O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a volta da “autonomia” da política e a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se devem a decisões da Corte.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
A declaração foi feita em um painel no I Fórum Esfera Internacional, em Paris. Com mediação do jornalista William Waack, Gilmar debatia com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Na plateia, estavam empresários, advogados e parlamentares.
“Se a política voltou a ter autonomia, isso se deve ao Supremo Tribunal Federal. Se hoje temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal”, disse, sob aplauso de algumas pessoas da plateia. É preciso reconhecer isso.”
+ ‘Derrotamos o bolsonarismo’, diz Luís Roberto Barroso
De fato, em abril de 2021, o STF anulou, por 8 votos a 3, as condenações de Lula na Lava Jato. Com isso, ele recuperou seus direitos políticos e pôde disputar as eleições de 2022.
Gilmar prosseguiu: “Se a política deixou de ser judicializada e deixou de ser criminalizada, isso se deve ao Supremo Tribunal Federal e aqui está um ator que chama essa reforma também de sua.”
+ As declarações polêmicas dos ministros do Supremo
Antes disso, o ministro explicou a reforma a que se referiu. “A reforma que a ministra Rosa [Weber] deixa como legado não é a pauta do aborto. Na verdade, é a reforma que a ministra Rosa fez foi no Regimento Interno do STF”, alterando dispositivos sobre decisões monocráticas e pedidos de vista.
A declaração foi dada quando Gilmar respondia sobre o papel do Supremo, que avança sobre as competências do Poder Legislativo, quando os ministros passam a criar e extinguir leis, exercendo uma prerrogativa privativa do Congresso Nacional. Desde que Rosa Weber colocou em pauta uma ação do Psol para legalizar o aborto, o Congresso começou uma reação à Corte, para tentar limitar os poderes do tribunal.
Gilmar fala em ‘sucesso’ do STF e do TSE na ‘defesa da democracia’
Durante o painel, Gilmar Mendes também falou sobre o “sucesso” do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao “defender a democracia”.
“Comparecemos hoje aqui para falar de um exemplo de sucesso do Supremo Tribunal Federal e do TSE, num contexto extremamente difícil. A gente não vem contar uma história de fracasso. Contamos a história de uma instituição que soube defender a democracia até contra impulsos de uma parte significativa da elite”, declarou.
O painel entre Gilmar, Dantas e Pacheco começa aos 53 minutos e prossegue até 2h10. O trecho em que o ministro fala sobre a eleição de Lula está em 1h42.
“Certamente muitos aqui defenderam concepções que, certamente, se vitoriosas, levariam à derrocada do Supremo Tribunal Federal. Então, é preciso que a gente entenda esse papel e saibamos, de fato, entender todo esse contexto que estabelecemos nossos diálogos”, prosseguiu Gilmar.
Diante de tanto mau-caratismo e falta de vergonha na cara, segue uma frase apropriada para o assunto relatado:
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça.
De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
Autor: Rui Barbosa, em 14 de dezembro de 1914.
Esses vagabundos vão até a França com dinheiro de impostos para fazer palestras sobre democracia, porque não vão para África, Cuba , Venezuela ou quem sabe Faixa de Gaza, na realidade estão passeando porque sabem que aqui não podem sair na rua para ir até a esquina.
Defender a democracia contra impulsos de uma parte significativa da elite? O que se vê é justamente o contrário, são as elites corruptas de diversos segmentos sociais que “fizeram o diabo”, segundo a expressão usada por uma petista de alto coturno, para voltar ao poder, valendo-se de métodos nada ortodoxos em democracias consolidadas no mundo.
????????????????????????
Gilmar é o que sempre foi. Agora chama os trambiques e os estupros das leis perpetradas pelo STF de “decisões da Corte”. Gozação tem hora, seu Gilmar.
Essa é democracia relativa empurrada goela abaixo do povo. Ora dessa vai dá ruim
Realmente, nesse ponto tenho que concordar com o sinistro Gilmar Mendes…Se não fosse a maracutaia que fizeram no STF, o xurume estaria ainda na cadeia pagando pelos seus crimes.
Vamos ver la na frente se ele vai se lembrar dessa fala !!!!!
A fala desse sujeito só não é patológica pelo simples fato de ser canalhice mesmo.
Ler isso mesmo h de DAR NOJO!!! VOU VOMITAR!
So faltou dizer que a eleição de Lula foi nandido ajudando bandido.
Pra esse tipo de animal, povo se restringe à sua família. E democracia ? Ele inventa uma, tanto faz
O boca de sapo comunista não disse nada que o Brasil não saiba. O ladrão comunista só está presidente porque o STF COLOCOU lá e não o povo.
Essa quadrilha só se reúne pra falar merda no exterior porque sabe que aqui no Brasil corre o risco de receber xingamentos e até coisa pior. Um imbecil representante da elite dizendo que a camarilha do STF é contra a elite – é muita cara-de pau!
Uma proposta interessante: o público deveria ser avisado previamente de quaisquer aparições, declarações ou entrevistas de membros do STF ou do governo petista para que pudesse ingerir a tempo sua dose de Plasil.
