O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quarta-feira, 16, que “nunca houve no Brasil a menor dúvida sobre a segurança das urnas eletrônicas”.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
De acordo com Mendes, “faz 20 anos que temos urnas eletrônicas sem nenhuma contestação”. “Nos tempos mais recentes, contudo, essa agenda voltou”, disse, sem mencionar qual.
“Nós tivemos esse fenômeno também nos Estados Unidos, onde, embora não haja voto eletrônico, passaram a contestar o processo”, prosseguiu o ministro. “Felizmente, conseguimos encerrar esse quadro de maneira bastante tranquila.”
Mendes participou do seminário Democracia Defensiva, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No ato, estiverem o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e autoridades alemãs.
Gilmar Mendes elogia as urnas eletrônicas brasileiras
Ainda segundo o ministro do STF, as urnas eletrônicas ajudaram a sanar problemas eleitorais do passado, como na contagem de votos e a evitar eventuais estelionatos eleitorais.
Leia também: “Glenn Greenwald: ‘Ficou perigoso ser contra o STF“, entrevista publicada na Edição 177 da Revista Oeste
Mendes lembrou das manifestações de 7 de Setembro e disse que o STF esperava “repercussões negativas”, mas que puderam ser “gestadas” a partir de um “consórcio com a política”.
O ministro ressaltou o papel da Corte na “garantia” da democracia, sobretudo durante “os quatro últimos anos”. Por fim, ele elogiou o trabalho de Moraes.
Kkkk
sem dúvida! fraudáveis!!! tem razão zé!
jura !!! hahahahahá palhaçada desde boca de chupar pau
Como se Gilmar Mendes fosse uma pessoa com credibilidade. Como ele falou isso, a dúvida sobre as urnas tendem a aumentar. As urnas brasileiras não são confiáveis em si, mas existem mais coisas não confiáveis além de urnas. Pessoas hoje responsáveis pelas urnas são até mais preocupantes do que urnas eletrônicas frágeis.
Um corrupto maluco.
Nunca houve dúvidas em relação às urnas eletrônicas que só o povo brasileiro é obrigado a engolir… Vendilhões da pátria falam em “democracia” com o cinismo típico dos oportunistas e corruptos que ocupam os mais altos cargos do judiciário…
Você já teve o banco de dados auditado? Uma auditoria forense, nas urnas eleitorais? Não, eles não permitem que isso seja feito. Conclusão: Os petralhas tem algo a esconder.
É claro que as urnas são confiáveis agora, depois que soltaram um ladrão pra ser presidente tá tudo certo. Quando o Aécio perdeu pra anta Dilma o partido do atual presidente do ste houve contestação. Vai vendo Brasil.
Gilmar Beiçola Mendes tem toda a razão. Ninguém duvida das urnas, certamente, FRAUDADAS.
Esse Sr pensa que é o dono do Brasil, quem tem que achar se as urnas sao confiaveis ou nao é o povo.
Quando foi abordado em Portugual por um desafeto ficou branco e quase ……………………, é tao simples ser milionario, viver na bolha globalista comunista e pensar que o povo é esterco.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
“O Exercito reafirma sua responsabilidade pela fiel observância dos PRECEITOS LEGAIS e preservação dos PRINCIPIOS ÉTICOS e VALORES MORAIS, pergunto como a maioria da população pode entender o relatório final de 10/11/22 do Ministério da Defesa ao TSE?
Procurei na INTERNET e encontrei:
“O MD esclarece que o acurado trabalho de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, embora não tenha apontado, também não exclui a possibilidade da existência de FRAUDE ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022. Ademais o relatório indicou importantes aspectos que demandam esclarecimentos:
-houve possível risco a segurança na geração dos programas das urnas eletrônicas devido a ocorrência de acesso dos computadores à rede do TSE durante a compilação do COD. FONTE,
-os testes de funcionalidade das urnas (Integridade e Projeto Piloto Biometria) da forma como foram realizados, não foram suficientes para afastar a possibilidade da influência de código MALICIOSO capaz de alterar o funcionamento do Sistema de Votação,
-houve restrições ao acesso adequado dos técnicos ao COD. FONTE e às BIBLIOTECAS DE SOFTWARE desenvolvidos por terceiros inviabilizando o completo entendimento da execução do código, que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação.
Por isso o MD solicitou ao TSE, com urgência a realização de uma investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do COD. FONTE e de uma análise minuciosa dos códigos que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas, criando-se para esses fins, uma comissão especifica de TÉCNICOS renomados da sociedade e de TÉCNICOS representantes das entidades fiscalizadoras. Por fim, o MD reafirma o compromisso permanente da PASTA e das FFAA com o POVO BRASILEIRO, a DEMOCRACIA, a LIBERDADE, a DEFESA da PÁTRIA e a GARANTIA dos PODERES CONSTITUCIONAIS da LEI e da ORDEM.
Logo, como os mais de 58 milhões de eleitores que votaram em Bolsonaro e mais de 30 milhões que se abstiveram ou votaram nulo, interpretariam esse relatório do MINISTÉRIO DA DEFESA, em defesa dos PRINCIPIOS LEGAIS e a preservação de PRINCIPIOS ÉTICOS e MORAIS contidos no par. final desta recente manifestação do EXERCITO, diante da resposta do presidente do TSE que destacou “as sugestões encaminhadas para o aperfeiçoamento do SISTEMA serão oportunamente analisadas”.
Afinal, a TRANSPARÊN“O Exercito reafirma sua responsabilidade pela fiel observância dos PRECEITOS LEGAIS e preservação dos PRINCIPIOS ÉTICOS e VALORES MORAIS, pergunto como a maioria da população pode entender o relatório final de 10/11/22 do Ministério da Defesa ao TSE?
Procurei na INTERNET e encontrei:
“O MD esclarece que o acurado trabalho de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, embora não tenha apontado, também não exclui a possibilidade da existência de FRAUDE ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022. Ademais o relatório indicou importantes aspectos que demandam esclarecimentos:
-houve possível risco a segurança na geração dos programas das urnas eletrônicas devido a ocorrência de acesso dos computadores à rede do TSE durante a compilação do COD. FONTE,
-os testes de funcionalidade das urnas (Integridade e Projeto Piloto Biometria) da forma como foram realizados, não foram suficientes para afastar a possibilidade da influência de código MALICIOSO capaz de alterar o funcionamento do Sistema de Votação,
-houve restrições ao acesso adequado dos técnicos ao COD. FONTE e às BIBLIOTECAS DE SOFTWARE desenvolvidos por terceiros inviabilizando o completo entendimento da execução do código, que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação.
Por isso o MD solicitou ao TSE, com urgência a realização de uma investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do COD. FONTE e de uma análise minuciosa dos códigos que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas, criando-se para esses fins, uma comissão especifica de TÉCNICOS renomados da sociedade e de TÉCNICOS representantes das entidades fiscalizadoras. Por fim, o MD reafirma o compromisso permanente da PASTA e das FFAA com o POVO BRASILEIRO, a DEMOCRACIA, a LIBERDADE, a DEFESA da PÁTRIA e a GARANTIA dos PODERES CONSTITUCIONAIS da LEI e da ORDEM.
Logo, como os mais de 58 milhões de eleitores que votaram em Bolsonaro e mais de 30 milhões que se abstiveram ou votaram nulo, interpretariam esse relatório do MINISTÉRIO DA DEFESA, em defesa dos PRINCIPIOS LEGAIS e a preservação de PRINCIPIOS ÉTICOS e MORAIS contidos no par. final desta recente manifestação do EXERCITO, diante da resposta do presidente do TSE que destacou “as sugestões encaminhadas para o aperfeiçoamento do SISTEMA serão oportunamente analisadas”.
Afinal, a TRANSPARÊNCIA solicitada pelo MD é somente SUGESTÕES ou deveriam dentro da DEMOCRACIA serem acatadas?
CIA solicitada pelo MD é somente SUGESTÕES ou deveriam dentro da DEMOCRACIA serem acatadas? (transc)
só na cabeça dele eu sempre duvidei principalmente diante da resistência do TSE em modernizar as urnas para que imprimissem o voto se fossem assim tão boas porque somente outros dois países, além do Brasil adotam esse modelo
Quando ele falou isso o beiço caiu mais um pouco. Ele deveria perguntar para os representantes alemães q estavam na reunião se a Alemanha adota a urna eletrônica como tem o Brasil. A resposta seria um claro não.
Não tem compromisso com a constituição irá ter com a peroração? É a tal narrativa … E fake.
não temos duvidas quanto as urnas, temos certezas e cada vez que ouvimos esse tipo de afirmação temos mais certeza, acima de Deus só as urnas eletrônicas brasileiras. estelionato eleitoral NAAAAAAOOO, afinal só porque quem ganhou as eleições não pode nem ver o povo de perto não quer dizer que……
Não houve a menos dúvida sobre a segurança das urnas: sem dúvida fraudadas
Impressionante a má fé na argumentação desses caras. A contestação nos EUA veio do postal voting system. Suas incongruências exacerbadas em tempo de pandemia. E, em terras tupinequenses, se nunca houve dúvidas, foi porque qualquer uma delas seria judicializada por atentado contra a democracia. Gilmar, sua existência será uma nódoa em nossa história. Tempos sombrios.
Cínico e mentiroso. O q mais tem é vídeo na internet de políticos como Tebet, Dino, Carlos Lupu e grande parte da sociedade defendendo a impressão do voto (comprovante) após o eleitor votar.,
A desfaçatez não tem fim… Até quando meu Deus?
Sempre houve e sempre haverá.
Não existe sistema digital totalmente seguro.
Cretino
Houve algum partido que em 2014 questionou o resultado das urnas eletrônicas? Foi o PSDB?
