publicidade
Política

Governo Lula deve mudar decretos que alteraram Marco do Saneamento

Decisão foi tomada depois que a Câmara colocou em pauta projeto para derrubar decretos

Marco do Saneamento
Decretos de Lula representam retrocesso nas ações para a expansão dos serviços de água e esgoto | Foto: Reprodução/Instituto Trata Brasil

O governo federal deve recuar e propor modificações nos decretos do presidente Lula que alteraram o Marco do Saneamento Básico, publicados em 5 de abril. A decisão se deu depois que a Câmara pautou para votar, com urgência, Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) para derrubar trechos dos decretos. Com a promessa do governo de rever os decretos, os deputados retiraram de pauta os PDLs.

Pelo menos dez deputados apresentaram PDLs, medida que permite revogar decretos e portarias do governo que extrapolem o poder de normatizar sem passar pelo Legislativo. Prevendo uma derrota, o governo preferiu rever os Decretos 11.466 e 11.467 e prometeu para breve novos decretos.

Receba nossas atualizações

A principal crítica aos decretos de Lula é o fato de permitir que estatais estaduais continuem operando os serviços de água e esgoto sem licitação. Isso quebra um dos fundamentos da lei sancionada em 2020, que prevê justamente aumentar a concorrência e melhorar a qualidade da infraestrutura. O marco também determina universalizar os serviços de água e esgoto até 2033, com fornecimento de água para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%.

O Partido Liberal e o Novo foram ao STF para tentar barrar os dois decretos de Lula, com o argumento de que, além de ilegais e inconstitucionais, representam um retrocesso para o setor. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é um dos parlamentares que lideram a oposição aos decretos de saneamento.

Na terça-feira 25, o líder do PL na Câmara, deputado Altineu Côrtes, afirmou que, se o governo não apresentasse uma proposta sobre as mudanças no Marco do Saneamento, a Câmara votaria os PDLs. “Ou resolve ou vai manter na pauta e vai votar. Já está na pauta”, afirmou.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    O pessoal que mora no Norte e no NE agora tem de agüentar as conseqüências por ter apoiado esse atual desgoverno federal do PT – terá de viver no meio de esgoto a céu aberto, sem água tratada – e o pior: as bombas da transposição do rio Francisco desligadas por ordem do PT, só por revanchismo ao Bolsonaro.

  2. Ivin
    Ivin

    Tão vendo?! O PT não respeita nada. Seja decreto, o escambau.
    Não vai sobrar nada em pé do que Bolsonaro criou.
    E eles têm apoio. Mudam lei, constituição, o que der na telha.
    Só não muda se não deixarem. Respeito mesmo, não existe.
    ELES ACHAM QUE SÓ SUA VISÃO É ÚNICA CERTA.
    ESSA É A TERRÍVEL RAIZ DA DITADURA DE ESQUERDA.
    O “consolo” é que pega todo mundo, depois.

  3. Christian
    Christian

    Parece que quem votou no “L” adora imundice. A começar pelos políticos que elegem.
    Um problema crônico de mais de um século estava a caminho de ser resolvido, mas os Petralhas só querem acabar com tudo de bom que o Congresso e o antigo governo fez.
    Querem continuar chafurdando como porcos.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.