Vergonha Nacional! FORÇAS MIMADAS…..Vergonha eroubam debaixo de seus narizes! Brasil indo fundo ao inferno!”
Neste tema, Gilmar Mendes é surpreendente lúcido e honesto. Evidentemente, não fosse o STF atual, infectado e deteriorado por capachos do ladrão ex-presidiário, este jamais teria, primeiro, saído da cadeia e, muito menos, eleito presidente da República, para nossa tristeza e vergonha.
A cada dia que passa, fico mais convencido que esse sujeito tem o rabo preso, não é possível uma pessoa mudar radicalmente de posição sem um forte motivo, Daniel que o diga.
Interssante. Nestas hras ninguém questiona ele, olho por olho. Então o STF é responsável pela soltura de corruptos e genocidas, xenófobos e nazistas. O STF soltou e apoiou gente que gosta de matar quem é contra eles . Gilmar Mendes apoia o novo holocausto.
Que a eleição do lula se deve ao STF não é nenhuma novidade para ninguém, senhor ministro. Todos sabemos disso. Agora, eu pergunto, isso foi bom para a democracia? O lula está acabando com ela. Isso foi bom para o Brasil? O lula está acabando com ele; no plano internacional o Brasil já está totalmente comprometido com o terrorismo, já está afastado do mundo ocidental. Isso foi bom para o povo? O povo já começou a pagar, os trabalhadores vão ter desconto para o sindicato, vem mais impostos por ai, virá a inflação e, com ela, o desemprego. Então, senhor ministro, se os senhores admitem que o lula chegou lá graças aos senhores, deveriam se arrepender e não se vangloriar de terem plantado a desgraça do Brasil e de seu povo.
Vagabundo escroto boca de sapo
Eh de dar NOJO esse sujeito!!
Falou o óbvio. Descondenaram um condenado ….
Eh de VOMITAR DE NOJO!
Sem dúvidas STF e o L são grandes parceiros. O mesmo beiçola que disse que o PT roubou bilhões ficou parceiro depois. Sujeito asqueroso!
Eh de dar NOJO!!!!¡
Cretino, hipócrita. STF Instituição defensora de corruptos, fazem parte da pouca da vergonha de enerrar a a Lava Jato, quando chegou nas cortes Superiores, como publicou a Crusoé e foi censurada, “O amigo do amigo do meu pai” e as esposas de Ministros. Lula é um corrupto, bandido, condenado em todas as Instâncias , os Ministros não tem um pingo de dignidade, no exterior envergonham o país,
TSE outra Instituição que atuou como cabo eleitoral do Lula, censurando, prendendo, fazendo o diabo para eleger o bandido. O povo não é idiota, se estivesse na plateia teria o prazer de vaiar esse libertador de corruptos.
Com o devido respeito, discordo do Ministro Gilmar, de que o STF, tendo anulado as condenações do Lula em 3 instâncias, à partir de uma tardia alegação de incompetência territorial (que sequer é absoluta), tenha com tal heresia jurídica “salvado a democracia”… A meu ver, agiu a Corte deliberadamente em erro para “ajudar” quem sabiamente deveria ser mantido preso e ficha suja, com o propósito maior de impedir a reeleição de Bolsonaro. Algo tão claro como o sol do meio dia.
Não tem nem vergonha de assumir que não há democracia alguma no Brasil, e sim cleptocracia com verniz de uma organização institucional legítima, no caso o STF, comandado e permeado por viéses de quem os nomeou para os postos. É possível existir democracia com um sistema enviesado destes?!
PERGUNTAR NÃO OFENDE: ESSE TIPO DE ATIVIDADE NÃO PODERIA SER FEITO AQUI NO BRASIL, DE FORMA VIRTUAL ? PRECISOU SER FEITO EM PARIS POR QUE?
Onde chegamos? Ministro vangloriando de decisões não constitucionais tomadas por ele. Isso tudo em nome da democracia.
Esse juiz tagarela e seus comparsas do STF manipularam nossas eleições para colocarem de volta um charlatão semi-analfabeto, vendedor de óleo de serpente na presidência da república do Brasil.
Cretinos, hipócritas, canalhas, vagabundos, libertadores de bandidos e ladrões. São todos da mesa laia de inimigos do Brasil e amantes do dinheiro fácil. Quem matou Teori Zavascki?
Bandido sujo
verme imundo
Putz grila. É tanta mentira que nem consegui ler até o fim.
Esses elementos que compõem o stf devem ser removidos pelo bem do Brasil …..vai muito a Portugal fazer o que? A receita federal deveria fazer uma varredura …
Essa composicao do STF, precisa ser extirpada. O Brasil não aguenta mais nenhum deles.
Claro, essa corte parcial decidiu a eleição , não o povo, que elegeu Bolsonaro, forças desiguais, de um lado stf/tse /pt ….contra o povo
A bestialidade também chega.
O boca de sapo é um FDP convicto e assumido, na certeza de que pode falar qualquer m…que lhe vier a cabeça.
Além do Biden, a chega pra outras pessoas…
Correção: Além do Biden, a senilidade chega pra outras pessoas…
Um pilantra a serviço do poder …