Governo busca melhor medida contra a crise, diz Vitor Hugo

Prioridade do Poder Executivo durante essa semana é a aprovação do projeto que prevê socorro aos estados e municípios mais endividados, o Plano Mansueto
-Publicidade-

Palácio do Planalto acredita que essa semana será aprovado o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal para dar um fôlego a estados e municípios

O líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou durante essa semana a Oeste que, apesar das dificuldades, o presidente Jair Bolsonaro busca um meio termo entre a crise econômica e a crise sanitária, provocada pela pandemia do coronavírus. “Tudo está sendo levado em consideração para ver qual a melhor medida a ser adotada”, afirmou Vitor Hugo.

MAIS NA REVISTA OESTE: Como voltar a produzir?

-Publicidade-

Bolsonaro encomendou uma espécie de plano de guerra legislativo após reuniões entre a Casa Civil, Secretaria de Governo, técnicos do ministério da Economia e da Saúde. Na Câmara, segundo Hugo, a prioridade é a provação do plano de recuperação fiscal, chamado Plano Mansueto. O PLP 149 cria o Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), uma espécie de socorro aos estados e municípios mais endividados, que prevê a liberação de empréstimos com aval da União para resolver problemas financeiros imediatos. Com uma dívida a menos, os estados ganham fôlego financeiro para cuidar de ações de saúde. “Votamos (o Plano Mansueto) nessa semana e continua sendo uma prioridade. Permaneceremos caminhando para construir um ambiente favorável para apoiar, também, a PEC 438, que é importante e interessante para o país”, ressalta o líder do governo.

Já a PEC 438 cria gatilhos para conter despesas públicas e preservar a chamada regra de ouro, dispositivo constitucional pelo qual o governo não pode se endividar para pagar despesas como folha salarial e manutenção de órgãos. A PEC possibilita a diminuição de jornadas de trabalho e salários, em situações de descontrole das contas públicas ou emergenciais.

 

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.