Ministro Gilmar, que tal pensar no que pode acontecer com o algoritmo que faz a TOTALIZAÇÃO dos votos? O senhor diz que a URNA é confiável, mas que tal o senhor tomar a iniciativa, no sentido de tornar o sistema de APURAÇÃO transparente, fazendo a CONTAGEM PÚBLICA dos votos? O senhor teria tutano para propor isso, em nome da transparência?
Estamos muito pior do que imaginávamos na “maior democracia” das galáxias. Em breve ouviremos dizer que os macacos se originaram dos humanos e que os maiores filósofos da humanidade existem graças ao TSE e o STF e o “DEUS SOL” que lá habita.
É muito cinismo e falta de respeito com a sociedade
Se é esta maravilha toda, então por que o motivo de recusarem a colocação do voto impresso!?.
A 20 anos a tecnologia era outra, duas décadas após tudo mudou, pagamento de cartão por aproximação, pix, identificação facial, e outras. O aperfeiçoamento é uma constante na tecnologia.
O problema maior, é de quem teve a ideia da mudança das urnas. Daqui a pouco vai vir um “gênio”, que vai fazer a mesma coisa, e todos vão aplaudir!
Com a vitória do libertário (anarcocapitalista, como queiram outros) Javier Milei na Argentina, esse assunto volta à baila pela bocarra desse nativo da tribo dos Botocudos de Mato Grosso, certamente como uma resposta à reportagem sobre a urna eletrônica argentina, feita pela equipe do jornal Oeste sem Filtro. Vai voltar a reprise daquela novela cansativa e interminável sobre as tais caixinhas de Pandora. Vão para Portugal e não voltem mais por aqui, seria um grande favor que nos fariam, bando de inúteis.
Esse sujeitinho não passa de um canalha de primeira grandeza. É um dos integrantes da corja que como ele acha que o povo brasileiro concorda com isso. CRETINO.
Narcisismo é elogiar-se a si próprio. Na mitologia grega o cara acabou afogando.
Essa figura como relator do pedido da PGR (Raquel Dodge) sobre a constitucionalidade da implementação do voto impresso Lei 13165/2015 votou pela validade do voto impresso em 06/06/18, com o entendimento que o voto impresso não é INCONSTITUCIONAL. (v. AGENCIA BRASIL Andre Richter em 6/6/18)
Esse é o papel do STF e não de legislar como agora fazem, Gilmar inclusive. Isso nem deveria ser LEI, mas sim aprimoramento e transparência das urnas eletrônicas. Qual o problema em AUDITAR urnas eletrônicas? Será que desconhecem o que é AUDITAR e qual resultado prevalecerá caso haja diferença constatada no voto impresso?. É realmente falta de instrução, competência e bom senso. Logicamente com o voto impresso não haveria qualquer contestação legitima de mais de 58 milhões de eleitores. Ouvimos Bolsonaro dizer varias vezes que passaria a faixa para o vencedor com eleições transparentes e auditáveis. Vale dizer que a votação do voto impresso sofreu interferência do ministro do TSE e mesmo levada ao plenário da Câmara Federal foi vitoriosa por 229 a 218, porem insuficiente para aprovar uma PEC.
Coisas da nossa democracia.
O Brizola já desconfiava das urnas eletrônicas e verbalizava isso incansavelmente, desde quando as mesmas foram criadas. Inúmeros políticos de direita/esquerda criticaram exaustivamente a confiabilidade das urnas e o sistema de apuração e divulgação dos resultados.
Parece que o Min. Gilmar Mendes está ruim da memória ou finge estar.
O Quê?
Hã? Hã?
A cara nem treme…
Que patético esse Elitista Gilmar. Há as urnas eletrônicas e tambem há simplesmente o poder da razão e da lógica. As urvas eletrônicas são a causa do estelionato eleitoral, certas urnas conseguiram garantir 100% de votos para o Luladrão violando as regras da matemática estatística. Além disso não temos como saber se a quantidade de votos contados corresponde ao numero exato de eleitores que compareceram no precinto eleitoral. Muitos votos clandestinos e favoráveis ao ladrão foram inseridos nas urnas por asseclas do PT para garantir uma vantagem e vitória dos petralhas. Desssa forma caracterizando o roubo das eleições.
Gilmar mendes você ficou muito tempo na política para qualquer bem que tenha feito. Parta, eu digo, e deixe-nos em paz. Em nome de Deus, vá. Renuncie e desapareça
E vai fizer o que? No mundo dele é tudo uma maravilha, agora no Brasil, temos problemas sim, com justiça eleitoral e judiciário.
Urnas eletrônicas = imparcialidade do STF , como diz a globolixo tudo a ver , povo do bem
Não acredita., cara de pau desse ministro mor
Ele esqueceu que ele mesmo contestou as urnas eletronicas diversas vezes….são sem vergonha
Esses caras não vivem no mundo real, vivem em uma bolha.
Cinismo puro