O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) voltou a cobrar a convocação do ex-secretário Executivo do Consórcio Nordeste Carlos Eduardo Gabas para depor na CPI da Covid. O pedido seria votado na sessão desta quinta-feira, 10, mas foi retirado de pauta e deve ser analisado na próxima terça-feira 15.
A Oeste, Girão disse que uma eventual não convocação seria um “tiro no pé” da comissão que, segundo ele, “já está com a credibilidade lá embaixo”. O parlamentar afirma que o consórcio comprou respiradores da indústria da maconha e que os equipamentos nunca foram entregues, mas foram pagos.
Leia mais: “Após aval do STF, governador do Amazonas não vai à CPI; comissão vai recorrer”
“Vai pegar muito mal para a comissão que já está com a credibilidade lá embaixo, pelo atropelos que eles têm feito, não ouvir o ex-secretário Executivo do Consórcio Nordeste, vai ser um tiro no pé. Mas eu vou pedir voto nominal para que fique claro quem está querendo, eventualmente, blindar a quem”, afirmou.
O pedido para retirar a convocação de Carlos Gabas da pauta foi feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE). Ao todo, três requerimentos pedem para que ele seja ouvido: um do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), um do senador Marcos Rogério (DEM-RO) e outro do senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Motivos para convocação
Os senadores apontam que, no ano passado, o Consórcio Nordeste fez uma compra de ventiladores clínicos que é contestada por autoridades policiais. O contrato foi orçado em R$ 48 milhões e previa a entrega de 300 ventiladores, que nunca foram efetivamente repassados à rede pública.
A Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Ragnarok e levou à prisão dos donos da empresa Hempcare, que venderam e não entregaram os produtos. Segundo Humberto Costa, os recursos investidos não são federais e, portanto, fogem do escopo da CPI.
Eduardo Girão defendeu o requerimento e afirmou que as investigações estão federalizadas, pois estariam no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
ESSA CPI JÁ É UM VERDADEIRO TIRO NO PÉ, OU SERÁ QUE ALGUÉM AINDA TEM DÚVIDAS???????????????
Boa tarde, REDAÇÃO!
O Dep. Estadual do Maranhão Wellington do Curso @wellingtondocurso
publicou na sua página no instagram uma denúncia contra o Dinossauro. Segundo o deputado o FLÁVIO DINO TEM 870 MIL DOSES DE VACINAS RETIDAS.
O deputado é Ex-Sargento do Exército.