O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) tem atuado nos bastidores do poder contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas na Corte. Já aprovado pela maioria dos senadores, o tema passa a ser de responsabilidade da Câmara dos Deputados.
Confira: “Paulo Gonet vendeu sua parte no IDP por R$ 12 milhões ao filho de Gilmar Mendes”
De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, no que depender das articulações do “inconformado” ministro, a PEC pode virar um “acordão”. Conforme a publicação, Gilmar passou a buscar apoio contra a proposta com lideranças da Câmara dos Deputados.
Leia também: “Abaixo-assinado Passa de 350.000 signatários contra indicação de Dino”
Contra PEC, Gilmar Mendes busca apoio na Câmara
Como agora a análise da PEC fica a cargo da Câmara, o decano do STF resolveu recorrer aos seus aliados na Casa Legislativa. Um deles, conforme O Globo, foi Paulinho da Força (Solidariedade-SP), que se prepara para retomar o mandato de deputado federal diante da cassação do mandato de Marcelo de Lima Fernandes, punido por infidelidade partidária ao deixar o Solidariedade e ir para o PSB.
+ Leia mais notícias de Política no site da Revista Oeste
Ainda de acordo com Malu Gaspar, Gilmar Mendes busca no presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), um aliado para a derrubada da PEC que vista limitar decisões monocráticas no STF.
Conforme a colunista de O Globo, Lira está na lista de agraciados por recentes decisões de Gilmar Mendes no STF. Em outubro, o ministro mandou destruir todos os áudios captados com autorização judicial no inquérito em que o presidente da Câmara era investigado por desvio de recursos de contratos de kits de robótica para escolas de Alagoas.
Para a jornalista, o futuro dessa PEC tem tudo para se desfazer em um “acordão”.
Por essas que esta turma adora o oásis de Brasília. Circulam livremente, sem povo, fazendo seus esquemas. Isto precisa mudar.
ele não tem aliados tem refens
Isso que é “em defesa da democracia” que eles tanto vomitam na “suprema corte” ?
Gilmar Mendes deveria seguir o exemplo de Joaquim Barbosa e ir morar de vez em Portugal, país que ele tanto gosta.
Aceito que o STF fique como está desde que prendam o Lula novamente.
Foi em busca de Paulinho da força, para que, formar uma nova quadrilha, os iguais se entendem.
A queda no faturamento mensal deste crápula deve estar tirando o sono dele, pois monocraticamente fica mais fácil a negociação.
Ministro sapão e bom nisso, leva a caderneta dos políticos com rabos presos com processo, e deixa o seu coaxo entonar nos rabos presos
Hummmm, vamos ver quais políticos estão com o rabo preso.
O Sapão está desesperado. Vai ameaçar todos os deputados que tiverem processos na justiça.
E a lista é grande.
Bom dia!
Assinei a combatente revista OESTE, nessa última semana de novembro de 2023. Estou bastante satisfeito pelo conteúdo e pela seriedade das reportagens veiculada. Parabéns a TODOS dessa valente revista.
E faço aqui o meu primeiro de muitos outros comentários que assim poderei fazer.
É muito triste, para não dizer vergonhosos ver o Senhor Gilmar Mendes, ministro do STF, indo a feira em busca das frutas “podres”.
Frutas essas, representadas por alguns Deputados Federais corruptíveis e corruptores que fazem da Câmara Federal, casa do POVO, uma feira ilegal.
A conduta do desgraçado ministro, em tese, de corromper deportados, já é motivo suficiente para um processo, não só ético, como criminal.
Júlio César
De Jaboatão dos Guararapes-Pernambuco
Outra palavra para ACORDÃO = Quid Pro Quo.
Voce me ajuda e eu te ajudo.
Esquece o povo que o elegeu, eles não prestão atenção.
Por que tanta preocupação em não aceitar a PEC que limita decisões monocráticas? O Gilmar é o campeão de decisões monocráticas, libertou traficantes de drogas, o seu amigo Barata Ribeiro_-RJ, derrubou decisões de Primeira instancia proferida por juízes desafetos…….Muita grana envolvida. Vultuosa fonte de recursos. O congresso precisa, além de manter tal decisão, avançar mais sobre o STF: impor limite de mandado, acabar com os polpudos penduricalhos, acabar com a paridade de aposentadorias, visto que são escolhidos e não concursados, acabar com as decisões de aumentar o seu próprio salário, propor avaliação dos magistrados à cada período_2 anos, falas somente nos autos — nada de palestras, inclusive. Além, disso, para ser indicadospara o STF, JUÍZES com experiência mínima de 20 anos em diversas varas
TUDO COMPROVA O QUANTO ESSES MINISTRECOS ADVOGADOS DE LULADRÃO SÃO APENAS MANDATÁRIOS DE UM CARGO VITALÍCIO E PARA TAL AGEM POLITICAMENTE SEMPRE, PARA SE MANTEREM NA EXDRUXULA AJUDA AO DESCONDENADO E, AINDA JULGAM-SE OS IMPERADORES DITADORES DO PAIS. AÍ LIRA…..RECEBEU BENESSES E VAI TRABALHAR FAVOR DO ACORDAO?
E AI’ LIRA VAI PAGAR A FATURA ?
VAI SIM. NA CARA DURA.