésperas das eleições, em situação vedada e de risco, com a perseguição e submissão da vítima à restrição espacial”.

Por isso, para Gilmar, “do ponto de vista abstrato, os elementos angariados são suficientes ao exercício da ação penal, sem prejuízo da apuração das circunstâncias do evento durante a instrução processual”.

+ STF forma maioria para manter suspensão de porte de arma de Carla Zambelli

A votação, no plenário virtual do STF, começou nesta sexta-feira, 11, e prossegue até o dia 21. Moraes seguiu o posicionamento de Gilmar, sem apresentar um voto escrito.

Além das penas para os dois crimes, a PGR pede que Carla Zambelli seja condenada a pagar uma multa de R$ 100 mil por danos morais coletivos. O órgão também solicita o cancelamento definitivo do porte de arma da deputada.

ministros STF
Ministro Gilmar Mendes, relator da ação contra Carla Zambelli | Foto: Reprodução/STF

O que diz Carla Zambelli sobre a decisão do STF

Em nota, Carla Zambelli disse que vai demonstrar, no decorrer do processo, “quem foi a vítima e o verdadeiro agressor nos eventos ocorridos”.

“A deputada reforça que possuía porte de arma legalmente autorizado pela Polícia Federal e que, durante os acontecimentos, somente sacou a arma, pois foi dada voz de prisão à pessoa que injustamente lhe agredia e a ameaçava por diversas vezes”, afirma a equipe de comunicação de Carla, em comunicado.

Por fim, a deputada federal afirmou que cooperou com as autoridades para o cumprimento de qualquer decisão a respeito do assunto.

6 comentários
  1. Dalmacio Irapuan dos Santos
    Dalmacio Irapuan dos Santos

    E a perseguição continua…. E não adianta culpar o (S)omos (T)odos (F)arsantes, o maior culpado por essa bagunça institucional é o COVARDE E OMISSO PACHECO!

  2. Eraldo Fonseca
    Eraldo Fonseca

    Na visão dos “supremos” o porte de armas só é válido nos “bailes funk” e nas favelas do Rio de Janeiro e São Paulo. E se é para falar de constrangimento então os togados deveriam representar contra os parlamentares do Psol, PT e Rede….esses são especialistas em humilhar e constranger os depoentes nas CPI/CPMI que estsmos assistindo. Magistrados parciais e militantes só no Brasil.

  3. waldemar de abreu pereira
    waldemar de abreu pereira

    Esse “supremo” seletivo, destruindo o país que presta! com apoio dos melancias estrelados, pobre Brasil!!!

  4. Fábio Moura
    Fábio Moura

    Todo dia é a mesma coisa, a turma da quinta série estampada no noticiário inventando e ditando as regras na escola.
    Eita gente chata, cara e irrelevante!

  5. Paulo Roberto Vieira Camargo
    Paulo Roberto Vieira Camargo

    Carla Zambelli e Gilmar Mendes, siameses na TRAIÇÃO: ela trai os correligionários, ele trai a Carta Cidadã.

  6. ROBERTO MIGUEL
    ROBERTO MIGUEL

    alguém tinha dívida da decisão dos ministros. eles olham o nome da capa é ligado ao Bolsonaro é culpado depois verificam indicam qualquer crime.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade