-Publicidade-

Governador do PT amplia toque de recolher na BA

Rui Costa garante que as medidas vão conter o aumento de casos de coronavírus no Estado
O governador da Bahia, Rui Costa
O governador da Bahia, Rui Costa | Foto: Manu Dias/Governo da Bahia/Flickr

Entram em vigor nesta segunda-feira, 22, as novas regras do toque de recolher na Bahia. A medida do governador Rui Costa (PT) valerá das 20 horas às 5  — até então, o horário era das 22 horas às 5. Além dos 343 municípios que já estavam na lista, outros 38 passaram a ser incluídos. Conforme o Executivo, a iniciativa é para conter o avanço do coronavírus e evitar o colapso da rede pública de saúde, que registrou 80% de ocupação de pacientes com covid-19. Só poderá ficar na rua quem estiver procurando serviços de saúde ou farmácia em que seja comprovada a urgência.

Profissionais da saúde também podem sair às ruas no período, caso estejam desempenhando suas funções. Já o comércio pode ficar de portas abertas até as 18 horas. Depois desse horário, apenas a modalidade delivery será tolerada, e com duração até as 23 horas. Os demais estabelecimentos comerciais e de serviços terão de encerrar suas atividades até as 19h30, para garantir o deslocamento de seus funcionários e colaboradores de volta à residência. Atividades e eventos estão suspensos, independentemente do número de pessoas.

Reportagens publicadas na Revista Oeste mostram que as medidas de isolamento são ineficazes. Os lockdowns para evitar a disseminação do novo coronavírus não conseguiram alterar o curso da pandemia. Em vez disso, estão comprometendo milhões de vidas e poderão causar mais mortes do que a própria doença, aponta estudo do banco americano J. P. Morgan. Além disso, passados dez meses do surto de covid-19, para tentar conter o aumento de casos de coronavírus no Brasil, o confinamento determinado por prefeitos e governadores mostrou-se sem efeito.

Leia também: “O fracasso do lockdown”, reportagem publicada na Edição 45 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês