O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou que vai endurecer as medidas de restrição a partir da segunda-feira 1° de março. O lockdown noturno se iniciará às 20 horas e vai até as 5 da manhã. Nesse período, somente as atividades consideradas essenciais poderão funcionar. “Queria muito evitar essa decisão, mas não temos outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. Nossa taxa de ocupação dos leitos já está em 92%”, escreveu Ibaneis, no Twitter, na quinta-feira 25. Para frear o avanço da covid-19, a vacinação de idosos entre 76 e 78 anos começa hoje.
Ibaneis não é único a impor o confinamento radical. Os governadores João Doria (PSDB-SP), Camilo Santana (PT-CE) e Rui Costa (PT-BA) também optaram pelo lockdown noturno. Reportagens publicadas pela Revista Oeste mostram que o isolamento social não reduz as infecções por coronavírus mas sim matam mais que a covid-19. O banco J. P. Morgan, por exemplo, publicou um estudo no ano passado informando que fechar a economia é mais danoso que o patógeno. Entre outras doenças surgidas durante o isolamento está a depressão.
Atendendo a recomendação dos técnicos da @secsaudedf, vou decretar lockdown de 20h às 05h da manhã a partir de segunda-feira. Queria muito evitar essa decisão, mas não temos outra opção a não ser tomar medidas mais fortes. Nossa taxa de ocupação dos leitos já está em 92%.
— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) February 26, 2021
Leia também: “O fracasso do lockdown”, reportagem publicada na Edição 45 da Revista Oeste
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Entre ou assine para enviar um comentário *
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.