O governo Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta terça-feira, 14, o portal Unidos Pelo RS, que centraliza informações, serviços e notícias sobre o apoio ao Rio Grande do Sul, afetado por fortes chuvas nas últimas semanas. A página compila dados sobre a ajuda do Planalto ao Estado gaúcho, detalhados por órgão e finalidade.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
É possível consultar o investimento total do governo Lula para a região, o número de hospitais de campanha e a quantidade de doações transportadas, além dos equipamentos e profissionais mobilizados para enfrentar a tragédia. A ferramenta também oferece orientações sobre como ajudar os atingidos, com informações sobre o que e como doar.
A calamidade no Rio Grande do Sul
“A situação de calamidade no Rio Grande do Sul exige, além do trabalho conjunto de todo o governo, o reconhecimento à solidariedade da população brasileira”, afirmou Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência. O site está hospedado na plataforma Brasil Participativo, coordenada pela pasta.
Na página, é possível acompanhar os números de mortes, pessoas e animais resgatados, desalojados e pessoas em abrigos, além dos municípios afetados. Também reúne boletins informativos sobre a força-tarefa para a recuperação do Estado e o atendimento às prefeituras.
Leia também:
O governo informou que um dos focos é evitar a propagação de desinformação. “Com o lançamento do portal, o combate às fake news torna-se ainda mais efetivo, uma vez que a sociedade e a imprensa em geral contam agora com mais um canal oficial de informações atualizadas e precisas”, diz o governo, em nota.
O que pretende o governo Lula
Entre os serviços destinados aos gaúchos há previsões de inundação e do tempo, além do nível dos rios e acesso ao monitoramento hidrológico. Estão disponíveis ainda alertas de riscos e imagens de satélite.
É possível acessar informações sobre adiantamento de Bolsa Família, FGTS-Calamidade, restituição de Imposto de Renda, abono salarial, seguro-desemprego, além da suspensão das parcelas do Minha Casa Minha Vida.
O site também reúne os telefones de canais de emergência oficiais, como Direitos Humanos (100), Central de Atendimento à Mulher (180), Bombeiros do Rio Grande do Sul (193) e Polícia Militar (190).
Cuidado com Xandão.
Detesta notícias falsas!
Ações, desse desgoverno corruPTista? Está pra uma piada de muito mau gosto, aliás, esse partido das trevas, sempre foi uma piada, uma cria defeituosa do Satanás . Morram todos, como disse o Luladrão sobre o PFL… vcs, DO PT, SERÃO EXTIRPADOS.