publicidade
Política

Governo de SP cogita abrir mão da posse de fazenda que vale R$ 70 milhões

Descontos de até 90% para a regularização de terras ocupadas irregularmente podem levar a gestão a abdicar da propriedade conquistada na Justiça

Tarcísio de Freitas posse fazenda
Gestão do governador Tarcísio de Freitas sancionou lei relativa à propriedade I Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), obteve na Justiça o direito à posse de uma fazenda avaliada em R$ 70 milhões. No entanto, a administração estadual pode abrir mão da propriedade devido à lei de regularização fundiária, informa a Folha de S. Paulo.

Localizada em Presidente Venceslau, no Pontal do Paranapanema, a fazenda possui 1.551 hectares, área equivalente a dez parques Ibirapuera. Apesar de ter conquistado o direito à posse, o governo não definiu se vai assumi-la.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A legislação, sancionada pelo ex-governador Rodrigo Garcia (na época, no PSDB) em 2022 e aplicada por Tarcísio, concede descontos de até 90% para a regularização de terras ocupadas irregularmente. Esse benefício pode levar o governo a abdicar da posse do imóvel por um valor muito abaixo do mercado.

O Estado iniciou a busca pela posse da fazenda na primeira metade do século 20. Em 2003, entrou com uma ação que resultou na obtenção da propriedade sem necessidade de indenizar os ocupantes. O processo foi concluído em 2021.

Invasão e ações judiciais

Em fevereiro de 2022, a fazenda foi invadida por um movimento sem-terra, o que levou os fazendeiros que ocupavam a área a entrarem com uma ação de reintegração de posse. A PGE afirmou não ter “menor interesse” em participar do processo, pois não há “qualquer demanda relacionada com a posse do bem”.

“E apenas se poderá cogitar de posse — ou de interesse do Estado na posse do imóvel — depois de a conclusão dos trabalhos preparatórios e da instauração de incidente de cumprimento de sentença em que se pleiteará a entrega da posse do bem ao estado de São Paulo”, declarou a PGE.

A Defensoria Pública do Estado argumentou que, sendo terra devoluta, os ocupantes não tinham legitimidade para reivindicar a área. A defensora Taissa Nunes Pinheiro destacou que a posição da Procuradoria influenciou na decisão judicial de remover os sem-terra.

A Fundação Instituto de Terras (Itesp) publicou no Diário Oficial a autorização para acordos relacionados a três processos que envolve a área. A situação exemplifica o plano do governo Tarcísio de entregar terras equivalentes a quatro vezes a cidade de São Paulo.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.