O governo de Luiz Inácio Lula da Silva determinou a redução de voos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, assinou a medida nesta quinta-feira, 10.
Conforme a determinação, o Santos Dumont terá apenas voos com distância de até 400 quilômetros do destino ou da origem.
O objetivo é direcionar mais rotas para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. Este último sofre com baixo volume de voos.
O terminal de passageiros atenderá somente voos de Congonhas, em São Paulo, e, eventualmente, Vitória, no Espírito Santo. O Aeroporto de Confins (MG), embora esteja no raio de 400 quilômetros, não deve ser incluído. Isso porque a ideia é retirar os voos internacionais.
Leia também: “TV do PT entra em cena nas antenas parabólicas”
O Ministério de Portos e Aeroportos informou que a medida deve entrar em vigor a partir de 2 de janeiro de 2024. Esse prazo permitirá que haja adequação da malha por parte das empresas aéreas.
O que diz o governo sobre a mudança no Aeroporto Santos Dumont
O governo Lula alega que há necessidade de aumentar a segurança no Santos Dumont. Por isso, além da medida de restrição por perímetro, haverá a apresentação de um projeto semelhante ao da área de escape construída no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Leia também: “Moraes prorroga inquérito que investiga Google e Telegram”
A ideia é que o projeto esteja dentro do novo Programa de Aceleração do Crescimento, o “PAC”. A expectativa do governo é que haja aumento de fluxo de voos no Galeão, para além dos 40% já projetados.
+ Leia as principais notícias de Política no site da Revista Oeste
O Galeão virou um elefante branco, gastaram uma fortuna e o aeroporto esta praticamente abandonado, muitas empresas internacionais cancelaram suas rotas com destino ao Rio de Janeiro. Agora como não conseguem os vôos internacionais, querem os vôos de 400 KM como se isso fizesse alguma diferença. A criminalidade cresceu tanto que as pessoas estão evitando ir ao Rio de Janeiro.
Então daria para chegar de Campinas, Itanhaém, S.J. dos Campos, Pouso Alegre e J. de Fora,
Infelizmente a Oeste não traz os detalhes de porque está sendo alterada a operação do Galeão está sendo forçado barrando os voos de Santos Dumont. Já li em outra midia de que isso está sendo feito porque ninguém quer se arriscar a ir ou sair do Galeão passando por vias como a Linha Amarela com sérios riscos de serem asaltados por narcotraficantes. Em vez de corrigir o problema da bandidagem queme obrigar o cidadão a viajarem pelo “túnel” da bandidagem. O L e seu ministro irresponsável estão comprometidos com as gangues certo?
É que eles precisam arranjar clientes para os eleitores deles,a bandidagem da Linha Vermelha.
Santos Dumont vai virar uma Pampulha….