publicidade
Política

Governo cogita acionar STF para barrar pautas-bomba no Congresso

Equipe econômica tenta conter iniciativas que ampliam gastos e elevam a disputa com o Legislativo

Alexandre de Moraes ao lado do presidente Lula, em registro que simboliza a sintonia entre STF e Planalto | Foto: Reprodução/X
Alexandre de Moraes ao lado do presidente Lula, em registro que simboliza a sintonia entre STF e Planalto | Foto: Reprodução/X

O governo Lula passou a considerar uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar conter o avanço das pautas-bomba no Congresso. A sinalização veio nesta quarta-feira, 26, em meio ao desgaste crescente entre o Planalto e as cúpulas da Câmara e do Senado.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

O secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que o Planalto avalia recorrer ao Judiciário caso medidas que elevam gastos avancem no Legislativo. Segundo ele, o objetivo é “proteger o Estado brasileiro e a Fazenda pública”, caso o impasse político se agrave.

Messias no STF impulsionou a tensão

A fala ocorreu na cerimônia que sancionou a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil. Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não compareceram ao evento, gesto que reforçou o clima de tensão com o Executivo.

Durigan agradeceu aos dois pela aprovação da isenção, mas disse que o esforço conjunto entre os Poderes não pode ser comprometido no fim do ano. Ele observou que a solução para a disputa passa por diálogo.

A relação ficou ainda mais delicada na terça-feira 25, quando o Senado aprovou a aposentadoria especial para agentes de saúde. O impacto estimado é de R$ 20 bilhões em dez anos, classificando a medida como pauta-bomba pela equipe econômica.

A votação ganhou força depois que Lula escolheu o advogado-geral da União, Jorge Messias, para o STF, contrariando a articulação que favorecia Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A indicação do governo irritou o comando do Congresso.

Ao definir a sabatina de Messias para 10 de dezembro, Alcolumbre afirmou que soube da escolha pela imprensa. Ele disse ter iniciado conversas com os senadores para ajustar o calendário, já que o prazo para análise é curto.

Leia também: “CPMI do INSS ouve contador e vota convocação de Messias”

3 comentários
  1. David S
    David S

    Se esses inúteis aceitarem isto, será o fim de um Congresso que já mostra para população, que são uns imprestáveis, caros e cínicos. . .

  2. Carlos Henrique Soares
    Carlos Henrique Soares

    O Congresso tinha era que ser despejado e aquele lugar virar um bota-fora.

  3. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    Seria melhor fechar o congresso …

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.